sexta-feira, 2 de maio de 2014

Arrume a mesa que a comida está quase pronta!


Ontem foi dia de 'Feijoada da Mama' para comemorar seus 82 anos de vida.
Desde criança ouvimos ela dizer em bom tom: "Pode arrumar a mesa que a comida está quase pronta"!
Esta é a tarefa que mais gosto de fazer: selecionar as toalhas, a louça, os copos, os talheres... Ah! E os guardanapos? Sou fã de guardanapos! De papel ou de tecido, eles dão um toque a mais na decoração das mesas se bem escolhidos. Quando penso em um evento, passo alguns dias planejando como será a arrumação da mesa: vamos servir na varanda, no pátio ou no jardim? Uma mesa única ou várias mesinhas? Que cor de toalha? Porta-guardanapos? E os copos? Assim, são horas de planejamento, afinal dizem que o melhor da festa é a preparação dela, não é?

Selecionei algumas sugestões de decoração de mesas. Algumas minhas e outras que me inspiram a novas ideias, afinal nosso lema é "fazendo o melhor com o que se tem".
Espero que gostem e aproveitem.

Variações 'sobre o mesmo tema': 

Os mesmos jogos americanos e guardanapos usados em ocasiões diferentes

Estes jogos americanos floridos eu fiz para o café colonial que a Mama preparou para comemorar seus  80 anos. Aqui foram usados num almoço servido no jardim da minha casa num dia de primavera.


Detalhes: porta-guardanapo veio da poda que o jardineiro fez na Era.
Desta vez para um almoço de família na casa do meu irmão. 
Aqui,  numa das edições do 
Café& Brioche com Sabor de Saber no
Restaurante Olivia Sabores e Eventos
Estes guardanapos e toalha xadrezes eu fiz para um almoço italiano que organizei para unas amigas aqui em casa. Nesta  mesa, foram usados como jogos americanos .Os guardanapos são de papel da Etna. 


Nesta outra, os talheres foram amarrados com os guardanapos formando pequenas trouxinhas. 



A mesa da esquerda foi decorada por ocasião do aniversário do meu marido. A inspiração veio da mesa da Célia Mineiro, do site Mesa e Afins ( a direita)


   Aqui, em outra ocasião, aguardava o bolo e o champanhe - guardanapos de papel decorado da Etna.



Outras inspirações:

Certa vez, quando eu passava férias na casa dos meus tios, testemunhei uma cena que constantemente me vem à lembrança. Minha prima Malu mostrava ao seu pai o primeiro fascículo de uma revista de culinária, dessas vendidas em banca de jornais chamada " Bom Apetite". Muitos anos depois descobri que a Malu gosta mesmo de cozinhar. Toda semana ela nos envia uma foto da mesa do jantar e descreve o cardápio do dia. Mesmo quando está sozinha, ela tem o cuidado fazer uma mesa bonita para si. 

 


Esta outra mesa, foi obra da minha amiga Rose -proprietária do Restaurante Opera de Bambu em Curitiba, por ocasião do seu aniversário. Os arranjos de flores serviram de marcadores de lugares e lembrancinhas da festa.
Adoro esta mesa que encontrei num site.


Almoço de domingo servido na varanda.

Festa do meu casamento, na casa do meu irmão. Contei com a ajuda da minha irmã e da minha cunhada na confecção das toalhas, porta-guardanapos e os arranjos de flores e velas. Tudo feito a muitas mãos.




Dicas

-Aproveito a liquidação da Etna para comprar guardanapos de papel. A loja oferece um sortimento de estampas a preços bem convidativos, que vou usando de acordo com a ocasião.
-Divirta-se numa loja de tecido escolhendo estampas e se você não costura, leve para a sua costureira e peça a ela que faça a bainha e crie seus próprios sousplat ou jogos americanos personalizados -em breve farei uma postagem especial sobre o tema!

Elegância à mesa, sempre bem vinda, não é?
Então: "faça o melhor com o que tiver, onde estiver". Use as porcelanas, louças, cristais ou vidros... os talheres daquele faqueiro presente de casamento... não deixe para quando houver uma ocasião especial, afinal, todos os dias são especiais.


Com carinho!

Angela Caruso




Nenhum comentário:

Postar um comentário