terça-feira, 18 de dezembro de 2018

Salada, saladinha bem temperadinha



Verão é a época da vida ao ar livre, dos piqueniques em parques, praias e jardins.  Das comidinhas leves e frias, de muito suco e sobremesas geladas. Tudo prático porque é tempo de preguiça e descanso.
Ah! E muita cor, por favor!!!

Neste domingo recebi minhas visitas para um almoço com mesa posta no jardim, bem embaixo do ipê. O dia estava estupendo e os passarinhos roubavam nossa atenção a todo momento, numa comemoração a parte.

Para o cardápio, uma belíssima lasanha ao sugo -com molho caseiro, puro tomate italiano, claro!
Mas, destaco a entrada: uma saladinha com folhas de dois tipos de alface e rúcula baby, fios de cenoura e tomatinho fatiado, servido em bolws individuais, que montei pela manhã e os mantive na geladeira.

Para sobremesa, um merengue com suspiros, também home-made - graças as sobras das claras dos ovos usados para o feitio dos panetones - e chantily com creme de leite sem lactose.

Um vinho português delicioso e água saborizada com morango, maçã e hortelã para acompanhar a festa de cores e sabores.

Destaquei a saladinha porque quero recomendar aos leitores um serviço especial que acabamos de ganhar em Poços de Caldas: Hortah Hortaliças Hidropônicas Especiais. Você faz o pedido pelo whatsapp e recebe tudo fresquinho em casa.

Resolvi testar o serviço e encomendei a linha baby para a montagem das porções individuais. Um charme!



A mesa ganhou tons azuis e branco, pois quis fazer a composição com os guardanapos de papel decorado.


Um simples detalhe de toalhinha rendada de papel no pratinho que recebe a sobremesa deu um toque a mais.

Este é o tipo de almoço que pode ser preparado com antecedência, parece complicado mas, é bem mais fácil do que imagina. Aproveite o dia!

GUIA:







Hortah Hortaliças Especiais - Fone: (35) 99909-2424  @hortahespeciais


Bons dias de Sol!

Angela Caruso

quinta-feira, 29 de novembro de 2018

Queijo com ovo para o lanche



D. Lila Carvalho Dias é uma dama da sociedade poços-caldense, uma mulher lindíssima que sempre me tratou com muito carinho desde que fomos apresentadas quando cheguei na cidade e nos tornamos grandes amigas. D. Lila arrasta consigo uma multidão de fãs de todas as idades. Admiradores de sua simpatia, elegância e feitos filantrópicos.
Convidadas para um café da tarde minha mamma e eu fomos recebidas com uma mesa deliciosa posta na saleta de almoço, lugar em que os amigos são bem vindos, como justificou a anfitriã.
Passar a tarde com duas mulheres que admiro muito resultou em muitas aprendizagens com as histórias de vida destas duas donas de casa incríveis e troca de receitinhas, é claro!

"Você já fez ovo com queijo?" perguntou-me D. Lila
Não! Não tinha feito até ela me ensinar!
QUE DELICIA!!!!

Uma receitinha muito simples que preparei para o lanche da noite de sábado acompanhada de um pão caseiro, de fermentação natural que sempre tenho em casa. Desta vez uma receita nova de pão português.

Mas, vamos ao queijo com ovo:

Os ingredientes, muito simples,  provavelmente devem estar na sua geladeira :
- queijo branco tipo minas
- ovos
- temperos


Forre um refratário com fatias de queijo branco - eu dei um toque com um fio de azeite e orégano.



Bata os ovos e tempere com sal - acrescentei ervas frescas picadinha: salsinha e manjericão.
Coloque os ovos batidos sobre o queijo no refratário e leve ao forno.


Ficará pronto quando os ovos estiverem cozidos em meio ao queijo que semi-derretido.
Sirva ainda quente, como acompanhamento de carne com molho , como me ensinou D. Lila, ou com pão, como eu fiz.

