Os livros são como máquinas do tempo que nos permite estar em qualquer lugar - tempo e espaço - cercados de personagens ilustres, mundanos ou fantásticos nos mais incríveis cenários. É assim: quando nos tornamos sujeitos do mundo letrado, recebemos o bilhete sem volta dessa surpreendente viagem proporcionada pelos livros. E mais, letrados recebemos, ainda, um certificado de poder e de liberdade para pensar , sonhar, imaginar ... Transformar!
Há um ano o Professor Davidson Sepini vem desenvolvendo no presídio de Poços de Caldas, o projeto Leitores eu vi! Os internos que aceitam participar do projeto, são convidados a fazer a leitura dos livros e apresentar uma resenha, seguindo orientações pré determinadas e, se aprovada, pela comissão avaliadora - educadores e agentes da lei- os trabalhos podem resultar em um dia a menos na pena total a ser cumprida.
No final do ano passado, o projeto contava com 100 participante. Dentre estes, as leitoras da cela 14 - a única feminina - que revelaram ao orientador que os livros funcionaram como um divisor de águas: antes elas passavam o dia brigando, agora passam o dia lendo e discutindo sobre o conteúdo dos livros.
Este belíssimo trabalho foi o tema do Café & Brioche com Sabor de Saber do mês de abril. Como sempre, uma reunião de amigos mediada por um assunto que rende uma boa conversa.
À mesa, foram servidos brioches e patês , chips de batata doce e quadradinhos de tapioca, acompanhados por três tipos de chá gelado. No buffet, delicias doces. Tudo saindo da cozinha do cheff Henrique Benedetti.
Quadradinho de tapioca - faz parte do menu degustação do Ollivia Gastronomia |
Para maio, outro tema instigante. Vamos desvendar, com a professora Fabiana Solia, os mistérios do mundo dos sinais como idioma dos portadores de necessidades especiais auditivas.
Agende-se: dia 20 de maio às 15h - Ollivia Gastronomia!
Até lá!
Angela Caruso
Nenhum comentário:
Postar um comentário