sábado, 21 de maio de 2016

Mãos que falam

Imaginem a situação: você é convidado para uma tarde cultural -um café acompanhado de uma palestra. E, de repente a surpresa: a palestrante não fala o seu idioma e não há interpretes. Mais do que isso, ela não fala! Sua comunicação é por linguagem de sinais. Ela se apresenta, diz seu próprio nome e quer saber quem é você: seu nome, o que você faz, do que gosta... Como você se sente?

Esta foi a estratégia usada pela professora Fabiana Solia para iniciar sua fala na edição de maio do Café & Brioche com Sabor de Saber e sensibilizar o grupo. A atitude dos convidados foi manter-se em silêncio, responder as perguntas com um sorrisinho amarelo ou usando alguns gestos como se tentasse dizer: não sei o que você está me dizendo, mas tudo bem. Tudo bem de início, até se transformar numa experiência angustiante. Apoiada no tema Mãos que falam - libras: uma questão de humanização, Fabiana proporcionou a todos a oportunidade de experimentar o outro lado, isto é, como se sente um indivíduo que não ouve, como o mundo o recebe e todas as dificuldades que encontra.

Se a experiência foi angustiante, imagine como um surdo se sente numa loja, numa consulta médica, quando abordado pela polícia ou necessitando uma informação de como chegar a algum endereço.

Nem preciso dizer que a tarde foi de reflexão, mas também de tomadas de decisão: algumas participantes se mobilizaram para aprender a linguagem de sinais e outras, profissionais da área da saúde, se dispuseram a atender os alunos do Centro Municipal Educacional Especializado Dr. Tarso de Coimbra em seus consultórios.

Para encerrar, Fabiana propôs outro desafio: como se dá a relação do não ouvinte com a música? Convidou-nos a ouvir uma linda canção e sugerir como resolver esta situação problema. Foi então, que, mais uma vez, nos surpreendeu ao traduzir a música em libras.

A mesa coletiva, sempre bem arrumada e florida, proporcionou mais interação entre os convidados, que participaram ativamente da discussão daquela tarde. Da cozinha do Chef Henrique Benedetti iam saindo pães caseiros, chips de batata doce, bolinhos de arroz, quadradinhos de tapioca e os deliciosos
hamburguinhos.  Na mesa de doces, bolinho de chuva, torta de maçã e arroz doce. Café espresso, chás,sucos e água saborizada. Tudo cuidadosamente preparado.







Curta metragem O som do silêncio

Não tenho dúvidas de que esta edição do Café & Brioche deixará marcas na vida daqueles que estiveram presentes. Obrigada, Fabiana, por todo o ensinamento!

GUIA:

Centro Municipal Educacional Especializado Dr. Tarso de Coimbra
R: Mario Xandó de Oliveira, 2 - São Geraldo
Telefone: 35 36975161
Poços de Caldas / MG

Café & Brioche com Sabor de Saber
Ollivia Gastronomia
Av. João Pinheiro, 1135- Centro 
Telefone: 3712 8077
Poços de Caldas / MG


Com carinho, 
Angela Caruso

sexta-feira, 20 de maio de 2016

Afrodite e outros encantos




Há um ano recebi de presente de uma amiga querida o livro Afrodite, contos, receitas e outros afrodisíacos, da escritora chilena Isabel Allende. O texto trata do relato bem humorado de uma pesquisa feita pela autora sobre a culinária afrodisíaca e resgata algumas das receitas mais antigas que se possa imaginar até a atualidade e testa a todas com a ajuda da mãe que vai para a cozinha prepará-las. O livro é um deleite no mais amplo sentido da palavra e inspirou um dos temas para o programa Nessa Mesa tem Cultura, que desenvolvo em parceria com o habilidoso chef de cozinha Henrique Benedetti no restaurante Ollivia Gastronomia.

Segundo Allende, afrodisíaca é toda e qualquer substância ou atividade que desperte o desejo amoroso. Eis que a referência à gastronomia afrodisíaca está mais ligada ao estímulo dos sentidos e resgate de memórias do que aos efeitos imediatos possíveis.  A magia  acontece a partir do preparo e a apresentação do prato, do modo de degustá-lo e da evolução de sensações e sabores. A cozinha transforma-se, então, num laboratório de preparo de poções para aguçar os sentidos.

Baseado na obra de Isabel Allende, o chef Henrique desenvolveu um cardápio em quatro tempos, com receitas que sugestivas a uma experiência de aroma e sabores, reforçando ou derrubando os mitos que rondam a fantasia popular sobre afrodisíacos.


