quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Bistecca alla fiorentina


Ponte Vecchio - Florença - Itália

Gosto muito de ouvir a rádio CBN de São Paulo: os assuntos são interessantes e saber o que ocorre na cidade me faz de alguma forma, me sentir um pouco mais 'em casa'. São as memórias afetivas que movem nossas vidas. Numa dessas minhas voltas de São Paulo para Poços, ouvindo a rádio, acompanhei a entrevista com o chef Jefferson Rueda, convidado do programa Fim de Expediente. Entre tudo o que disse, Rueda destacou que em seu restaurante procura resgatar a 'memória afetiva inserida a partir da gastronomia'. Cheiro do feijão sendo cozido na casa da avó, nhoque feito pela mãe, bolo de laranja com sabor de infância e assim por diante. Muito bem, domingo foi dia de vivenciar uma viagem maravilhosa feita à Toscana a partir de um prato típico de Florença: bisteca Fiorentina. Resolvi testar e consegui recriar o clima do lugar.

A Bisteca Fiorentina servida no restaurante Gustoleo - Florença - Itália

Ingredientes:

- 1 filé (T-bone), cortado alto (3 cm)
- azeite de oliva extra virgem
- sal e pimenta a gosto
- 5 dentes de alho
- ramos de alecrim
- 1/2 cebola cortada em pétalas
- tomates cereja
- 2 batatas grandes

Preparo:

1. comece assando as batatas -descasque-as e corte-as em quatro partes. Coloque numa assadeira, cubra com papel alumínio e leve ao forno;
2. prepare o molho: num refratário, coloque os tomates lavados, a cebola em pétalas e dois dentes de alho descascados e cortados aos meio. Regue com azeite, coloque sal e pimenta a gosto e um ramo de alecrim. Cubra com papel alumínio e leve ao forno. Prepare-se para ter a cozinha perfumada em breve;
3. retire a carne da geladeira e deixe-a até que adquira temperatura ambiente;
4. retire as batatas e regue um pouco de azeite, sal e um pouco de alecrim. Volte-as para o forno;
5. hora de preparar a carne - se for assar na brasa, acerte-se com a churrasqueira antes. Do contrário, use uma frigideira do tipo para grelhados. Alguns minutos antes de assar a carne, regue um dos lados com azeite extra virgem, um pouco de sal e pimenta a gosto, amasse os dentes de alho restante com casaca e um ramo de alecrim e coloque sobre a carne. Aqueça a frigideira , retire o alho e o alecrim e coloque a carne com o lado besuntado para baixo. Deixe grelhando por cerca de cinco minutos até formar uma crosta. Enquanto isso, passe o azeite, o alho e o alecrim na parte de cima enquanto grelha a parte de baixo. Antes de virar a carne, retire o alho e a erva, deixe grelhar por mais 5 minutos.
6. verifique as batatas - retire o papel alumínio e deixe assar mais um pouco e o molho. Verifique o molho, os tomates devem estar assados e a cebola caramelada. 
7. retire a carne do fogo e arrume com as batatas assadas e o molho por cima.

O segredo da bistecca alla fiorentina é o modo como é assada: os dois lados com uma crosta e mal passada por dentro. O tempero dá um plus a mais. As batatas acompanham muito bem o prato, mas pode ser substituída por purê ou apenas uma salada de folhas, ou o acompanhamento que gostar, afinal não há regras!


Mesa posta sob o caramanchão coberto de jasmim -
 Sob o Sol Da Casa di San Caruso
Torradas temperadas servidas no bag tal qual fomos servidos na Toscana
Protagonista do dia: Bisteca Fiorentina da Casa di San Caruso

Apenas desfrute e guarde este momento impar em sua memória gustativa!

Angela Caruso

Um comentário: