sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Exóticas xícaras para café




Continuando a temática Café, resolvi trazer uma conversinha sobre as xícaras usadas para o consumo da bebida. Há quem prefira, sem qualquer requinte, tomar seu cafezinho no copo de vidro, de preferência o famoso 'copo americano' - para quem desconhece ele era tão comum nas residências, bares, botecos que virou unidade de medida para as receitas registradas em livros ou cadernos mais antigos. Apesar do nome, o copo americano é totalmente brasileiro. Inspirado nas peças comercializadas nos Estados Unidos foi produzido pelas industrias Nadir Figueiredo em 1947 e batizado como 'copo americano'.


No entanto, assim como eu, há quem prefira as xícaras.
As xícaras de porcelana, como conhecemos, foram criadas pelos ingleses que desejavam algum recipiente para degustar as bebidas quentes - chá, café, chocolate- sem que queimassem os dedos. Foi então, que o arquiteto Robert Adam, em 1750, sugeriu ao seu amigo, o ceramista Josiah Wedgwood, a colocação de alças nas tigelas. Daí para designs diversos foi quase um pulo.
Selecionei algumas peças para 'degustação':



Reprodução

[17.jpg]

86DSC00994_Fotor















Podem não ser muito confortáveis quando o assunto é apreciar o café, mas cabem muito bem na prateleira de colecionadores.
Para um café especial, basta uma xícara limpa e aquecida.

Desfrutem!

Angela Caruso

4 comentários:

  1. Amei estas xícaras como comprar?😍

    ResponderExcluir
  2. Amei estas xícaras como comprar?😍

    ResponderExcluir
  3. bom dia coleciono peças antigas e exóticas, como comprar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde! Como disse a Marilia, vi alguma coisa no Mercado Livre e nas feiras de antiguidade em SP - Masp , Bexiga e Benedito Calixto. Boa sorte!

      Excluir