Pão caseiro e chip de batata doce e pastas - receita da casa
Entrada: Salada levemente picante de beterrabas assadas
A pimenta acelera  frequência cardíaca, acelerando o metabolismo, e a beterraba é um vaso dilatador
Primeiro prato: Arroz de especiarias
Cravo, gengibre, canela, açafrão estimulam os sentidos pelos aromas
Segundo prato: Filé champanhe
Receita retirada do livro Afrodite, usando o emblemático e sensual champanhe
Sobremesa: Seios de noviça
Apresentação sugestiva ao nome, preparado com tapioca
O programa, regado ao melhor espumante da casa, contou com a participação da Profa. Dra. Fernanda Resende, palestrante da noite, que abordou sobre a vida e obra da autora.



Os convidados foram recebidos num clima de romantismo, requinte e aconchego, com uma mesa decorada, seguindo a filosofia do fazer o melhor com o que se tem, e foi inspirada no tema 50 tons de cinza . Contou com velas em candelabros de garrafas, guardanapos pretos, porta-guardanapos cinza e flores vermelhas.  E  "da vitrola" se ouvia tecno tango - harmonia perfeita com a proposta da noite.







                                                 Cena do filme Vem Dançar - tecno tango

Estrelas da noite: Henrique Benedetti e Fernanda Resende
Terminando a noite entre amigas: Keriman e Liliane - bom papo e muitas risadas
O chef num momento de relax!

Assim foi a noite Afrodite e outros encantos.
Em julho o tema é cinema e vamos reproduzir a Festa de Babete. Basta ficar atento para não perder mais essa festa dos sentidos!

Obrigada, amiga Fernanda Resende, pelo presente triplo: o livro, sua palestra e sua companhia nesse jantar maravilhoso.
Com carinho,

Angela Caruso


sábado, 14 de maio de 2016

Café em taças


Como sempre digo, o café é a bebida que aproxima as pessoas e hoje não foi diferente. Iniciamos o sábado (14/5) participando do workshop Drinks de Inverno, promovido pelo Espaço Spress Café, aqui em Poços de Caldas. Sob a batuta do simpático barista Jonathan Siva, os participantes foram convidados a preparar os drinks e não apenas degustá-los.
Foram seis sugestões diferentes que o barista apresentou, com uma proposta bem "a cara deste blog": vamos fazer o melhor com o que temos na despensa, nada de ingredientes sofisticados ou difíceis de serem encontrados. Caso não estejam na despensa, com certeza estarão no supermercado mais próximo.



Ingredientes para as 6 receitas:
  • café forte - coado ou espresso
  • doce de leite cremoso
  • leite condensado
  • creme de leite
  • suco de limão
  • chocolate ao leite em barra
  • leite de coco
  • leite
  • paçoca
  • Nutella
  • cacau em pó (tem menos açúcar que o chocolate em pó)
  • licor de amarula
  • sorvete de creme
  • biscoitos tipo champanhe 

Preparo:

1. Café com doce de leite

Com a ajuda de uma colher, espalhe doce de leite na parte interna da xícara, acrescente o café e sirva.
Conforme vamos mexendo o café e misturando com o doce de leite, teremos uma bebida adoçada de modo exótico e saboroso.




2. Café com mousse de limão

Misture 1/2 caixinha de leite condensado com 1/4 de caixa de creme de leite e 1 xícara (de café) de suco de limão. Coloque no fundo de uma taça de vidro algumas colheres de mousse e acrescente o café. 
O visual é lindo, o aroma é delicioso e a bebida cremosa vira uma festa de sabores para as papilas gustativas.  



3. Café Prestigio (foi assim que resolvi batizar esta bebida)

Arrume no fundo da taça raspas de chocolate ao leite. Acrescente duas ou três colheres (de sopa) de leite de coco e, em seguida, leite bem quente e o café. Decore com espuma do leite e raspas de limão.
Resultado: lindo e delicioso!
O leite de coco dá uma suavidade entre o chocolate e o café. Tudo junto e misturado proporcionando mais uma festa de sabores. Delícia!





4. Café com paçoca de amendoim

A sugestão do barista é que a paçoca seja o mais rústica possível, isto é, bem caseira, nada industrializada. Mas, se é para ser prático, coloque paçoca rolha na xícara grande e amasse-a. Misture uma colher de sobremesa de doce de leite para criar cremosidade. Misture bem. Acrescente o café quente e sirva com uma colherzinha; vá`incorporando o café ao creme de paçoca e beba.
Sem dúvidas, uma mistura bem brasileira, com ares de festa junina.





