Tsuru |
"Basta um pedaço de papel,
mãos hábeis e uma dose de paciência
que o resultado será satisfação de uma nova criação".
É assim que resumimos a prática do Origami -em japonês 'ori'- dobrar e 'kami'- papel- a arte de dobrar papel.
Este foi o tema proposto pela Psicóloga Clara Tamaki Keusseyan para a 18a. Edição do Café & Brioche com Sabor de Saber: "Origami, esculturas de papel transformando a vida - os benefícios à saúde advindos da dobradura".
A arte japonesa
A arte japonesa
A prática do origami, que faz parte da formação das crianças desde a educação infantil nas escolas japonesas, não é um mero passatempo. São inúmeros os benefícios para a saúde: desenvolvimento motor de dedos e mãos -recomendado inclusive por fisioterapeutas para a recuperação de pacientes pós-cirúrgicos ou que sofreram lesões nas mãos, coordenação viso-motora, relaxamento mental, raciocínio matemático, socialização, entre outros.
Clara H. T. Keusseyan |
Para se ter uma ideia da importância do origami no Japão, existe um edifício de seis andares dedicado às dobraduras de papel. Trata-se do Origami Center ou Origami Kaikan, em japonês, dirigido por Kasuo Kobayashi. Para que tanto? Ali estão abrigadas loja de papéis, livros e outros materiais didáticos, além de obras de artes feitas de origami; um museu, uma fábrica de papel e salas de aula com oficinas permanentes de temas variados. O Kaikan é considerado um tesouro cultural.
Papéis fabricados no Origami Center - Tokyo |
Loja de papéis e materiais didáticos |
Após a exposição sobre a história e origem do origami, bem como os benefícios para a saúde e sugestões para decoração e presentes, Clara entregou o microfone ao jovem Havi Ramos, responsável pelo comando da oficina proposta nesta edição do Café & Brioche.
Estudante do terceiro ano do Ensino Médio, Havi conheceu o origami numa aula de matemática e se encantou. Com desenvoltura excepcional ao lidar com o papel, é capaz de criar seus próprios modelos.
Havi Ramos |
Peças do acervo de Havi Ramos |
Papéis coloridos em tamanhos variados foram colocados à disposição dos participantes, que tiveram como desafio inicial a produção de um Tsuru -ave sagrada no Japão que, segundo a lenda, vive mil anos e tem o poder de atender aos desejos de quem se propuser a dobrar mil Tsurus fazendo seu pedido em cada um deles. Mas a lenda ficou conhecida com a história da menina, vitima de Yroshima, Sadako Sasaki (saiba mais)
Havi orienta "suas alunas" durante a oficina |
Video produzido por Sidney Keusseyan
Para finalizar, o café foi servido no caramanchão. Sem dúvidas, o Café & Brioche de outubro foi um sucesso. Em novembro tem mais!
Sugestões de origami na decoração de festas:
GUIA:
- Restaurante Olivia Sabores e Eventos
Av, João Pinheiro,1135 - Centro
Poços de Caldas -MG
Com carinho,
Angela Caruso
adorei o segundo bolo! vou querer no meu niver de 50!
ResponderExcluir