sexta-feira, 15 de maio de 2020

Sabores doces – por uma quarentena mais amena

Brigadeiro de coco queimado


     Antônio Português foi o amigo que conquistei logo nos primeiros dias de aula do mestrado na PUC SP. Claro que este não é o seu nome, mas era assim que eu carinhosamente o tratava, e assim continuará. Foi o companheiro da hora do café, das discussões e trabalhos em grupo e o mais importante: foi o amigo que só faltou segurar na minha mão e me ajudar a atravessar a crise dos 30 anos. Por fim, aprendemos muito, conquistamos nossos títulos e nos divertimos bastante nesse período. Hoje, morando em cidades diferentes, a amizade se mantém viva, graças à tecnologia e a ‘santa Internet’, protetora dos que estão em isolamento social.

Antônio construiu uma carreira de sucesso como escritor e palestrante, rodando o Brasil e sendo aplaudido de pé. Mas, na cozinha... bem, ele foi um pai que, sozinho, precisou descobrir como alimentar de forma saudável seu único filho. E é aí que as competências desenvolvidas ao longo da formação acadêmica entram em cena. Se tem uma habilidade que desenvolvemos, sobretudo no mestrado, é a da pesquisa e, mesmo que não seja o ambiente para o qual nos formamos, pesquisa é pesquisa e a cozinha um grande laboratório. Foi ali que ele descobriu um novo talento e um novo hobby: a confeitaria.

Começou fazendo tortas de limão e maracujá, muito apreciadas pelo filho, hoje adulto e quem sugeriu que ele comercializasse seus doces.
Mas Antônio tem uma peculiaridade: não se contenta com qualquer resultado. Seus doces precisam atingir um padrão de excelência, ou não servem para o consumo. Por exemplo: suas tortas levam o mínimo de gelatina possível para manter a consistência do recheio, pois para ele gelatina em excesso, além de roubar o sabor, resulta numa sensação desagradável de estômago inflado. E foi realizando vários testes que chegou à medida certa da gelatina, além de experimentar outros ingredientes que poderiam ser substituídos. O resultado: um produto saudável e de altíssima qualidade no sabor. 

Nasce, então, a Sabores Doces, sua confeitaria virtual na qual, apesar da “vitrine” cheia de delicias, os doces são preparados apenas por encomenda.
Neste período de isolamento social, toda semana, Antônio cria uma nova receita e distribui aos vizinhos no condomínio em que mora na capital paulista, a fim de tornar a quarentena mais amena para si e para todos.

Torta de Iogurte e Geleia de Amoras 

Esta é mais uma das minhas histórias especiais de amizade, que hoje é incrementada com troca de receitas, além da vontade de um encontro real de café com um pedaço de torta de chocolate com morango regado de bom papo e lembranças de bons momentos vividos.
Afinal, é também isso que a cozinha nos proporciona.

Torta de Chocolate com Geleia de Morango 


Brigadeiro de Capim Santo - sem lactose

Brigadeiros de Leite Ninho, Frutas Vermelhas, Laranja, Chocolate Meio Amargo e Limão

Torta Brownie com Mousse de Limão
 
Mousse de Chocolate Meio Amargo, Chocolate Branco e Ganache de Creme de Avelã

Panna Cotta de Morango

Fica a dica: que tal experimentar uma sobremesa especial no final de semana?
Visite o site para conhecer a variedade de tortas , docinhos e outras sobremesas.


GUIA:

Sabores Doces - https://saboresdocessp.wixsite.com/saboresdoces
                           saboresdoces.sp@gmail.com
                           Tel: (11) 95179-0630


Com carinho,

Angela Caruso

Nenhum comentário:

Postar um comentário