5. Café com Nutella

No fundo da xícara, faça um creme misturando uma colher (de sopa) de Nutella e 1/2 colher (sopa) de cacau em pó. Junte 1/2 xícara (de café) de licor de amarula e continue misturando, formando um creme homogêneo. Acrescente o café e decore com chantilly. 
Nem preciso comentar que os ingredientes combinam muito bem entre si tornando a bebida quente e deliciosa!





6. Café Tiramisù

Bata no liquidificador 3 bolas de sorvete de creme com 100 ml de café forte, acrescente aos poucos biscoito champanhe até dar o ponto de cremosidade desejada. Ao servir, em copos longos (resulta em 300 ml de bebida), decore o copo com chocolate e acrescente licor amarula a gosto. Perfeito!



O café utilizado nos drinks foi Spress - Bourbon amarelo, torra média, cereja natural.

Testando as receitas em casa.
As visitas aprovaram - café com doce de leite


DICA:

Use sempre café forte. É só acrescentar mais pó no coador ou usar dois sachês para um café espresso, no preparo dos drinks.

GUIA:

Jonathan Silva - barista
Gerente da rede Dalena Tortas Finas e  Café - Recife PE
Contato:  @jonathanbarista 
               https://www.facebook.com/jonathanbaristaedj/


Que tal? 
Tudo simples, fácil, exótico, deliciosamente perfeito!
Só falta reunir os amigos e brincar com ingredientes e sabores.

Uma manhã muito agradável!
Obrigada a equipe do Spress Café pelo convite. 
Jonathan, Parabéns! Você foi brilhante!

Com carinho, 
Angela Caruso




quarta-feira, 4 de maio de 2016

Mesas para o Dia das Mães


Arranjos Anderson Jardim
O Dia das mães está de volta! Vamos pensar em reunir a família e homenagear quem cuida de todos? 
Eu sei que ninguém gosta de ir para a cozinha em data comemorativa, especialmente esta. Mas, como os humanos quando se reúnem para comemorações o fazem em torno de uma mesa com comida e bebida, vamos lá! Uma mesa bem arrumada, mesmo que com objetos simples, é meio caminho andado para o sucesso da refeição. Mais do que isso, é um carinho a mais que se oferece as homenageadas e todos os convidados. Formalidades  a parte, afinal é uma reunião de família e todos devem sentir-se a vontade, sugiro que as mesas recebam um toque de delicadeza, harmonia nas cores e texturas, detalhes que agradam a todos, especialmente as mães.
Resolvi dar uma passeada pela cidade e ver o que os amigos decoradores selecionaram para este dia e registar as sugestões.

Café da manhã, na badeja ou na mesa, comece o dia dela com azul e amarelo
Sugestão da Erica Decor

Pouco espaço e cada um senta onde for possível ao estilo americano,
 esta é a sugestão para o almoço da Anderson Jardim Concept
Prefere uma reunião à noite? Vinho frizante, queijo derretido...
Tudo de bom para os dias mais frios. Sugestão de Anderson Jardim Concept
Família em torno da mesa para o almoço?
Seguindo o azul e amarelo do café da manhã, que tal esta sugestão da Villa Decorações?
Se preferir cores mais neutras... Outra sugestão da Villa Decorações

 O lavabo merece atenção, sempre!

Difusores - Villa Decorações
Velas perfumadas, toalhas - Anderson Jardim Concept
As ideias para alegrar a casa ao preparar o Dia da Mães servem de sugestões para presentear as mulheres da família também, seja criativa e boas comprar.

Mas, se a decisão for sair para almoçar, que tal preparar um bolo com café, chá, frizante ou vinho do porto para o final da tarde? Sugestões? Panforte de Sienna é uma deliciosa opção (veja paço a paço da receita aqui).
"Ah! E não esqueça das flores!" - Avisa Anderson Jardim!





GUIA:
Erica Decor
Praça Dom Pedro II ( Praça dos Macacos), 47, Centro, Poços de Caldas, MG
Tel: (35) 3721-5197

Anderson Jardim Concept Store
Rua: Assis Figueiredo, 1668 - Centro, Poços de Caldas - MG
Telefone:(35) 3712-2434

Rua Maranhão, 342 - Centro , Poços de Caldas - MG
Telefone: (35) 3722-2047


Que seja um dia feliz!
Com carinho, 
Angela Caruso