domingo, 13 de abril de 2014

O Café do Lado

Sabe um desses lugares que você tem vontade de se instalar, pegar um livro, fazer um pedido e ficar? O Café do Lado é bem assim. Um lugar cuja simplicidade tão bem arranjada cativa.
Depois de uma manhã longa de praia e um almoço a base de peixe, bate aquela vontade de um café com bolo ou algo perto disso, não é? Pois bem, foi então que encontramos uma casa colorida, cheia de luz e aconchego. Fomos recebidos pela Joana, que nos apresentou suas deliciosas especialidades na confeitaria: um bolo de maçã com castanhas prá mim, torta de maçã com uma bola de sorvete para meu marido.
Café para acompanhar? Hum, não! Fazia muito calor, e preferimos trocamos por um chá gelado, lindamente servido  num copo grande com rodelas de laranja. Maravilhosamente refrescante!

Mate + cardamomo + suco de laranja + cubos de gelo 

No cardápio, entre sugestões de doces e salgados, Joana -a gaúcha que há oito anos está a frente da cozinha do Café- prepara "delicias do bem" , isto é, pratos que sejam o mais saudável possível.

O Café do Lado está localizado 'ao lado' da loja de decorações Mar Doce Lar, no centro de Porto Belo, uma das maravilhas do litoral catarinense.
Foi lá que experimentei, pela primeira vez, um bolo feito com semente de chia, carinhosamente oferecido pela nova amiga Joana, e encontrei a frase inspiradora para o nome deste blog!




Dicas

Cardamomo

Ouvi falar muitas vezes, mas ainda não havia experimentado. Descobri que é uma semente -cuja planta pertence à família do gengibre- usada na antiguidade pelos egípcios e que hoje é considerada a rainha das especiarias. Os indianos a utilizam tanto em chás como em receitas doces ou salgadas e, ainda, mastigam as sementes após as refeições para perfumar o hálito e branquear os dentes.O óleo essencial de cardamomo é considerado um estimulante digestivo -auxilia ainda no combate à fadiga e depressão.

Chia

Assim como o cardamomo, a chia -sálvia mexicana-  é uma especiaria antiga usada pelos ancestrais mexicanos e colombianos e que na atualidade, após pesquisas, é reconhecida como 'alimento completo' e de inúmeros benefícios à saúde. É fonte de proteínas e fibras dietéticas, além de ácidos graxos como ômega 3 e 6, vitaminas do complexo B  e minerais como: cálcio, fósforo, magnésio, zinco, potássio e cobre. Assim, apresenta ação anti-inflamatória e antioxidante, controle de diabetes e doenças cardiovasculares, entre outras.
A chia é usada em várias receitas de pães, biscoitos, bolos, sucos e outras sobremesas.


Por enquanto, nem a Chia e nem o Cardamomo estão na minha gaveta de especiarias, pois não testei nenhuma receita , ainda. Mas, como a proposta deste blog é de troca , se você conhece alguma receita com estas sementes, aceita dividir conosco? Ficarei esperando, ok?


Guia


Café do Lado - Av.Gov. Celso Ramos, 2300 - Centro - Porto Belo, SC
Joana Joner - Salgados e Doces Artesanais - encomendas: 47- 9129 4005


Está passeando por Santa Catarina? Passe por lá. Procure a Joana ou uma de suas simpáticas ajudantes, todas lindas vestindo avental e bandana colorida na cabeça. Mande um abraço meu!


Com carinho, 

Angela Caruso


4 comentários:

  1. Adorei Angela, ficou muito legal!!!faco um bolo de pera com cardamomo e pode acrescentar a chia. Na verdade em qualquer bolo simples pode-se colocar 100gr de chia fica uma delicia e bem saudavel!!!

    ResponderExcluir
  2. Bolo de pera com cardamomo e chia:
    500g pera fatiada fina
    150g acucar mascavo
    150g manteiga
    2 ovos
    4 colheres de sopa de leite
    1 colher cha cardamomo moido
    150g uva passa
    250g farinha com fermento
    100g de chia aproximadamente.
    bater a manteiga e o acucar,acrescentar os demais ingredientes misturando tudo por ultimo a pera, a chia e as passas, deixar um pouco de pera e chia para decorar colocando por cima da massa. Assar por uma hora fogo baixo.
    espero q goste!! Bj

    ResponderExcluir
  3. Estou adorando ver as dicas e as receitas o nhoque de abóbora vou fazer para o meu marido. Bjs

    ResponderExcluir
  4. Ah ia me esquecendo. O cafe do lado agora eh mar doce lar cafe. Tivemos um probleminha com outro cafe do lado de florianopolis e tivemos q alterar o nome!!!

    ResponderExcluir