Servir com capricho é um gesto de carinho. 


DICAS:

- Pra esta receita usei um queijo Minas Frescal LacFree e quatro ovos.
- Serviu muito bem três pessoas 


Bom apetite!
Angela Caruso

quarta-feira, 19 de setembro de 2018

Primavera chegando


A palavra primavera tem origem no latim primo vere, que significa "antes do verão"

Primavera, do latim primo vere , antes do verão, é a estação das flores e das cores. O Equinócio da Primavera, fenômeno em que o dia e a noite tem a mesma duração, ou seja: 12 horas. Neste dia, os Celtas realizam um festival que representa a cura e a regeneração com as bençãos dos campos e das sementes. Dia e noite equilibrados, é momento ideal para equilibrar-se física e emocionalmente. A  época é de transição, transformações, renovação. As festividades Celtas fazem referencia sobretudo à fertilidade dos campos, abençoando as terras.

A primavera chega para nos harmonizar, traz luz e cores às nossas vidas, portanto, um bom momento para abrir a casa e deixar o sol entrar, receber amigos no jardim e enfeitar a mesa com flores.

Vamos?

Selecionei algumas novas sugestões de arranjos para decorar a casa, a mesa e comemorar.

Com flores naturais ou artificiais dê boas vindas começando pela entrada da casa:
                       
Amei a nova função para o guarda-chuva



Aproveite para dar novas funções aos mais variados recipientes que você tiver a disposição: vidros, garrafas, latas, bules, cestos, caixotes e até as botas de borracha. 








Mesa de café da manhã de domingo colorida e com flores saúda a primavera e dá mais animo para começar o dia. É hora de usar toalhas e guardanapos floridos e misturar muita cor:










Que seja uma Primavera colorida e perfumada!

Feliz chegada da primavera!

Angela Caruso

sexta-feira, 17 de agosto de 2018

Café Suspenso - abraço em forma de xícara




Sabe aquele dia que você está na rua, sente uma vontade de tomar um café quentinho para dar uma animada no seu dia e você descobre que está sem dinheiro no bolso?
Pois é, há quem sinta essa vontade quase todos os dias.
Os italianos são amantes do café tanto quanto de pizza, azeite, pasta... e bem lá na terra da pizza, em Nápoles, surgiu o "caffè sospeso". As pessoas vão às cafeterias, pedem um café e na hora de pagar deixam um café "suspenso", isto é, um café pago para um anônimo que, passando por ali, deseja um café e está sem condições de pagar. Um gesto anônimo de generosidade que tem se espalhado pelo mundo com o simples propósito de alegrar o dia de alguém. 
Em Nápoles, tomar café faz parte da rotina das pessoas e é um bom motivo para puxar conversa com alguém. Há quem passe pelas cafeterias e deixam lá vários cafés suspensos. Em geral são os idosos ou imigrantes que vão à procura de um suspenso e que na maioria das vezes, levam as próprias xícaras.
Como funciona? As cafeterias que aderem ao programa exibem avisos de que há cafés suspensos      (ou compartilhados) e quem quiser ou precisar de um café suspenso, pede o seu!  

Uma cafeteria na Itália exibe na vitrine as notas referentes aos cafés suspensos 

Na cafeteria Mulata, em Aveiro, Portugal, os cartões valem um café
Benito Casarão - um quadro indica quantos café suspensos estão disponíveis



Café Lorita - São Carlos

Emporiun Café - Aveiro Portugal 

Exprex Caffè - Curitiba

Portal das Cafeterias


Poços de Caldas está situada no sul do estado de Minas Gerais, uma das regiões de produção de cafés de altíssima qualidade no Brasil. Infelizmente ainda não temos nenhuma cafeteria que tenha aderido à proposta do café suspenso ou compartilhado.
Recentemente, a Confraria do Café do Sul de Minas lançou em seu blog uma postagem sobre o tema e propôs a discussão em sua página no Facebook. Leitores consumidores sensibilizados, agora é hora de sensibilizar os donos de bares e cafeterias. Afinal, gentileza gera gentileza. Saber que um determinado estabelecimento traz consigo valores de sustentabilidade (vale lembrar que o termo diz respeito inicialmente ao cuidado com o outro, expandindo-se para tudo que faz referência a melhoria da qualidade de vida de todos) e nos dá a oportunidade de exercitar atenção, cortesia , amabilidade, urbanidade, carinho... em um lugar muito especial!                             

