domingo, 14 de junho de 2015

Mercados, um pouco da cultura de uma cidade

                                

Por várias razões cultivo uma paixão secreta pelos Mercados das cidades. Acho que é uma herança do vovô José Rigon. Meu avô materno, era um assíduo frequentador do Mercado Municipal da Lapa, em São Paulo. Durante 50 anos ele e seu cunhado tinham um encontro marcado na Praça da República e de lá seguiam para o Mercado da Lapa. Depois de tomarem seu aperitivos os dois faziam as compras das guloseimas da semana: azeitonas, tremoços, queijos, frios e outras tantas delícia. 

Particularmente, sempre que viajo procuro conhecer os Mercados locais. Aprendi com uma professora de geografia com quem trabalhei em São Paulo, que muito se sabe da cultura local visitando os supermercados e mercados municipais. Em geral, sustentam uma arquitetura especial que revelam um pouco da cultura local, são os melhores lugares para a compra de carnes, peixes, especiarias, queijos, azeites, frutas exóticas e verduras bem fresquinhas, além de oferecerem bons restaurantes com pratos especiais. 

A ultima vez que estivemos no Mercado Municipal de São Paulo, ou MERCADÃO, como é conhecido, meu marido eu passamos contabilizamos três horas de passeio: experimentado um queijo aqui, um presunto Parma ali, uma azeitona portuguesa nesta banca, uma fruta colombiana naquela...Uma festa para os sentidos. Sem voltar para casa antes de provamos as 'comidinhas' tradicionais do local: os famosos bolinhos de bacalhau e sanduíche de mortadela.

Um pouco de história:
A construção foi iniciada em 1828 e levou quatro anos para ser concluída. Sua inauguração deveria ter sido em 1932, entretanto, com a revolução constitucionalista, o espaço de 12.600 m² acabou sendo usado como paiol de armas e munições. Sua inauguração finalmente aconteceu em 25 de janeiro de 1933. A arquitetura maravilhosa de Ramos de Azevedo, em estilo eclético, reporta em seus vitrais cenas da produção agrícola e pecuária do interior do estado.
Mercado Municipal de São Paulo  



                           
MERCADO MUNICIPAL DE POÇOS DE CALDAS
Em Poços de Caldas, o Mercado Municipal completou 112 anos em fevereiro. Inicialmente o mercado funcionava onde hoje está a Casa Carneiro na Av. Francisco Sales. Em 1968 foi transferido para a Rua Pernambuco. É um ponto turistico da cidade e o melhor lugar para comprar, sobretudo, queijos, especiarias e cachaças. Vale lembrar que, além de uma iguaria, o queijo mineiro recebeu o título de “Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro” (saiba mais).
Mercado Municipal de Poços de Caldas
                                                     Descubra Poços de Caldas - Mercado Municipal

MERCADO PÚBLICO DE ITAJAÍ
Outro Mercado  imperdível é o Mercado Público de Itajaí, SC que já foi citado aqui no blog. A forte origem açoriana da cidade está marcada na arquitetura, no jeito de falar e nos pratos servidos nos restaurantes do local.


                             
MERCADO CENTRAL DE SANTIAGO
É no Mercado Central de Santiago, no Chile, que estão os melhores restaurantes da cidade para para se comer um bom peixe. A maravilhosa construção em ferro assinada pelo escritório do “Sr. Eiffel” foi inaugurado em 1872, o lugar foi inicialmente destinado à exposição de artistas nacionais, e depois transformado em mercado.
Mercado Central de Santiago - Chile



LA BOQUERIA
Um mercado que é simplesmente incrível e até o momento o mais antigo que conheci. Está situado na Rambla de Barcelona, Espanha -quem segue da Plaza Catalunia em direção ao Porto Vell, há uma entrada a direita. Sua atividades comerciais tiveram inicio como mercado ambulante no seculo XII . Em 1840, o que antes era o convento de San José, inicia-se a construção do mercado - Mercat Boqueria “ San José” , também conhecido como La Boqueria. Além de um show de cores e aromas, os restaurantes servem as tradicionais “Paellas” e ainda , oferecem cursos de culinária e outros eventos culturais ao longo do ano. (saiba mais).







                                                    La Boqueria - Barcelona - Espanha

MERCATO CENTRALE DI SAN LORENZO
Definitivamente não dá para passar por Florença sem conhecer seu mercado. O edifício em estrutura de ferro e vitrais coloridos, foi fundado em 1874 é considerado o 'lugar' da gastronomia toscana. Queijos, frutas, pães, presuntos, verduras, especiarias, azeites, geleias, pastas, flores, vinhos... revelam os hábitos desta parte da Itália. O andar superior, inaugurado no verão de 2014 foi reservado para restaurantes que literalmente 'pegam' os visitantes pelo estomago. Difícil não se encantar com as cores das frutas e hortaliças, das embalagens e da memória gustativa que todas as barracas aguçam no visitante. (saiba mais)












Pode ser não muito prático fazer compras de alimentos nos mercados fora da cidade em que vivemos, especialmente no exteriorl, a menos que se consuma durante a estada na cidade. No entanto, aproveite para desfrutar do passeio, conversar com os vendedores, conhecer um pouco mais da cultura local além de se deliciar com a boa comida oferecida nos restaurantes e seja feliz!

GUIA

  • Mercado Municipal de São Paulo -  Rua Da Cantareira, 306 - Luz - São Paulo - SP.
  • Mercado Municipal de Poços de Caldas - Rua Pernambuco s/n - Centro - Poços de Caldas- MG
  • Mercado Central de Santiago - Calle Ismael Valdes Vergara 900 - Santiago - Chile.
  • Mercado La Boqueria “ San José” - Plaça de la Boqueria s/n, Rambla 101 - Barcelona - Espanha
  • Mercato Centralle di San Lourenzo - Piazza del Mercato Centrale - Via S. Antonino 50121 Firenze - Italia
Indique os mercados que você conhece, vamos trocar 'figurinhas'

Desfrute!

Angela Caruso

Nenhum comentário:

Postar um comentário