segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Tempo de Natal - A chegada do Menino Jesus



Gosto muito do Natal e mantenho as tradições religiosas desta data. Pode ter Papai Noel, pode ter presentes, muita comida, mas para mim Natal é reunir a família e fazer as orações de agradecimento à meia noite do dia 24.

Durante alguns anos enviei, diariamente, para família e amigos um Calendário do Advento -mensagens (do dia 1o. a 25 de dezembro) com o propósito de nos prepararmos para a chegada do Menino Jesus.  Ano passado resolvi pensar em algo novo e encontrei uma matéria de Carlos Solano, na Revista Bons Fluídos, sobre religiosidade popular e a novena de Natal. Diz respeito a montagem do presépio feita nos nove dias que antecedem o Natal. Tudo começa no dia 16 de dezembro e em cada dia vamos colocando em nossas casas uma dose a mais de boas energias e trazendo para dentro de nós a Luz Divina. Afinal são as orações as formas mais íntimas de fazer contato com Deus, nos acalmar, nos fortalecer e nos alegrar. 

Curiosamente, o presépio foi montado pela primeira vez por São Francisco de Assis, em 1223, para explicar de modo bem didático como aconteceu o nascimento de Jesus. A partir do século 18 a tradição de montar o presépio nas casas se populariza e passa a fazer parte da decoração natalina. 

Independente da crença religiosa, começo a montagem do meu presépio amanhã, dia 16, e convido todos a me acompanharem. Que tal? Se você já montou o seu, não faz mal. Vamos criar uma enorme corrente vibratória e gerar boas energias através das nossas orações. 

Seguem as orientações segundo Carlos Solano:

1º dia: inicie o presépio pelos pastores. “Eles trazem a pureza que Deus deseja”. Nesse dia, limpe a casa com o banho cura-tudo. A receita começa uma semana antes: deixe um galhinho de arnica num litro de álcool por sete dias. Depois, goteje esse desinfetante na água da faxina, pensando na seguinte mensagem: “O amor como guia e uma alegre devoção”. 
2º dia: coloque as figuras de José e Maria. Para manter o casal unido e feliz, enfeite a sala com sete rosas cor-de-rosa. “O amor gosta de amores” .
3º dia: é hora da estrela-guia. Dizem que o Menino Deus não interfere; só ajuda quando pedimos. Por isso, escreva três pedidos e deixe-os sob um pires com uma vela branca acesa. “Pelo amor se ganha o céu.”
4º dia: que venham os reis magos. E com eles os presentes e doações aos pobres. “Perde o egoísmo, acha Deus”. Mas embalar presente com papel novinho não precisa. “Usa tecido ou papel-jornal enfeitado com laço de fita. O amor nasce da vista e vai para o coração.”
5º dia: é a vez do galo, que canta e anuncia a luz. Acenda 12 velas, cada uma para um mês do ano, e coloque em cada uma uma bênção do Natal: alegria, paz... “O amor é a luz que ilumina a escuridão”, diz Francisquinha.
6º dia: convide o boi e o burro. Nessa hora, pedi a palavra e sugeri: que tal trocar a dor pelo amor, guardando a vida dos animais? A cada ano, milhões deles são sacrificados para o Natal. O amor aperfeiçoa a alma.
7º dia: dedicado ao anjo. Para ouvir melhor o mensageiro de Deus, faça um altar com sete lírios ou jasmins. “O amor e a fé, nas obras se vê.”
8º dia: chega o Menino. “O amor não envelhece, é eterna criança”. No dia 24, coloque uma medalha da Sagrada Família em um copo com água e uma for. Reze. No dia seguinte, enterre tudo (sem o copo) no jardim semeando simbolicamente a vida.
9º dia: Deus abençoe o Natal! Nesse dia, repare nos sinais: se der vontade de acarinhar, proteger ou ajudar o próximo ou a natureza a novena deu certo! O presépio se fez em seu coração, que é onde renascem, a cada ano, reis e pastores, Maria e José, os bons animais e o Amor-Menino do Céu. Enfm, a inocência da criança que um dia nós já fomos. Feliz Natal.
 ( fonte:http://casa.abril.com.br/materia/carlos-solano-a-chegada-do-menino-jesus)

Como nem tudo eu gosto e aceito, com todo respeito a religiosidade e crença popular, fiz minhas adaptações que pretendo repetir este ano:

1. Como não tenho a arnica e não fiz o tal preparado, a casa é limpa normalmente nesse dia e depois, passeio pela casa rezando um Pai Nosso e colocando flores;
2. Tirei uma flor do meu jardim;
3. Tenho receio de velas acessas, por isso uso aquelas que vem em potinhos de vidro;
4. Neste dia presenteio alguém incondicionalmente;
5. Não acendo as doze velas, mas marco num calendário do próximo ano uma palavra de ordem e acendo a velinha do potinho mais um pouco;
6. Coincidência ou não, neste ano deixei de comer aves;
7. Tenho um pé de jasmim em meu jardim, assim, trouxe apenas um raminho com flor e coloquei no presépio;
8. Coloquei o Menino Jesus no presépio e fiz minhas orações para toda família, amigos e necessitados. Não enterrei nada, não gosto disso!



Que o Menino Deus nos ilumine!

Com carinho, 

Angela Caruso

Nenhum comentário:

Postar um comentário