Vamos difundir esta ideia?
Que tal se na próxima vez que você for tomar um café, perguntar ao atendente se há café suspenso ou se você poderia deixar um café pago para um desconhecido?


GUIA
Para saber mais:

- Caffè Sospenso - Documentário da  Netflix 

-  Confraria do Café do Sul de Minas
   Gentileza e experimentação; Você já ouviu falar em café suspenso? 
 


O dia começa depois de uma xícara de café!
Com carinho,
Angela Caruso

terça-feira, 29 de maio de 2018

Creme de ervilhas com linguiça calabresa



A temporada dos caldinhos chegou mais cedo este ano. Havia um bom tempo que não tomava um creme de ervilhas. Recentemente minha cunhada Raquel preparou um caldinho que ficou delicioso e meu deu ideia para acrescentar no cardápio deste inverno aqui de casa. Esta é uma receita que para mim tem sabor de infância, pois era um dos pratos que a mamma sempre preparava. 
É muito simples de se fazer e um pacotinho rende o suficiente para congelar uma porção para outra ocasião.
Vamos lá!

Ingredientes:

500 gr de ervilha seca  ( um pacotinho)
1 cebola
1 dente de alho
1 linguiça calabresa 
1 folha de louro
Sal à gosto

Preparo:

  • Deixe a ervilha de molho em água para hidratar. Note que quanto mais tempo a ervilha ficar de molho, mais rápido será o cozimento. 
  • Troque a água e cozinhe em panela grande e aberta até que esteja macia. 
  • Enquanto isso, pique a cebola e o alho e reserve.
  • Fatie a linguiça ou corte em cubinhos e reserve.
  • Quando a ervilha estiver cozida, bata no liquidificador para formar o creme.
  • Observe se a quantidade de creme é demasiada para o número de pessoas que você irá servir. Se assim for, minha sugestão é separar a quantidade que for consumir para temperar. O restante, guardar em porções no congelador.
  • Em uma panela, refogue a cebola, o alho e a folha de louro, acrescente a linguiça, misture e deixe refogando por alguns minutos. Junte o creme de ervilhas e vá misturando com os temperos refogados. Acerte o sal e verifique a necessidade de colocar mais água, caso prefira um caldinho e não tão cremoso.
Sirva com torradinhas.



DICAS:

- Deixei as ervilhas em molho por 8 horas, de uma noite para o dia e o cozimento durou de 10 a 15 minutos;
- Caso prefira, substitua a linguiça por bacon;
- Acrescente macarrãozinho para sopa;
- Servir com croutons também é bem gostoso.
- Tem crianças em casa? Então, além de acrescentar uma batata e cenoura conforme a receita do Creme de ervilhas da princesa e da Camponesa , leve as crianças para a cozinha e conte a história. Tem tudo no link. 




Bom apetite!

Angela Caruso

terça-feira, 22 de maio de 2018

Tortinhas de maçã em massa semi-folhada



Tudo junto e misturado! Eu ainda era criança quando criava e costurava as roupas para minha boneca Suzi. Mas, foi quando  minha mãe me liberou para escolher minhas próprias roupas, que comecei a misturar modelos que apareciam nas revistas e criar meu próprio guarda roupas - saia de um, blusa de outro, decote daquele...e assim por diante. Eu 'esboçava' o Frankenstein  a mamma se encarregava em dar vida a ele em sua maquina de costura. 

