quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Café e Brioche com Sabor de Saber




O Café e Brioche com Sabor de Saber (saiba mais) iniciou na última sexta-feira, 15 de agosto, a temporada 2014. Este é o terceiro ano do programa, que acontece uma vez ao mês. Nesta ocasião recebemos a professora Iole Vitti, que encheu nossa tarde de desafios e boas reflexões ao dissertar sobre o tema: "Conquistando sua melhor forma mental - como afiar a memória e administrar emoções".



Iole Vitte é graduada em Letras e vem ampliando seus estudos na área da linguagem com ênfase na Programação Neurolinguística. Em sua fala, reforçou o conceito de que memória e atenção caminham juntas e a chave para 'afiar a memória', como ela diz, é a atenção: 'estar presente por completo em cada situação vivida, realizar atividades com consciência'. Na tentativa de fazer mil coisas ao mesmo tempo ou estar fisicamente num lugar com a mente voltada para outro assunto, podemos nos perder com tantas informações e não selecionar o que é prioridade para o momento vivido. "O passado é um recurso para vivermos melhor, o futuro é novidade, não vale o ocupar-se previamente -preocupar-se- O ideal é manter um estado mental de plena consciência do aqui e agora", explica Iole.



Iole Vitte



Queridas amigas, Fanny e Yolanda Vitti, sempre presentes.



Ao final o café foi servido. Sempre mantendo o ar rústico requintado que faz parte do Olivia Sabores e Eventos, o restaurante conta com uma nova equipe na cozinha, que preparou as delícias  que aqueceram a tarde fria. Tudo funcionou muito bem sob o comando de Otair, o novo gerente da casa.


Durante o café, a conversa se manteve, como sempre, muito agradável. Afinal é o memento para fazer novas amizades ou rever amigos queridos.

Em setembro, receberemos a Dra. Gisela Barreto, pesquisadora da área de alimentos, desenvolvendo o tema "A composição das cores dos alimentos e a relação com o sabor".

Para participar do Café & Brioche é só reservar seu lugar com antecedência. Fique a tento à programação pela pagina do Na cozinha no quintal e no jardim no facebook ou no twiter.



GUIA 

Café & Brioche com Sabor de Saber 
Restaurante Olivia Sabores e Eventos
Av. João Pinheiro, 1135 - Centro - Poços de Caldas -MG
Fone: 35- 3712 8077


Angela Caruso

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Ovos assados no pão


Para o lanche da noite de sábado uma variação dos ovos assados publicados neste blog em março.
Desta vez, os ovos foram para o forno sobre uma fatia de pão de forma.
Servido com saladinha de folhas e tomatinho cereja,  superou as expectativas. Para beber, suco de uva.

Montagem:

Acomode uma fatia de pão numa forma para tortinhas.
Quebre o ovo e coloque-o em cima do pão.
Polvilhe sal e pimenta a gosto.
Leve ao forno pré-aquecido, até que os ovos estejam cozidos.
O pão ficará levemente torrado.

Formas individuais para torta 
Refeição completa: proteína, carboidrato e fibras
A Bandeja de Bambu veio de Curitiba - presente da amiga Rose,
o jogo americano de Penedo -SP, o porta guardanapo de Gonçalves -MG
e o pratinho de Porto Ferreira -SP. O guardanapo é herança do enxoval da Mamma
e o copo dos cristais da minha sogra


Bom apetite!

Angela Caruso

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Do baú da vovó



Estivemos recentemente passeando pela feira de antiguidades no vão livre do Masp, em São Paulo-SP, e refletimos muito sobre a quantidade de 'bugigangas' que estão espalhadas pelo mundo. Chamou minha atenção um foto muito antiga numa moldura e figuei me perguntando quem teria sido aquele homem. E todas aquelas outras coisas tão bem conservadas expostas à venda? A quem pertenciam? Qual a sua história?

Toda família tem um 'baú' de recordações: as xícaras da tia-avó, o relógio do vovô, os cristais da Mamma, a mesinha da nona, as toalhas de crochê da vovó, a máquina de escrever do pai... álbuns de fotografia, peças de enxoval... e assim por diante.

Objetos cheios de requinte nos detalhes, confeccionados com delicadeza, em geral por um artífice. Coisas que só encontramos em feiras de antiguidade ou no 'baú da vovó'.
Aqui em casa não é muito diferente. Temos móveis e objetos carregados de história que vieram para cá e numa mistura harmônica com nossas peças criam a história da nossa casa. No entanto, vire e mexe aparece uma peça nova que precisa de algum restauro.

Ronaldo Ortega
Na linha do resgate da memória, do reuso e do reaproveitamento de materiais, encontrei um poçoscaldense autodidata, que usa sua criatividade para  novas formas e utilidades a pedaços de madeira ou peças antigas deixadas em caçambas, por exemplo.

Ronaldo Ortega trabalhava num escritório de contabilidade quando resolveu tentar a vida Estados Unidos. Sem ter uma profissão definida, inicialmente se propôs a qualquer tipo de trabalho. Até que um dia resolveu arriscar e anunciou seus serviços: "Faz Tudo!" Foi então que consertando uma coisa aqui e outra ali iniciou pequenos reparos em móveis -lixar, pintar...

Ao voltar para o Brasil, montou sua oficina. Hoje trabalha com restauro de móveis e cria outras utilidades para aquilo que poderia estar no lixo ou entulhado no fundo de uma garagem.

Seu Studio fica na  Av. José Remigio Prezia, 1331- Poços de Caldas. Mesmo que você não precise de nada, conhecer o armazém e seu trabalho já vale algumas horas de muita diversão.

