quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Na cozinha com Henrique Benedetti


Pense em horas agradáveis, bom papo, companhia fantástica, ambiente encantador e ainda aprender um monte de truques culinários. Pensou? Esta foi a minha manhã desta quinta-feira. Estive com Henrique Benedetti na cozinha do Ollivia Gastronomia. Especialmente para o Na Cozinha, no quintal e no jardim, o chef preparou e nos serviu um cardápio bastante indicado para os dias quentes, sobretudo para o Carnaval. Estava delicioso!

Os dias de folia exigem comida nutritiva e muita hidratação para quem tem energia para quatro dias de festa. Por isso, Henrique escolheu uma de suas especialidades: Moqueca de Caju, acompanhada de arroz branco, farofa de maracujá e farofa amanteigada. Uma salada colorida de folhas e frutas -de entrada- e, para acompanhar, uma bebida muito refrescante: chá mate gelado com limão.


Para a moqueca, Henrique prepara uma base com caldo de camarão, peixe ou legumes, com leite de côco e um toque de azeite de dendê. Para a montagem do prato, a banana da terra cortada em rodelas que vai ao fogo com cheiro verde e a base apenas para aquecer e assimilar os temperos. Em seguida, o caju cortado em fatias e tomate cereja para decorar. 





As farofas que acompanham o prato:

Receita da Farofa de Maracujá

Você vai precisar de:
- 50 gr de manteiga
- 3 maracujás azedo
- 1 colher de sopa de açúcar
- 1 pitada de sal
- 300 gr de farinha de milho flocada

Preparo:
- Faça uma calda com a manteiga, polpa de maracujá, açúcar e sal -leve ao fogo, misturando os ingredientes muito bem.
- Vá envolvendo a farinha de milho nesta calda e deixe tostando em fogo baixo, mexendo sempre.

Para a farofa amanteigada 
- envolva farinha de mandioca grossa, muita manteiga, sal e vá tostando em fogo baixo até o ponto que desejar. 

Moqueca de caju e acompanhamentos

Henrique Benedetti formou-se em gastronomia em Florianópolis, Santa Catarina. Da ilha catarinense para o Brasil e o mundo foi uma questão de tempo, muito estudo, trabalho e dedicação. "O glamour apresentado nos programas de TV mascara a realidade de quem escolhe ser cozinheiro. Para chegar a chef, que  é o cargo mais elevado na hierarquia da cozinha, é preciso limpar muito chão, lavar muita louça, descascar muita batata e cebola. Ser cozinheiro é abrir mão de relacionamento afetivo sério, família e até amigos. Afinal, enquanto todos saem para jantar o cozinheiro não sai da cozinha", explique Benedetti.
O reconhecimento de seu talento na cozinha é resultado desse tripé -estudo, trabalho e dedicação, o que permitiu a ele trabalhar em restaurantes renomados em São Paulo, centro da gastronomia no Brasil, e em Valência, na Espanha. De volta a Poços de Caldas há um ano, Henrique encontrou no Ollivia o lugar que precisava para fincar raízes. Hoje, sócio de Luciano Mussolin e chef da cozinha do restaurante, ele faz a alegria de todos que apreciam uma boa refeição, sobretudo aos sábados e domingos, com sua gastronomia rústica e requintada, sempre apresentada com ingredientes da melhor qualidade que ele mesmo pesquisa e busca pessoalmente nos produtores, a fim de garantir um sabor que atenda clientes do "bom garfo" ao gourmet mais exigente.
Este é meu amigo Henrique: rapaz bonito, meigo, criativo, competente, super-parceiro para pensar eventos diferenciados que envolvam gastronomia e cultura. Simplicidade e humildade são seu sobrenome. Uma dessas pessoas que a vida me permitiu fazer parte da história da minha vida e fazer valer minha estada nesta cidade.



A mesa no jardim é montagem nossa - Na cozinha, no quintal e no jardim e sugere que ... já é Carnaval!

Os arranjos  ficaram por conta de Angela Freire, uma fiel escudeira que é responsável por customizar cestos, garrafas, potes... para arranjos de flores, velas ou o que for preciso para decorar a casa no dia a dia ou em eventos especiais do restaurante. Como havia pouco espaço na mesa, aqui, as garrafinhas foram penduradas no guarda-sol.

Bebida refrescante: chá mate batido vai para a jarra com muito gelo e rodelas de limão
Máscara e fitas coloridas compõe a decoração carnavalesca. A comida foi servida nos bowls para dar um ar descontraído no ambiente externo, num lindo dia de verão.


DICAS
- Farinhas de milho e mandioca direto do produtor são encontradas no Mercado Municipal de Poços de Caldas. 
- Especialmente os sábados, durante o verão, Henrique tem servido três opções de moqueca e um cardápio de caipirinhas que tem feito muito sucesso, além de outras opções inclusive de pratos exclusivamente vegetarianos.
- Use fitas ou serpentinas coloridas além de confetes ou papeizinhos coloridos cortados para decorar os ambientes. No apartamento, à beira da piscina ou no jardim, todos os espaços são válidos para receber amigos.
- Sem paciência para cozinhar no feriado? Vai passear em Poços de Cladas? Faça sua reserva e experimente a Moqueca no Ollivia.

GUIA
Av. João Pinheiro, 1131- Poços de Caldas, MG
Tel: 35- 3712 8077 ou 3721 5433
Aberto para jantar de quinta a sábado - almoço sábados, domingos e feriados.
O Ollivia preparou uma programação especial para o feriado de Carnaval, ao som de marchinhas e um espaço especial para crianças. Como sempre, um convite a toda a família!



Bom Carnaval!
Bom apetite!

Angela Caruso

Um comentário:

  1. Angela, que lindo! Amei tudo e todos os seus elogios... super obrigado! Adoro nossas idéias mirabolantes cheias de desafios!!!! Henquique Benedetti

    ResponderExcluir