sexta-feira, 30 de maio de 2014

Comemorando o segundo mês com Rapunzel Solidária

Neste dois meses de atividade, este projeto tem me proporcionado muitas alegrias. Lembram-se do post Corrente do bem no salão de beleza publicado em 12 de maio, quando minhas amigas e eu cortamos o cabelo para doação? Pois bem, por conta desse movimento conhecemos Michelle Zétula, parceira da Rapunzel Solidária em Poços de Caldas. 
Em agradecimento, para comemorar a data, a receita será de solidariedade.
Segue um texto enviado por Michelle para que conheçam o que é a Rapunzel Solidária.


Mechinhas do Bem


Este projeto teve início em Abril de 2014 com objetivo de trazer alegria e auto estima para pacientes com câncer que sofrem com a perda dos cabelos durante o tratamento na cidade de Poços de Caldas. Foi daí que surgiram os anjos da Rapunzel Solidária, que se propuseram nos ajudar enviando perucas para nossa cidade e região. 

“Sempre arrumo um jeitinho de ajudar pessoas que lutam contra o câncer, sua força e ao mesmo tempo fragilidade mexem comigo, principalmente após ver de perto alguns casos na família". Michelle Zétula 

Além de significar muito para auto estima, perder o cabelo, segundo muitos pacientes, é fazê-los lembrar de que estão em tratamento para uma doença séria, o câncer. Diversos estudos comprovam que a perda de cabelo induzida pela quimioterapia tem grande impacto negativo de auto-imagem, vergonha, e de percepção de envelhecimento e imagem corporal, resultando em redução de qualidade de vida. 

Rapunzel Solidária – projeto iniciado com uma fanpage no Facebook que tem como objetivo arrecadar cabelos para a confecção de perucas que serão doadas para pessoas que estão em tratamento de câncer. O projeto nasceu da vontade de agradecer pela cura da doença e já conta com cerca de 60 doações diárias e parcerias em todas as partes do país. 
                                            

Lançado em uma fanpage, projeto tem contribuído para a recuperação
da autoestima de pessoas que estão em tratamento de câncer em todo o país. 


Histórico na família, um diagnóstico e cirurgias preventivas de sucesso foi o que levou Elizabeth Lomaski, 50 anos, a criar o projeto Rapunzel Solidária, que consiste em mobilizar as pessoas de todo o país, por meio de uma página criada no Facebook, no início do ano, para doação de cabelos que são destinados confecção de perucas. Na primeira semana em que a página Rapunzel Solidária estava no ar, dez pessoas entraram em contato com a Beth para fazer doação de cabelos: “Em 15 dias, a página já registrava 1400 fãs e as doações não param de chegar. Recebemos cerca de cinco mensagens diariamente, de pessoas interessadas na doação de cabelos”, comenta Beth. 

Segundo a idealizadora do projeto, as primeiras doações recebidas foram direcionadas, para ajudar as crianças e adolescentes do Graacc que estão em tratamento contra o câncer. 

O projeto recebeu, recentemente, apoio do profissional de cabelos Luiz Crispim, que será responsável pela Oficina Rapunzel Solidária. A proposta é que uma estrutura seja montada dentro de um hospital ou centro de tratamento, para que as próprias pacientes que estão em tratamento aprendam a fazer perucas, com as aulas que o profissional dará. “O Crispim chegou ao projeto para juntos doarmos amor, auto-estima e beleza em forma de cabelos”, comemora Beth. 

Com pouco mais de 30 dias de existência, a fanpage Rapunzel Solidária já contava com mais de 3.500 seguidores, 23 cabelos recebidos e 27 em trânsito. No dia 11 de janeiro foi realizada a primeira doação, do primeiro cabelo recebido, para o Graacc. A idealizadora do projeto agora está firmando várias parcerias para que possa aumentar cada vez mais a captação dos cabelos e, consequentemente, a doação de autoestima. 

Qualquer pessoa pode doar (cabelos com ou sem química, crianças e adultos, volumosos ou sem volume). O cabelo deve ser amarrado num elástico bem forte formando um rabo com, no mínimo, 15 cm (quinze centímetros) de comprimento. “O cabelo é uma simbologia forte para as pessoas que estão em tratamento ou já passaram esta fase”, explica. 

Sobre o futuro do projeto, Elizabeth pretende ir além: “Tudo começou porque comentei com uma amiga que estava deixando meu cabelo crescer para doar por estar curada da doença. Hoje, diante da proporção que vem tomando, adoraria que esse projeto pudesse ser o início de uma ONG para ajudar as pessoas que passam por diversos problemas.” 

Rapunzel em Números e Parcerias até Abril de 2014 

· 4 meses de fanpage no Facebook 
· Mais de 14.000 seguidores 
· 240 doações de cabelos recebidos pelos Correios 
· 9 perucas entregues e 7 em trânsito 
· 40 salões, em diversas partes do país, com o selo Amigo da Rapunzel Solidária (realizam cortes gratuitamente para as doações). 

Há também as parcerias com os salões de beleza, em todo o país para que funcione como um ponto de coleta para quem quer fazer as doações. Os estabelecimentos recebem um selo Salão Amigo da Rapunzel Solidária, em formato de adesivo para a identificação. 

Recentemente, duas instituições se uniram à Rapunzel Solidária: Mundo Colorido, de Teresina (PI) e Banco da AutoEstima, de São Paulo. O projeto recebe cerca de 60 dações de cabelos, por dia e já fez contato com os principais hospitais e centros de tratamento do câncer para a realização das oficinas Rapunzel Solidária de Confecção de Perucas. 


Para participar: 


Torne-se um parceiro  
Informações sobre o projeto e para doações: 
Michelle Zétula (parceira Rapunzel Solidária em Poços de Caldas) 
(35) 8702 3339 oi / (35) 3721 4003 
(35) 9259 3878 tim 
facebook.com/mizetula 


Cadastre-se para recebimento de perucas:
Elizabeth Lomaski (Idealizadora do Rapunzel Solidária) 
facebook.com/rapunzelsolidaria 


Salão parceiro ponto de coleta em Poços de Caldas:
Ana Magnu's Cabelereiro  Rua Rui Barbosa, 74 - Poços de Caldas -MG - F: 35 3712 3752


Com carinho!

Angela Caruso

Nenhum comentário:

Postar um comentário