sábado, 21 de maio de 2016

Mãos que falam

Imaginem a situação: você é convidado para uma tarde cultural -um café acompanhado de uma palestra. E, de repente a surpresa: a palestrante não fala o seu idioma e não há interpretes. Mais do que isso, ela não fala! Sua comunicação é por linguagem de sinais. Ela se apresenta, diz seu próprio nome e quer saber quem é você: seu nome, o que você faz, do que gosta... Como você se sente?

Esta foi a estratégia usada pela professora Fabiana Solia para iniciar sua fala na edição de maio do Café & Brioche com Sabor de Saber e sensibilizar o grupo. A atitude dos convidados foi manter-se em silêncio, responder as perguntas com um sorrisinho amarelo ou usando alguns gestos como se tentasse dizer: não sei o que você está me dizendo, mas tudo bem. Tudo bem de início, até se transformar numa experiência angustiante. Apoiada no tema Mãos que falam - libras: uma questão de humanização, Fabiana proporcionou a todos a oportunidade de experimentar o outro lado, isto é, como se sente um indivíduo que não ouve, como o mundo o recebe e todas as dificuldades que encontra.

Se a experiência foi angustiante, imagine como um surdo se sente numa loja, numa consulta médica, quando abordado pela polícia ou necessitando uma informação de como chegar a algum endereço.

Nem preciso dizer que a tarde foi de reflexão, mas também de tomadas de decisão: algumas participantes se mobilizaram para aprender a linguagem de sinais e outras, profissionais da área da saúde, se dispuseram a atender os alunos do Centro Municipal Educacional Especializado Dr. Tarso de Coimbra em seus consultórios.

Para encerrar, Fabiana propôs outro desafio: como se dá a relação do não ouvinte com a música? Convidou-nos a ouvir uma linda canção e sugerir como resolver esta situação problema. Foi então, que, mais uma vez, nos surpreendeu ao traduzir a música em libras.

A mesa coletiva, sempre bem arrumada e florida, proporcionou mais interação entre os convidados, que participaram ativamente da discussão daquela tarde. Da cozinha do Chef Henrique Benedetti iam saindo pães caseiros, chips de batata doce, bolinhos de arroz, quadradinhos de tapioca e os deliciosos
hamburguinhos.  Na mesa de doces, bolinho de chuva, torta de maçã e arroz doce. Café espresso, chás,sucos e água saborizada. Tudo cuidadosamente preparado.







Curta metragem O som do silêncio

Não tenho dúvidas de que esta edição do Café & Brioche deixará marcas na vida daqueles que estiveram presentes. Obrigada, Fabiana, por todo o ensinamento!

GUIA:

Centro Municipal Educacional Especializado Dr. Tarso de Coimbra
R: Mario Xandó de Oliveira, 2 - São Geraldo
Telefone: 35 36975161
Poços de Caldas / MG

Café & Brioche com Sabor de Saber
Ollivia Gastronomia
Av. João Pinheiro, 1135- Centro 
Telefone: 3712 8077
Poços de Caldas / MG


Com carinho, 
Angela Caruso

Nenhum comentário:

Postar um comentário