O que a casa, a rua e a cidade dizem sobre nós? Qual é a nossa identidade? Estes são temas que sempre estão presentes nas pesquisas daqueles que se dedicam a estudar sobre o homem e a vida em sociedade. Em seu livro O que faz o brasil, Brasil , o antropólogo Roberto da Matta discute a identidade do povo brasileiro a partir de uma analise das manifestações culturais , enquanto que em A Casa & a Rua, o antropólogo chama nossa atenção para a cidadania do brasileiro nos diversos espaços geográficos como se estes não fossem parte do mesmo todo. O que significa dizer que o comportamento do brasileiro segue regras distintas em casa, na rua, na igreja, no trabalho e assim por diante. Na mesma linha de pesquisa, em Como as crianças vêem a cidade - organizado pelo antropólogo Arno Vogel, o livro relata a representação da cidade a partir do olhar das crianças registrados em desenhos e textos, e levanta o debate sobre os problemas urbanos que surgem a partir do acelerado processo de mudança dos espaços geográficos, sem que seus habitantes tenham tempo de se adaptar a eles.
A Casa Bordada é uma exposição que fala da identidade do brasileiro, seu jeito de ver o mundo, seu lugar de pertença. A região onde vive e sua paisagem cultural e natural. Sua casa, sua cidade e como tudo funciona. A linguagem usada foi o bordado feito a mão. Linhas, pontos e cores levam o visitante a uma viagem pelos quatro cantos do Brasil e revela quem somos. O bordado traz consigo as lembranças de nossos antepassados e suas histórias de vida gravadas em lenços, toalhas, colchas, mantas e roupas de festas.
A exposição reúne tudo isso numa estrutura em formato de uma casa cujas paredes foram formadas com os tecidos bordados desvelando um Brasil de brasileiros.
A exposição A Casa Bordada idealizada por Renata Mellão e com a curadoria de Renato Imbroisi, além de mostrar a habilidade requintada dos grupos de bordadeiras espalhadas pelo país, reforça e estimula a produção desse trabalho manual que independente das análises antropológicas do conteúdo que revelam, é uma prática que proporciona ao humano um equilíbrio das tensões da vida moderna. Hoje ele acontece nas praças e é protagonista de encontros, de resgate histórico e de construção.
Bia Brasileiro coordena o projeto Bordando na Praça em Poços de Caldas |
GUIA:
Exposição: A CASA BORDADA
A CASA museu do objeto brasileiroDe terça a domingo, das 10h às 18h30 - até 13 de agosto de 2017
Av. Pedroso de Morais, 1216, Pinheiros, São Paulo, SP
http://www.acasa.org.br/
Durante o período da exposição, serão oferecidos cursos de bordados com temas e pontos específicos.
Livros:
- O que Faz o Brasil; Brasil? Roberto Da Matta - Ed. Rocco
- A casa e a rua
Roberto Da Matta - Ed. Rocco
- Como as Criancas Veem a Cidade
Arno Vogel - Ed. Pallas
Bordando na Praça de Poços
Bia Brasileiro
Por uma vida mais craft e de mais encontros reais!
Fica aí a dica!
Com carinho,
Angela Caruso
Agradecimento especial a Sra. Renata Mellão pelo carinho e atenção com que me recebeu na exposição.
Visitarei com certeza amo boradado
ResponderExcluir