sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Lanche nutritivo com 'biscoito fofo'



Biscoito fofo recheado com queijo e presunto parma + refrigerante caseiro


Recebi a amiga Ana Paula Siqueira -minha professora de Yoga- em minha cozinha para nos ensinar a preparar 'biscoito fofo', uma tradicional receita mineira presente na mesa da família de Ana em
qualquer circunstância. Tudo nesse biscoito é bom: não tem glúten e nem lactose, pode ser consumido na hora ou congelar e ainda rechear.

Receita de biscoito fofo

Você vai precisar de:

- 2 xícaras (chá) de farinha de milho
- 1kg de polvilho azedo
- 1 xícara (chá) de oléo
- 3 xícaras (chá) de água
- 2 colheres (sopa) de sal
- 3 ovos inteiros

Preparo:

1. Hidrate a farinha de milho com água e deixe descansando por 2 horas (uma xícara de água é suficiente);
2. Aqueça o forno
3. Misture a farinha de milho com o polvilho e sove
4. Aqueça o óleo até ferver. Espalhe na mistura de farinhas;
5. Após escaldar com o óleo, continue sovando;
6. Acrescente os ovos e o sal e continue misturando;
7. Coloque a água aos poucos e continue sovando a massa;
8. Com a ajuda de duas colheres, molde os biscoitos e coloque em forma untada. 
9. Leve ao forno até dobrarem de tamanho e dourarem;
10. Retire do forno e sirva.




Para o lanchinho da noite assei uns biscoitos e recheei com queijo tipo prato sem lactose e presunto de parma, acompanhado de 'refrigerante caseiro, ou natural', uma receita que descobri um dias desses num site  e resolvi testar. Resultado: o de cenoura lembra muito Fanta laranja e não tem corante artificial. O de beterraba está longe de ter sabor de uva, mas é bem saboroso também. Aprovado pela família San Caruso!




Segue a receita:
Fonte: http://veganagente.consciencia.blog.br/refrigerante-caseiro




DICAS

Sobre os biscoitos:
- Ao colocar na forma deixe-os distante para não grudarem quando dobrarem de tamanho.
- Esta receita rende em torno de 60 biscoitos.
- Você pode assar todos os biscoitos e congelar o que não consumir na hora e ao descongelar colocar um pouco no forno para mantê-los crocantes, ou guardar a massa por alguns dias e prepará-los quando quiser.
- Experimente recheá-los com geleia, doce de leite, queijo, presunto ou fazê-los maiores para rechear com pernil.

Sobre o refrigerante:
- Use água com gás gelada e sirva com pedras de gelo;
- Usei o suco da laranja e adocei.


Bom apetite!

Angela Caruso


quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Chemical Coffee



Pense num lugar com sofás, poltronas e mesas baixas para tomar um café, reunir-se para bate papo com amigos, ou apenas ler o jornal ou folhear uma revista como se estivesse em casa. Agora imagine um lugar com mesas e cadeiras bem colocadas para um almoço servido com esmero. Junte tudo na mesma cena e acrescente música de bom gosto, um atendimento cortês e um café coado de primeiríssima qualidade: este é o Chemical Coffee, a nova cafeteria de Poços de Caldas. 

Quem conhece as cafeterias da cidade poderia arriscar outros nomes a partir da descrição acima. No entanto, a diferença do Chemical está no nome ousado e na decoração -que segue o estilo lounge, com design moderno- também ousado para a cidade.





Sob o comando da jovem Adelaine Alcantara, a cafeteria promete ser um novo espaço de eventos culturais, pois tem reunido exposições, música ao vivo e exibições de curtas-metragens com discussão dos temas, além de excelente local para eventos, aniversários ou confraternizações.




Quando conheci o Chemical Coffee resolvi presentear meu marido com uma exposição de fotos e comemoração de seu aniversário. Fechamos o local numa noite de quinta feira apenas para convidados e inauguramos a exposição "Poços Invisível - realidade escondida?", montada com auxílio de Luciana Marinoni e Carolina Cagnani. Uma comemoração dupla. Levei o bolo de aniversário e Adelaine preparou petiscos deliciosos. A partir do cardápio da casa, ela criou uma espécie de menu-degustação para que os convidados conhecessem o que podem encontrar diariamente na casa. Encerramos com café coado, preparado com toda a técnica e cuidado que a bebida merece. Desde então, é nosso ponto de encontro com amigos para café, almoço ou uma bebida refrescante nestes dias mais quentes.



Almoço no Chemical
O menu do dia é anunciado horas antes pela fan-page ou por telefone para os clientes mais assíduos. Um tradicional "prato-feito" servido com sofisticação não é mais caro por isso. Ao contrário, custo- beneficio casam muito bem no Chemical. 







Exposição de fotos

Rubens Caruso Jr. não é fotógrafo profissional, mas um jornalista que desde que ganhou a primeira câmera fotográfica, quando adolescente, se encantou pela atividade e foi aperfeiçoando o olhar.

Nesta exposição selecionamos fotos feitas em Poços de Caldas que revelam não apenas uma técnica, mas um jeito de perceber a cidade que para muitos passa despercebido. Para que a exposição tivesse um toque lúdico e dinâmico, deixamos algumas fotos sem legenda para os visitantes interagirem com o autor propondo os nomes. Armações de óculos divertidos foram deixados à disposição numa mesa na entrada com o convite "Proponha-se a ver o mundo com outras lentes".

