quinta-feira, 22 de maio de 2014

Pedalando, caminhando e seguindo a canção que vem do coração



Estamos às vésperas de mais uma Copa do Mundo, acredito que o maior evento já criado pelo homem a partir do século XX com o poder de paralisar um país inteiro por algumas horas. As pessoas se vestem a caráter, preparam quitutes, selecionam a bebida e juntas vão para a frente do aparelho de TV. Assim, como num ritual religioso, permanecem concentradas ora rezando, ora torcendo, ora gritando, até o 'apito final' da partida. Nestas últimas semanas o assunto das revistas, sites, blogs e cadernos de jornal relacionados à gastronomia dão as dicas de como decorar a casa e o que preparar para receber os amigos nos dias dos jogos. Afinal, o Brasil é o país do futebol. Não podemos negar que nenhum outro esporte tem mesmo o poder.

Zygmunt Bauman - filoóofo e sociólogo contemporâneo (aquele da 'Modernidade Líquida'), ao analisar as relações humanas explica que o encontro para torcer pela seleção é um tipo de integração manifesta, isto é, acontece enquanto dure o jogo ou o campeonato -se a nossa seleção permanecer até o final- e em seguida, ela se desfaz.

Bem, essa introdução toda é para chamar a atenção da nossa capacidade de criar encontros que se mantenham, isto é proporcionem uma integração que resulte em algo mais do que comer pipocas, tomar cervejas, balançar bandeiras e fazer batucadas. Somos capazes de mobilizar as pessoas para juntas apreciar a vida ou pensar formas mais justas e saudáveis de se viver em sociedade.


Lembram-se do post " Criando eventos, marcando encontros"? Pois bem! Em minhas leituras e pesquisas, descobri o " Bicicleta é amor" uma comunidade criada pela gaúcha Letícia Cecagno, que tem por objetivo convidar as pessoas a ajudar a melhorar a vida na cidade andando de bicicleta pelas ruas de Porto Alegre, RS.
Mais do que isso, os passeios são um tanto inusitados. Batizados de "Pedalada Cantante", os participantes levam em suas 'bikes' um balão em forma de coração e saem pelas ruas cantando. Isso mesmo, formando um grande coro lembrando as antigas serenatas! Além dos passeios, Letícia criou os recadinhos por sorrisos -bilhetinhos deixados nas bicicletas encontradas estacionadas pelo caminho- que valorizam e incentivam o uso da bicicleta.



Não é o máximo? Lembrei-me do meu tempo de faculdade, quando deixava bilhetinhos de boa noite nos carros dos meus amigos.

Que seja andando de bicicleta, caminhando ou fazendo Yoga no parque, o importante -como nos ensina Krznaric- é "tirar a arte de viver da esfera privada e levá-la para o domínio publico". Reunir amigos, fazer novas amizades por boas causas, isto é, contribuir para um dia melhor, uma semana melhor... um mundo melhor. 

Caminhada - Movimento Poços na Linha:
a pé ou de bicicleta, conhecendo o leito da ferrovia
e pedindo a volta do trem turístico de Poços de Caldas -MG 
Neste sábado, dia 24/05,
tem mais Yoga no Parque Municipal de Poços de Caldas
com  Estúdio YogaAnanda 
Piqueniques no final da caminhada, da 'bicicletada" ou da prática de Yoga são muito bem vindos para fortalecer a integração entre as pessoas. Prepare um bolo, faça sanduíches naturais, leve sucos e compartilhe sua comida com os demais. 


GUIA

                               https://www.facebook.com/bicicletaeamor?fref=ts
                               
-Movimento Poços na Linha - https://www.facebook.com/groups/pocosnalinha

-Estudio Yoga Ananda -http://www.estudioyogaananda.com.br/ 
                                       https://www.facebook.com/estudio.yogaananda?fref=ts
Yoga no Parque Municipal - Poços de Caldas-MG às 9h00 - 24/05/14 - gratuito


Envolva-se! Afinal, o mundo não é nossa propriedade privada. Ele é apenas um espaço que alugamos por 70, 85 anos e precisamos devolvê-lo muito melhor do que encontramos.

Bom final de semana!

Com carinho, 

Angela Caruso


2 comentários:

  1. Que lindo post, Angela! Adorei sua perspectiva sobre os rituais de encontro e a promoção de um bem coletivo para o Bicicleta é Amor! Fiquei feliz com essa boa surpresa :)
    Obrigada por mostrar o meu projeto por seus olhos tão bonitos <3

    ResponderExcluir
  2. Oi Leticia! Fico feliz que tenha gostado. Promover boas ideias é a proposta deste blog. Permita-me sugerir a leitura do livro
    SOBRE A ARTE DE VIVER
    Autor: Roman Krznaric
    Editora: Zahar
    Tenho certeza de que irá gostar. O autor faz uma analise da vida contemporânea a partir de fatos históricos.
    Avise-nos da próxima Pedalada Cantante.
    Um abraço!

    ResponderExcluir