"Um armazém... de arte"
Ronaldo Ortega Studio
Peças únicas com matéria prima garimpada, como esta mesa
feita com azulejos hidráulicos e pastilhas de mármore
com pés de peroba e moldura de cumaru.
@ronaldoortegastudio
Como disse Lavoisier: "Na natureza nada se cria (se perde), tudo se transforma" .
 Partes de um guarda roupa, num processo de transformação 
em algo bonito como tudo no @ronaldoortegastudio
Tudo junto e misturado
Reaproveitamento de materiais - marchetaria

Pedaços de madeira transformados em peças decorativas
Restauro de móveis


Baú restaurado - recoberto de couro




GUIA

Ronaldo Ortega Studio
Av. Jose Remigio Prezia, 1331
Poços de Caldas-MG


Um abraço, 
Angela Caruso

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Café de bem com a pele


Semana passada falamos aqui das delícias de saborear um bom café. Hoje vamos tratar do café em outras situações: cosmetologia -uso da planta como cosmético. Afinal, extrato e grão verde de café são os mais novos aliados da beleza.

Em certa ocasião recebi de uma amiga uma caixa de mini-sabonetes de café da Kapeh. Uma novidade, pois até então não conhecia os produtos desta marca. Depois experimentei o óleo de banho, o shampoo e o hidratante para mãos. 

No dialeto Maia, Kapeh significa café. Os benefícios e propriedades terapêuticas do fruto são descobertas da  farmacêutica e bioquímica Vanessa Vilela, da cidade de Três Pontas, aqui no Sul de Minas. Segundo ela, "Kapeh é hoje a única marca de cosméticos feitos exclusivamente à base de café e procura divulgar toda a potencialidade deste fruto para a cosmética, de modo a agregar valor ao nosso café, unindo tecnologia e qualidade em nossas formulações". 





A empresa está comprometida com a produção sustentável de cosméticos. "Os grãos utilizados pela Kapeh são provenientes de fazendas certificadas pela Utz Certified, que possibilita a checagem da safra, data de colheita, produtos utilizados no cultivo, colaboradores envolvidos, entre outros dados". Saiba mais aqui.

As lojas exclusivas da marca encontram-se apenas em quatro cidades mineiras. É possível adquirir os produtos em lojas multimarcas espalhadas por todo país além da loja virtual. No final do ano passado, Poços de Caldas recebeu  uma franquia Kapeh, sob o comando da simpática e atenciosa Fabiana Bergamin.





Quer experimentar? Imprima este vale-presente* e vá conhecer a loja, os produtos, a Fabiana. Diga que você leu este post aqui no blog. Apresente seu vale e ganhe um presentinho.



* ou abra-o em seu celular.


DICA

Sugestão para receber seus hóspedes? Tratamos deste assunto aqui no blog em  " Aos hóspedes com carinho".
Este kit contém miniaturas de sabonete líquido, óleo de banho e hidratante corporal.


Presente para o Dia dos Pais?


GUIA

KAPEH 
Praça Dr. Pedro Sanches, 185 – Centro
Poços de Caldas -MG
Fone: (35) 3715 2985
Funcionamento: segunda a sábado de 09 às 19h - domingo de 09 às13h
lojapocos@kapeh.com.br


Bom 'café'!

Angela Caruso


segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Uma guloseima por quinzena - Torta de nozes

Continuando a proposta de a cada quinzena testar uma receita nova do livro Guloseimas para todos os gostos, hoje lhes apresento a torta de nozes-pecãs que está na pagina 71 do livro. Caso não goste de nozes pecãs, o autor  sugere que a receita seja preparada com avelãs, amêndoas, castanhas do pará ou nozes. 

Torta de nozes-pecãs - (pag.71)












Você vai precisar de:

Massa
100 g de manteiga (temperatura ambiente)
1/3 de xícara (chá) de açúcar 
1 colher (sopa) sabor baunilha1 gema grande
1  xícara(chá) de farinha de trigo
1/2 colheres (chá) de fermento em pó
1/4 xícara (chá) de canela em pó

Cobertura
2 ovos
1/4 xícara (chá) de açúcar mascavo
1/2 de xícara (chá) de glicose de milho
2 colheres de sopa de creme de leite fresco
11/4 xícara (chá) de nozes picadas

Como fazer:

1. Pré aqueça o formo a 180 graus. Unte uma assadeira de 33 cm x 23 cm e forre com papel manteiga.
2. Numa tigela grande bata a manteiga, os açúcares, a gema e mexa bem. Junte a farinha, o fermento e a canela. 
3. Coloque a mistura na forma e pressione contra o fundo. Asse por 12-15 minutos, ou até dourar. Retire do forno e abaixe a temperatura para 160 graus.



4. Para a cobertura, bata os ovos com o açúcar mascavo e adicione a glicose de milho, o creme de leite e as nozes. Espalhe sobre a base e asse por mais 20 -25 minutos, até dourar.

5. Deixe esfriar e corte em quadrados. Desenforme e sirva. Se for guardar, use recipiente bem fechado, colocando papel manteiga entre os pedaços, para que não grudem.





OBSERVAÇÕES

- Não usei o açúcar sabor baunilha, substituí por mais uma colher de açúcar refinado e umas gotinhas de estrato de baunilha e ficou bom.
- Como não gosto de pecãs, preparei minha torta com nozes.
- Fui batendo os ingredientes aos poucos -misturando um de cada vez-  e deixei  o fermento mais para o final da receita.
- Para o paladar aqui de casa preferimos com menor quantidade de canela. Sugiro colocar menos.



GUIA

Guloseimas para Todos os Gostos     
Autor: Jo McAuley
Editora: Publifolha
Edição: 1a. edição, 2011
Idioma: Português
Número de páginas: 192 páginas






Prepare um café e desfrute!

Angela Caruso