É assim que funciona minha mente, um apanhado de ideias que vão se juntando e formando algo quase inédito. Quase, porque não acredito mais na ideia de originalidade pura! 

Na cozinha não é muito diferente, vou ajustando as receitas que vou encontrando conforme os ingredientes que estão na despensa ou na geladeira e aquilo que é bem aceito ao paladar dos moradores da casa - essa massa com aquele recheio, esse molho com aquela carne.... 
E nessa onda,  resolvi experimentar a massa semi-folhada da Rita Lobo do site Panelinha e rechear com as maçãs e nozes assadas que faço para servir com sorvete de creme. Uma parceria que deu super certo!

Para a massa, basicamente três ingredientes: farinha, manteiga e água. E para o recheio, mais três: maçã, nozes e açúcar mascavo. Vamos la?

Ingredientes:  

1 xícara (chá) de farinha de trigo
150 g de manteiga congelada (é preciso que esteja congelada para manter as camadas da massa)
⅓ de xícara (chá) de água gelada
¼ de colher (chá) de sal
2 maçãs picadas
1 xícara (chá)de nozes picadas
1 xícara (chá) de açúcar mascavo
1/2 colher (chá) canela em pó

Preparo:

Começamos preparando a massa:

1. Rale a manteiga congelada na parte mais grossa do ralador
2. Misture farinha e sal e junte à manteiga com ajuda de um garfo até que toda a manteiga esteja envolvida de farinha
3. Abra um buraco mo meio dessa mistura - farinha com manteiga - junte a água gelada e continue a misturar muito bem com o garfo até formar uma farofa grossa. 
4. Transfira a massa para uma bancada enfarinhada e salpique um pouco mais de farinha na massa. É neste momento que iniciará a transformação da farofa numa massa homogênea e lisa.
5. Modele a massa com as mãos, formando um quadrado. Observe que aos poucos a manteiga vai sendo incorporada pela farinha formando a massa, por isso, vá polvilhando farinha para não grudar na bancada e no rolo , mas pouca farinha!
6. Com o rolo de macarrão, abra a massa num retângulo de cerca de 40 cm x 20 cm
7. Dobre a massa em três partes sobre ela mesma a partir do lado menor do retângulo. Gire a massa e abra novamente o retângulo. Repita essa etapa de dobrar e abrir por mais seis vezes, salpicando bancada e rolo com farinha para não grudar.
8. Embale a massa com papel filme e leve à geladeira por 1 hora.

Enquanto a massa descansa na geladeira, prepare o recheio:

1. Inicie picando as nozes e reserve
2. Lave bem as maçãs e corte-as em cubos pequeninos -não é necessário descascar a fruta
3. Misture as maçãs, as nozes e o açúcar mascavo
4. Polvilhe a canela em pó e misture tudo muito bem 
5. Cubra o recheio e reserve 

Montagem:

1. Unte forminhas para empadas ou para cupcake e aqueça o forno -180 graus
2. Retire a massa da geladeira e deixe em temperatura ambiente por pelo menos 10 minutos antes de usar. 
3. Enfarinhe a bancada e o rolo e salpique um pouco mais de farinha na massa para abri-la. 
4. Corte  discos de massa com cortador ou a boca de um copo bem largo para que o disco seja ajustado à forma.
5. Recheie as tortinhas e leve ao forno para assar 
6. Estarão prontas quando a massa estiver dourada.




O resultado foi de aprovação máxima por aqui.
Como sobremesa, vale uma bola de sorvete para acompanhar, ou um pouco de chantili. Acompanha muito bem o cafezinho ou uma xícara de chá. Delicia total!


DICAS:

- Experimente acrescentar uvas passas ao recheio
- A receita da massa rende uma torta aberta de 25 cm de diâmetro, caso prefira, faça uma torta grande ao invés das tortinhas individuais
- É possível congelar a massa por um mês, desde que bem embalada em papel filme. Mantenha na geladeira de um dia para o outro ou em temperatura ambiente por 1 hora antes de abrir a massa.

