terça-feira, 30 de dezembro de 2014

2015 está chegando!!




A esperança é o que move o ser humano!

Em breve, o hoje será passado e o  amanhã a esperança do dia melhor. Se não é assim que lidamos com o dia a dia, é assim que nos comportamos no final do ano. Desejamos que o ano novo seja 'próspero' (e nem usamos essa palavra no cotidiano), que tenhamos saúde, muito dinheiro, muitas viagens, muitas festas, muito tudo de bom! E é assim que nos mantemos vivos e produtivos: estabelecemos novas metas, novos planos, nova vida! Cheios de simbologias e rituais, decoramos a casa, vestimos uma peça nova, comemos frutas, pulamos as ondas e esperamos como um passe de mágica que o ano novo traga toda a felicidade que achamos que ainda não temos.
Interessante que não haja um personagem especialmente fantástico para o ano novo como Papai Noel para o Natal ou o coelho da Páscoa. Os rituais de Ano Novo tratam de uma mudança interna, pessoal e intransferível. Mais do que nunca, são as nossas ações, nossas escolhas que transformam o mundo e o nosso mundo.

Então, vamos às tradições, ao miticismo da data, à decoração da festa para esperar o Novo Ano!

A tradição de se usar roupa branca na passagem do ano é um costume brasileiro. Além das origens religiosas -afrodescendentes- estamos em pleno verão e a cor branca vai muito bem com o clima. Difícil imaginar nossos irmãos que vivem no hemisfério norte usando roupas leves e pulando as sete ondas à meia noite do dia 31 de dezembro em pleno inverno, com temperaturas negativas. Então, se a roupa é branca mas as cores têm poderes, tradições foram surgindo em torno em torno do colorido das roupas íntimas, atraindo nossos mais nobres desejos para o ano: rosa-amor, vermelho-paixão, amarelo-riqueza, branco-paz, azul-saúde...


Dia da Troca das Calcinhas

Há mais de vinte anos minha amiga Magali Dedini e eu  nos encontramos entre Natal e Réveillon para passarmos o dia juntas e comprarmos as calcinhas a serem usadas na passagem do ano. Há pelo menos cinco anos agregamos mais duas amigas ao grupo -Regina Bastos e Evelyn Velasques- para fazer parte desse ritual. Criamos o Dia da Troca das Calcinhas, a ser comemorado todo dia 26 de dezembro.

O encontro começa no café da manhã no Empório Moema, em São Paulo, SP. Depois seguimos para o Shopping Ibirapuera. A primeira parada é numa banca de revistas. É preciso saber quais as previsões para o ano novo: planetas regentes, cores, numerologia de cada uma e assim, após estudos, elegermos as cores das calcinhas. Tudo isso, é claro, regado a muitas risadas. Sorteamos os nomes, afinal, é preciso ganhar a calcinha de alguém, nunca comprá-la! E saímos em busca das lojas. O dia passa em meio a muita conversa: novidades, planos, troca de ideias... Segue com um almoço, a troca dos 'presentes' e o compromisso para estarmos juntas novamente do dia 26 de dezembro do próximo ano.



Além das roupas íntimas coloridas, lentilhas, uvas, sementes de romã, folhas de loro e champanhe devem estar presentes na virada do ano, estejamos em casa, na praia, no campo ou no meio da avenida.



Prepare a lentilha:

1 xícara (chá) de lentilha
2 xícaras (chá) de água
1 cebola pequena picada
1 colher (sopa) de azeite
1 folha do loro
Sal a gosto

Deixe a lentilha por pelo menos uma hora de molho em água. Numa panela, coloque todos os ingredientes e deixe ferver até que a lentilha esteja cozida. Sirva em pequenos bowls.

Minha sugestão: arrume uma bandeja bonita para a virada do ano ou um aparador especialmente organizado para o momento. Coloque a lentilha, uvas, romã, algumas folhas de loro, uma vela colorida e um champanhe. Deixe à disposição dos convidados para que cada um faça seu ritual particular. Segundo a tradição, todos estes elementos significam prosperidade, sorte, riqueza, sucesso. Três goles de champanhe para cada pedido, não esqueça! Guarde folhas de loro e sementes de romã na carteira.

Preparando a mesa:


A escolha do cardápio também segue superstições. Na minha família, por exemplo, come-se carne de porco e peixe, nunca carne de aves. A explicação é simples: desejamos seguir em frente no próximo ano, isto é, ter sucesso. As aves são animais que ciscam para trás, o que pode significar retrocessos em nossas vidas. O porco fuça para frente. 


Particularmente, prefiro arrumar uma mesa cheia de comidinhas variadas, muita fruta, pães, queijos, frios, saladas verdes e deixar que todos se sirvam sem cerimônias, muito à vontade, ao longo da noite.

Festas organizadas ao ar livre são fantásticas para a espera do ano novo, mas fique atento, pois há sempre uma possibilidade de chuva.



O vermelho é a cor do planeta Marte, um dos que irá reger o ano de 2015
Já pensou numa festa havaiana para o Réveillon?


Os balões são muito bem vindos. Escolha as cores de acordo com a energia que se deseja manter na festa, ou conforme a decoração da mesa e ambiente.
E não esqueça: muitas flores!




Para um Réveillon a dois, use a criatividade! Uma cesta de piquenique com castanhas, frutas, toalha branca, velas, champanhe e taças são o suficiente para um clima romântico numa praia, no gramado de uma pousada longe do movimento das festas ou no tapete da sala de casa.




Inspire-se!
Que venha o novo ano cheio de brilho, cores e aromas!
Sejamos felizes em 2015!


Com carinho, 
Angela Caruso

Nenhum comentário:

Postar um comentário