terça-feira, 28 de outubro de 2014

Num raio de 300 quilômetros - Gonçalves ,MG





Quem passeia pela região da Serra da Mantiqueira tende a ter pelo menos duas fortes emoções: surpresa e fascínio. Saindo das 'vilas'- pequenas cidadezinhas - em direção às montanhas, não imaginamos o que se pode encontrar.

Gonçalves, "A Pérola da Mantiqueira", no sul de Minas Gerais, faz divisa com o Estado de São Paulo tendo a cidade paulista de São Bento do Sapucaí como vizinha -distante 191 Km de São Paulo, 177 de Campinas, 182 de Poços de Caldas e apenas 60 da sofisticada Campos do Jordão. 
Há quase 1.700 m de altitude e a 12 quilômetros do centro de Gonçalves encontramos o mesmo frio da "Suíça brasileira" -Campos do Jordão- na Pousada Lua de Pedra, maravilhosa propriedade que abriga uma casa sede e mais seis chalés cuidadosamente decorados, mantendo o charme rústico com toque de requinte em cada detalhe. O jardim, simplesmente impecável, abriga uma flora variada, lagos e floresta nativa. O que não falta são os espaços para dedicar-se a "arte de não fazer nada": relaxar, apreciar a natureza, meditar... A proprietária, uma médica simpática que trocou os hospitais das grandes cidades para viver e trabalhar no interior, construiu sua casa na montanha com intuito de receber convidados todos os finais de semana. Assim, idealizou uma pousada e um atendimento que tem excelência como sobrenome.

Casa principal - Pousada Lua de pedra
Salão de café - Pousada Lua de Pedra
Chalés da Pousada Lua de Pedra
Deck do Spa - Pousada Lua de Pedra
Spa
Muito jardim!

Trilha





Gonçalves é uma cidade pouco mais de 4 mil habitantes. Oferece, além das belezas naturais -cachoeiras e rochedos - excelentes restaurantes comandados por chefs gabaritados e atendimento impecável da equipe de garçons, e uma diversidade significativa de trabalhos manuais espalhados nos ateliês e nas casas dos artesãos e designer no centro da cidade e arredores.

Vista de Gonçalves
Aos sábados pela manhã, uma feira de produtos orgânicos, é um ponto de encontro de turistas, moradores e produtores. Aos domingo no mesmo espaço, acontece a feira de artesanato -tudo feito a mão por artesãos da região. Márcia Morais, proprietária da marca Campo de Ervas prepara sabonetes, xampus, cremes e aroma de ambientes com as flores e ervas que cultiva em seu próprio jardim em São Bento do Sapucaí.
Foto: Projeto Anima
Arte e artesanato é o que não falta em Gonçalves. caminhando pelo centro você encontra muita coisa bonita, de muito bom gosto.Minha sugestão: conheça os trabalhos de Patchwork da Meméia e outros Fuxicos na Galeria Espaço Mineiro. 

Se você é adepto ao 4X4 este é um lugar perfeito. Se for a caminhada, aventure-se. Se procura apenas um lugar longe do agito, pronto: é aqui mesmo!

No mês de novembro acontece o Festival de gastronomia e Cultura de Roça, que já está na sua 4a. edição, agora tendo o milho como ingrediente desafiador do festival. No ano passado, cujo tema era Banana, tivemos a oportunidade de experimentar um ravióli de banana da terra caramelizada com ragú de rabada, oferecido pelo restaurante Rosa Madeira.




Desta vez, resolvemos conhecer a massa artesanal do Le Bistro Gourmet, a 7 km do centro, em frente à cachoeira do Simão. O pequeno restaurante fica no alto de uma escadaria a partir da estrada. As mesas cobertas com toalha de tecido e guardanapos no mesmo padrão já indicam o bom gosto da casa e o cuidado dispensado com o cliente que chega.  No cardápio enxuto encontramos massas, peixes, carnes, requintadas sobremesas e boa carta de vinhos. A proposta segue o movimento slow food -enquanto espera, converse, respire a natureza e seja feliz! Coma devagar apreciando os sabores e aromas.


Le Bistro Gourmet

Outra sugestão fora do centro é o Trutário Lago Azul, a três quilômetros da Pousada Lua de Pedra e 20 minutos do centro de Gonçalves. Vale a pena experimentar um dos pratos à base de truta.

Trutário Lago Azul


Ao passear em Gonçalves, lembre-se de que está numa hospitaleira cidade mineira. Relaxe, espere sem pressa... Converse, observe a natureza, fotografe... Curta!


DICAS

- Leve sempre um agasalho: a noite faz frio em qualquer época do ano
- Fique atento às formas de pagamento, muitos estabelecimentos só aceitam cheque ou dinheiro.

GUIA

- Pousada Lua de Pedra
http://www.luadepedra.com.br/a-lua-de-pedra/
Telefone: (35) 3654-1164 - (35) 9856-5307- (35) 3651-7013

- Restaurante Rosa Madeira
Endereço: Rua Cel. João Vieira, 85 – Centro
Telefone: (35) 3654-1401
Atendimento: quinta-feira das 19h às 21h; sexta-feira e sábado das 12h às 23h30min.; domingo das 12h às 21h30min. Aceita todos os cartões de crédito e débito

- Restaurante e Truticultura Lago Azul 
 Endereço:Estrada Sertão do Canta Galo km13, Bairro Monte Azul 
 Telefone: (35) 9982-5498 
 Atendimento: finais de semana e feriados das 12h às 16h. Aceita cheque e dinheiro.

- Restaurante Le Gourmet Bistrot 
 Endereço: Estrada Venâncios, Cachoeira do Simão, km 3 – Bairro Boa Vista. 
 Telefone: (35) 3654 1240 (35) 9977 0306
 Atendimento: sexta-feira e sábado das 12h às 23h; domingo das 12h às 16h. Aceita cheque e dinheiro.

- Patchwork da Meméia e outros fuxicos
Endereço: Rua Joaquim Ferreira de Souza, 160 – Centro – Espaço Mineiro
Telefone: (35) 9821-9577- patchworkeoutrosfuxicos@gmail.com
Atendimento: sábados, domingos e feriados das 10h às 18h - Aceita cheque e dinheiro


Desfrute deste roteiro e deixe aqui seu comentário.

Angela Caruso


Nenhum comentário:

Postar um comentário