Carolina Cagnani e Luciana Marinoni - parceiras nesta empreitada
Espaço de interação - visitantes sugerem nomes para as fotos
                                  





Para aqueles que não conseguiram visitar a exposição ao vivo, que tal fazer uma visita virtual?

Ainda não conhece o Chemical Coffee? Vá até lá! Experimente o café coado, um pedaço de bolo do dia ou um lanchinho de croissant. Conheça a Adelaine, diga que você é nosso leitor e desfrute de ótimos momentos!

Cafetina Café é produzido pela Sanches Cafés Especiais,
com grãos originários de fazendas no sul de Minas Gerais,
nas montanhas de Poços de Caldas.


GUIA

Rua Barros Cobra, 271 - Centro- Poços de Caldas, MG
Tel: (35) 3715-3461
Aberto de 2a. a sábado, 09:00 - 22:00
Revendedor do Cafetina Café


Bom café!
Angela Caruso




quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Bons fluidos direto do jardim


A lavanda é uma flor singela e ao mesmo tempo sofisticada, elegante e que estimula todos os sentidos. Muito usada na cosmetologia, é indicada pela aromaterapia por seu poder relaxante, entre outras propriedades medicinais. A mim, as lavandas mobilizam  memórias de carinho. Numa viagem à França em 2002, fui recebida com lavandas num minúsculo vaso, na mesa de cabeceira, do quarto do terceiro andar de uma casa centenária onde morava minha prima Débora Pitz. Na época, lavanda não era uma flor tão presente em minha vida, mas passou a ser e hoje toma ocupa parte do meu jardim e sempre que as observo a lembrança da prima querida e das 'férias francesas' vêm à tona. 

Dia de limpeza no jardim. Dia de resgatar as flores das podas feitas pelo jardineiro em meu canteiro de lavandas e transformá-las num harmonioso arranjo.




Recentemente recebi umas amigas para um café aqui em casa para trocarmos receitas de pães artesanais. No entanto, quando minha 'nova amiga' Renata Ferreira viu as lavandas, o assunto mudou e entre outras novidades, aprendi a retirar as sementes de lavanda para fazer chá. Segundo Renata, que é doutora na área de biologia, o chá de lavanda ajuda na digestão e diminui a ansiedade por ter função sedativa. Excelente para ser consumidoà noite e ter um sono reparador.


A sementinha está na parte interna das flores secas
O chá de lavanda e de jasmim foram servidos no jardim com o tema da flor na decoração da mesa
Chá de lavanda:

Para preparar o chá de lavanda, use em torno de duas a três colheres das sementes da flor para um litro de água fervida. Deixe em infusão por alguns minutos, coe e sirva. Nem é preciso adoçar. Como é bastante perfumada, se preferir faça uma mistura com chá de outra fruta para equilibrar. Adoce com mel. 

Efeito relaxante:
Esta tarde, enquanto colhia e selecionava as flores para montar o arranjo, entendi que a propriedade calmante da planta está em todas as etapas: observar, colher, selecionar, arrumar em vasos, retirar as sementes... Tomar o chá com as amigas!

Presenteei minhas amigas com pequenos buquês
para marcar a tarde de verão no jardim



Apenas desfrutem destes bons fluidos!
Com carinho, 

Angela Caruso

segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

E viva a vida ao ar livre!

Verão, dias e noites quentes...
Sombra e água fresca é o que todos desejam.
Quando eu era criança, havia uma caramanchão coberto por um pé de chuchu no quintal da minha casa. Era lá que eu brincava de casinha. Acho que essa memória da infância, tão agradável, me faz querer arrumar a mesa sempre no quintal ou no jardim. 

Sendo assim, selecionei várias imagens para que possamos nos inspirar e colocar a mesa literalmente para fora de casa, chamar os amigos e transformar o café da manhã, almoço, lanche, jantar, o cafezinho... num momento inesquecível.

Separe toalhas coloridas ou rendadas, aquelas herdadas da vovó ou das tias mais velhas. As louças? Antigas, modernas, floridas, coloridas. O que importa é o bom gosto para harmonizar cores e formas. Velas e flores são bem vindas -mesmo durante o dia as velas de citronela espantam mosquitos. Encontre uma sombra e se instale. Leve para fora de casa o que precisar para sentir-se confortável e refrescante.







Não gosto muito de cadeiras de plastico, mas adorei as almofadinhas



Um palete pode ser bem utilizado, pense nisso.





















Quando se mistura com equilíbrio o resultado é harmonioso 

A mistura do xadrez e bolinhas ficou perfeita!




Mesas e cadeiras dobráveis são ótimas para levar para o parque


Estas cadeiras...








Esta é minha!
Não tem jardim? Só uma sacadinha do apartamento? Sem problemas. Improvise uma mesinha, cadeiras, bancos ou almofadas e faça a diferença. Não tem jardim nem sacada? Hum... arrume uma cesta, pegue umas almofadas, banquinhos ou cadeiras de praia, toalha e vá para o parque receber seus convidados. Vai ser um sucesso! Tire uma foto e mande para nós pelo Facebook.


Desfrute!

Angela Caruso

https://www.facebook.com/nacozinhanoquintalenojardim