terça-feira, 22 de novembro de 2016

Encontros temáticos II - Alice no País das Maravilhas





Depois de um jantar cheio de requinte como foi  A Festa de Babettea sugestão desta vez é reunir para um chá ou café da tarde. 
Alice: uma história infinita foi o tema da edição de outubro do Café & Brioche com Sabor de Saber, apresentado pela professora Jacqueline Gewenr Meneghini, uma estudiosa de Alice no País das Maravilhas desde de seu primeiro contato com a obra quando aprendeu a ler.  A história de uma menina determinada e segura de si que se vê num mundo fantástico, cheio de elementos aparentemente ilógicos, permite uma reflexão sobre  nossas próprias inquietações, escolhas e decisões tomadas ao longo de nossas vidas. 

Jaqueline trouxe parte de sua coleção e apresentou as várias histórias contidas na obra de Lewis Carroll além de desvendar como tudo começou.



Coleção das edições de Alice no País das Maravilhas 
Quem foi à Exposição Experiencia Alice, que esteve em cartaz recentemente em São Paulo, observou um barco disposto como o veículo de transporte para dentro da história. O cenário não era mero acaso, afinal  foi assim que a história surgiu. Certa vez, há mais de 150 anos,  Charles Lutwidge Dodgson (1832-1898)- professor de matemática do Christ College em Oxford-  a fim de entreter três garotinhas ao longo de um passeio de barco, criou uma história fantástica de uma menina que perseguia um coelho branco e se encontra num reino de copas, um mundo repleto de personagens peculiares. Uma das garotinhas espectadoras, ficou tão fascinada com a história que pediu a Dodgson que a escreve. Esta menina era Alice Liddell, uma das filhas do vice –reitor da universidade, amigo de Dogson. Mais tarde, usando o pseudônimo  Lewis Carroll, o livro foi publicado e a história imortalizada.

Segundo Jacqueline Meneghini, a obra já foi publicada em mais de 70 idiomas. Sua coleção, que abriga várias edições em português, inclusive uma delas ilustrada por Salvador Dalí,  já alcançou pelo menos 21 desses idiomas.



Gisela Barreto e Dani Alvisi, que já apresentaram temas no Café & Brioche,
estão sempre presentes

Jacqueline na cabeceira da mesa
Foi uma tarde cheia de conteúdo numa viagem a um mundo encantado comprovando que os clássicos da literatura infantil ainda entretêm os adultos sem qualquer infantilismo. 

Um tema, cuja decoração é muito fácil de ser reproduzida. Basta lembrar da mesa do chá do desaniversário,  promovida pelo chapeleiro maluco e seus amigos:  xícaras, bules, açucareiros, pratinhos de vários modelos e cores . 

Passadeiras, bules e flores combinando nos tons


Mesa montada representando o Chá do desaniversário
 na exposição Experiencia Alice


Lembra das louças da vovô?
Aproveite para montar uma mesa linda e fazer sucesso
As toalhinhas de crochê também ajudam a compor o cenário
Chef Benedetti preparou mini hamburguês como parte do menu salgado
E o bolo...
ficou por conta de Suzana Miki - confeiteira do Ollivia Gastronomia

Fica aqui a dica. Escolha uma obra literária e convide aquela professora querida para falar sobre o assunto ou contrate uma profissional para uma aula particular durante um chá com amigas. Se o tema for Alice, convide a profa Jacqueline. Certamente será uma experiência inesquecível para todos.
 Caso precise de ajuda, consulte-nos.


GUIA:

Café & Brioche com Sabor de Saber
Ollivia Gastronomia
Toda segunda sexta feira do mês às 15h30
Av. João Pinheiro,

Jacqueline Gewenr Meneghini
Palestras sobre Alice
www.facebook.com/jacqueline.gewehrmeneghini

Com carinho,
Angela Caruso

Nenhum comentário:

Postar um comentário