terça-feira, 28 de abril de 2015

Bolo de laranja com casca





Experimentei essa maravilha de bolo numa das reuniões do Clube do Filó na casa da minha amiga Ana Monteiro. As laranjas haviam sido colhidas do pomar de sua casa e a receita... bem, só simplicidade.

Como costuma fazer muito sucesso, o bolo de laranja inteira e com casca foi o escolhido para ser o bolo da semana.

Bolo de Laranja

Você vai precisar de:
2 laranjas
1 xícara de óleo de canola
2 ovos
2 xícaras de farinha de trigo
1 1/2 xícara de açúcar
2 colheres (chá) de fermento em pó

Preparo

1. Pré-aqueça o forno em 180 ºC. Unte e enfarinhe uma fôrma com furo no meio e reserve.

2. Descasque uma laranja e corte em quatro partes no sentido do comprimento, retire a parte branca do miolo e as sementes e pique em pedaços menores. A outra laranja, lave bem, descasque, tire o que conseguir da parte branca da casca que será colocada no liquidificador também. Corte em quatro partes, retire o miolo branco do meio, e as sementes. Se preferir retire toda a pele.

No liquidificador, bata os ovos, as laranjas e o óleo até que fique um creme amarelinho e homogêneo. Em um bowl misture a farinha de trigo, o açúcar e o fermento. Adicione o creme de laranja e ovos aos poucos e misture delicadamente com ajuda de uma colher, até que fique homogêneo.

Transfira a massa para a fôrma untada anteriormente e leve para assar no forno à 180 ºC, por aproximadamente 45 minutos ou até que, fazendo o teste do palitinho, ele saia limpo.

Calda:

Faça uma calda com o suco de uma laranja com 1/2 xícara de açúcar, leve ao fogo médio, mexendo até ferver, deixe mais 2 minutos e desligue. Derrame sobre o bolo e sirva.

Este bolo vai muito bem com café, chá, chocolate quente ou sozinho mesmo, tanto para o lanche da tarde como para o café da manhã.

Faça um charme na hora de servir: dê um clima aristocrático com uma toalha rendada e  xícaras da vovó, ou um ar de fazenda com tecelagem e canecas de barro ou de ágata.

Detalhe desta toalhinha de bandeja que ganhei da D. Mariinha.
Maravilhoso trabalho em bordado feito por ela

Selecionei algumas sugestões:













Bom apetite!

Angela Caruso

Nenhum comentário:

Postar um comentário