GUIA:

Rita Lobo - Panelinha 


Aprecie sem moderação!

Angela Caruso

terça-feira, 8 de maio de 2018

Shakshuka - delícia da cozinha judaica


Zapeando a Netflix em busca de um bom programa, encontramos Phil Rosenthal  apresentando uma série fantástica sobre a cultura de seis diferentes países pelo recorte da gastronomia: Someone Feed Phil. Nos seis episódios da primeira temporada, Phil viaja para  Bangkok, na Tailândia; Saigon, no Vietnã, Telaviv, em Israel; Lisboa, em Portugal; Nova Orleans, nos Estados Unidos e Cidade do México, no México. Sinceramente, fiquei em dúvida para onde desejo ir nas próximas férias (rsrsrs). No entanto, quanto à culinária, já escolhi: estou buscando um restaurante israelense porque o que vi no documentário me deixou com muita vontade de experimentar de tudo, exceto os camarões, apenas porque sou alérgica.


Um dos pratos que Phil experimentou em sua estada em Israel foi Shakshuka - ovos estrelados (na verdade eles não são fritos, são cozidos) em um delicioso molho de tomates - que se tornou  um dos  preferidos aqui em casa para o lanche da noite, sobretudo nos finais de semana.

Querem experimentar? Então, vamos a receita retirada do blog Sabores de Israel:

Ingredientes: 
  • 4 Ovos.
  • 4 Tomates grandes e maduros, picados em pedaços de 2-3 cm.
  • 1 Cebola grande picada.
  • 3 dentes de Alho amassados.
  • 1/5 copo de Salsa picada 
  • Sal, Cominho e Pimenta – a gosto.
Preparo:
  1. Frite a Cebola, no fogo alto, até ela começar a ficar transparente.
  2. Adicione o alho e deixe -o dourar com a  cebola.
  3. Adicione os tomates, mexa bem, mantenha em alta temperatura até borbulhar.
  4. Adicione os demais temperos e a salsa.
  5. Diminua o fogo, tampe e deixe cozinhar até que apresente uma textura mais homogênea. 
  6. Faça 'buracos' no molho, quebre os ovos num bowl antes de colocar na frigideira , assim você evita surpresas com ovos que nãi estejam tão frescos. Coloque um a um nos espaços abertos no molho.
  7. Observe até que os ovos fiquem cozidos.
  8. Tire do fogo, e sirva com pão branco.



DICAS:

- Você pode preparar o molho com os temperos que desejar acrescentando, por exemplo, pimentão, pimenta ou coentro.
- É possível preparar porções individuais em panelinhas de cerâmica refratária tal qual a sugestão do Sabores de Israel 

                           


Bom apetite!
Angela Caruso

quinta-feira, 5 de abril de 2018

Mercados de Montevidéu

Resultado de imagem para mam montevideo
Foto: Trip Advisor
"Se viajar fosse de graça, 
certamente vocês nunca mais me veriam" 
"Viajar não é um luxo, é uma necessidade" 
"A vida é curta para viajar somente nas férias"
"Viajar é a única coisa que você compra e o faz mais rico"
...

Frases como estas nos motivam a fazer as malas ou ficar mais deprimido? Pois bem, sou uma viajante que não dispensa oportunidades de conhecer lugares e culturas diferentes. Em minha planilha de controle financeiro pessoal e da administração da casa, incluo despesas com viagens assim como flores fazem parte da lista de supermercado. Não, não, não! Estes não são itens supérfluos, ao contrário, temos a necessidade de viver em um ambiente que nos proporciona felicidade. Flores e viagens têm esse poder da mesma forma que um bom vinho, uma massa bem feita, um tablete de chocolate ou uma xícara de café. Digo sempre: viagens são projetos de vida!

