quinta-feira, 16 de abril de 2015

Café, brioches e amigos: antídoto contra solidão



"E quem disse que ficar sozinho significa estar só?"Esta foi a reflexão proposta pela psicóloga Marilim Capitanini na última sexta feira durante a 21a. edição do Café & Brioche com Sabor de Saber no restaurante Olivia Sabores e Eventos, em Poços de Caldas. 


Há quinze anos, Marilim defendeu sua dissertação de mestrado pela UNICAMP, cuja pesquisa buscava responder a relação mulheres idosas e solidão. Logo nas primeiras entrevistas realizadas para a coleta dos dados, descobriu que, antes de sentir-se só, no universo feminino nesta fase da vida existe uma vida cheia de bem estar.
A solidão, sentimento de vazio, socialmente visto como doloroso e do qual todos queremos nos livrar foi desmistificado pela psicóloga, que explica que estar só e sentir-se só são duas situações distintas e que a sociedade pós-moderna nos induz a estarmos sempre em movimento e em atividade e rodeados de pessoas, como se esta fosse a vacina para este 'mal'.

No entanto, vale perceber que podemos ser uma ótima companhia para si mesmo e mais, manter-se afastado dos outros se faz necessário, além de positivo, para que se possa tomar as próprias decisões, inspirar o ato criativo bem como perceber o mundo por suas próprias lentes. É quando estamos sós que podemos ouvir nossa própria respiração e ter consciência de nossas necessidades e desejos. O estar com o outro nos oferece a possibilidade de descobrir nossos sentimentos mais nobres tanto quanto os mais mesquinhos e desenvolver nossa consciência de grupo. O outro nos auxilia a descobrir o mundo e suas diferenças, assim como completa nossas vidas.  

Marilim relatou, ao longo da sua fala, algumas histórias das mulheres que se dispuseram a participar de suas pesquisas e nos levou a concluir que neste grupo, a 'doença da solidão não existe'. As mulheres que ficaram sozinhas ou escolheram viver assim, são mulheres ativas, participam de grupos variados, namoram, encontram amigos, ficam só quando desejam e fazem o que quiserem e quando quiserem.

Voltando a temática inicial -estar só e sentir-se só-, Marilim afirma que na manutenção do bem estar e prevenção da solidão, sobretudo na velhice, as relações sociais assumem papel essencial, tal como conhecer novas pessoas, fazer novos amigos, investir na capacidade de transmitir conhecimentos e experiências a outras pessoas, participar de grupos de convivência, lazer, atualização cultural. Este é o propósito do Café & Brioche com Sabor de Saber, agregar valor às conversas e proporcionar novas amizades, além é claro, de unir cultura à boa gastronomia do restaurante.
Foto: Liliane Ormenese





Mais uma tarde de casa cheia, muita reflexão e aprendizagens. A mesa de café, sob a supervisão do chef Henrique Benedetti, foi um espetáculo a parte. Bolinhos de chuva, bolo de abacaxi, pão de mel, brioches, manteiga com ervas... Menu degustação com risoto de tomate seco e azeitona...Uma festa para os sentidos!
Em maio tem mais!



Mais uma tarde de casa cheia, muita reflexão e aprendizagens. A mesa de café sob a supervisão do chef Henrique Benedetti foi um espetáculo a parte. Bolinhos de chuva, bolo de abacaxi, pão de mel, brioches, manteiga com ervas... Menu degustação risoto de tomate seco e azeitona...Uma festa para os sentidos!






Angela Caruso, Henrique Benedetti e Marilim Capitanini

GUIA

Marilim Capitanini - capítulo nos livros: 

 


Café & Brioche com Sabor de Saber - 
Toda segunda sexta-feira do mês - Café da tarde acompanhado de palestra
Av, João Pinheiro,1135 - Poços de Caldas- MG


Em maio tem mais!

Angela Caruso


Um comentário:

  1. parabéns pelo blog, de muito bom gosto e utilidade pública

    Atenciosamente,
    marilim elizabeth silva capitanini |

    ResponderExcluir