Saímos para descobrir o Uruguai! Montamos nosso roteiro, compramos as passagens, aluguel de carro e reserva de hotéis em sites de reserva, fizemos as malas e lá fomos nós nos aventurarmos numa  terra linda, banhada pelo rio e pelo mar. Fomos apreciar um por do sol diferente a cada dia. Comida boa, vinho bom, azeite saboroso, chás maravilhosos, doces... nem vou comentar. Cidades limpas, conservadas, organizadas, cheias de história e beleza natural. Nesta postagem vou destacar apenas os mercados de Montevidéu, a capital desse pequeno país que tem quase o tamanho do nosso Estado do Paraná (199.315 km², enquanto o Uruguai tem 176.215 km² de extensão territorial). Um confortável par de tênis e disposição para caminhar os 22,2 Km da Rambla - avenida e calçadão à beira do Rio da  Prata - o viajante já se encanta com as paisagens que vão se formando ao longo do percurso entre conjuntos arquitetônicos e beleza natural. 

Seguindo pela Rambla sentido oeste chega-se ao porto e ali começa um roteiro pela cidade velha, com a primeira parada no Mercado del Puerto, bem em frente ao porto onde chegam os cruzeiros e trazem turistas de todas as partes mundo. Inaugurado em 1868, é um  prédio de belíssima estrutura de ferro que inicialmente era um mercado de frutas e verduras. Em 1975 foi tombado como Monumento Histórico Nacional e alguns anos depois, tornou-se um espaço gastronômico abrigando bares e restaurantes, na sua maioria especializados em carne. É quase um paraíso do churrasco. Logo cedo as grelhas são acessas e a carne vai sendo arrumada ali à vista dos clientes para a tradicional parrillada, deixando todo o ambiente entorpecido de fumaça, sons, cores e sabores tipicamente uruguaios. 



No lado de fora acontece uma feirinha de artesanato. Seguindo pelas ruas estreitas exclusivas para pedestres, encontramos várias lojas de artigos locais, cafeterias, bancas de frutas e verduras e antiquários.




Observe na foto: Banana del Brasil
A caminhada por este lado da cidade vale muito a pena. A arquitetura dos antigos edifícios, na maioria muito bem conservados, nos leva a uma viagem ao passado.
Uma sugestão: não deixe de tomar uma xícara de café na cafeteria Sinestesia, bem próximo ao Mercado do Porto; se quiser pode almoçar por lá -para os não adeptos da carne, eles oferecem sugestões bem deliciosas.
Cafeteria Sinestesia - Montevidéu 
Outro mercado que vale o passeio e a parada para almoço, café ou jantar é o Mercado Agrícola Montevideo - MAM. Construído entre 1905 e 1915, o edifício mantém preservada, apesar da reforma em 2013, toda a estrutura de ferro que veio de Bruxelas, adquirida pelo então presidente José Batlle numa de suas viagem à Bélgica. A arquitetura já é um presente aos olhos do visitante, tanto do lado de fora como no seu interior. No século 19 o mercado fazia o abastecimento de toda cidade com frutas e verduras vindas de todo o pais. Atualmente, é um verdadeiro shopping gastronômico. É possível encontrar de tudo para preparar em casa ou saborear as delicias nos restaurantes e cafeterias
Resultado de imagem para mam montevideo
                                                                Foto: Trip Advisor                                                                  





Viajar é isso: visitar museus, monumentos, paisagens e claro, os mercados, afinal eles nos contam parte da história e da cultural local.
Na próxima postagem sobre o Uruguai faremos o roteiro das casas de chá e cafeterias. 

GUIA:

Mercado del Puerto
Endereço: Piedras 237, 11000 Montevideo, Uruguai
Telefone: +598 291684

Sinestesia - Cafeteria
Endereço:Yacaré 1568, 11000 Montevideo, Uruguai
Telefone: +598 29169126

Mercado Agricola Montevideo 
Endereço: José L. Terra 2220, 11800 Montevideo, Uruguai
Telefone: +598 2200 9535 


Desfrutem!
Angela Caruso