sexta-feira, 6 de março de 2015

Risoto de shitake com ervilhas frescas

Se existe um prato que eu adoro é o Risoto!

Para mim, o preparo do risoto é um ritual, uma espécie de dialogo estabelecido entre 'o cozinheiro' e o azeite, a manteiga, o vinho, o arroz, o caldo... Uma festa de cores e aromas a cada ingrediente incorporado à receita. Ah! Como isso é bom para a alma!
O risoto faz parte da gastronomia do norte da Itália, especialmente das regiões da Lombardia, Veneto e Piemonte, área caracterizada pela abundância de água e intensa luminosidade, fatores importantes para a produção de arroz de qualidade.
Foi com o Chef Juarez, em Vitória- ES, que aprendi alguns truques e receitas deliciosas.
Almoço de domingo é um bom momento para um risoto, principalmente quando servido à sombra de uma árvore e acompanhado de um bom copo de vinho. Por falar em vinho, pesquisava sobre vinhos para harmonizar com risoto de shitake quando descobri o site da Sonoma -um e-commerce de vinhos-que, de repente, aparece numa telinha de chat com a mensagem de um sommelier: "Posso ajudar?" Confesso que na hora não entendi muito bem o que estava acontecendo. Só depois percebi que existe uma guia intitulada "contato" na parte inferior à direita da tela. Não tive dúvidas, aproveitei a oportunidade e pedi sugestão de um rótulo para acompanhar o meu prato. Afinal, não é sempre que temos um especialista para indicar a melhor bebida. Imediatamente ele indicou  um Mandorla Primitivo 2013- Puglia, Itália (saiba mais). Alguém conhece?


"Primitivos são, por tradição, frutados e fáceis de beber, mas este é um pouquinho diferente, pois tem uma certa complexidade que é dificilmente achada em vinhos desta faixa de preço (R$ 49,90). Entre cerejas negras em compota, licores, um toque de balsâmico e outro de baunilha em favas, este italiano já mostra no nariz toda a potência com que chegará à boca." (fonte: Sonoma)

Não conheço este vinho, mas confesso, fiquei com vontade de experimentar. De qualquer modo, agradeço  ao Thiego Cauan, sommelier da Sonoma por esta dica preciosa.
Bem, vamos ao risoto! Selecionei uma receita leve sem carne que vai bem em tempos de quaresma que é de dar água na boca.

Risoto de Shitake e ervilhas frescas.

Você vai precisar de:

- 1 x (chá) de arroz arbóreo
- 1 ½ colher (sopa) de manteiga com sal
- azeite
- ¼ de cebola ralada
- ½ xícara (chá) de vinho branco seco
- 1litro de caldo de legumes
- 200 g de shitake cortado em filetes
- 1 x (chá) de ervilhas frescas congeladas
- queijo parmesão ralado

Preparo:

1.Derreta a manteiga com azeite (o azeite, além de deixar um aroma delicioso e acentuar o sabor, impede que se queime a manteiga ) e em seguida refogue a cebola ralada.
2. Mantenha fogo baixo durante todo o preparo do risoto. Coloque o arroz (lembrete: arroz arbóreo não precisa ser lavado) e refogue-o com a cebola.
3. Despeje o vinho branco e deixe-o evaporar até 50%.
4.Em seguida acrescente uma xícara de caldo de legumes.
5. Vá colocando o caldo, aos poucos, mexendo sempre, até que seja absorvido e o arroz vá cozinhando.
6. Quando já tiver colocado mais da metade do caldo, é hora de acrescentar os cogumelos e as ervilhas para que cozinhem junto com o arroz.
7. Ao termino do caldo, desligue o fogo, acrescente mais uma colher de manteiga e o queijo ralado, misturando tudo muito bem.



Lembrete: 1. O risoto é um prato que exige que fiquemos ao lado da panela durante todo o preparo, sempre mexendo! Cada porção de caldo deve ser absorvida antes de se colocar a segunda porção. Quando estiver secando coloque mais um pouco do caldo mexendo sempre.
2. O risoto é um prato que não espera, nós é que devemos esperá-lo à mesa. Isto quer dizer que deve ser servido imediatamente

Monte os pratos, decore com um ramo de alecrim, tomilho ou a erva que tiver em mãos.

Mesa servida no jardim sob o caramanchão de jasmim.
A bebida não foi o vinho indicado pelo sommelier
por falta de oportunidade. Fica para a próxima vez!


DICAS

- Compro shitake orgânico e ervilha fresca congelada nos Supermercados Pão de Açúcar em São Paulo.
- Uma xícara (chá) de arroz arbóreo serve muito bem quatro porções.
- Sirva queijo ralado e azeite a parte para quem desejar acrescentar um pouco mais.
- Prefiro preparar o fundo (caldo) com algumas ervas, legumes e um pouco de sal. Acrescento 1litro de água  e deixo ferver até reduzir para 3/4 de litro, a fim de evitar conservantes.
- Caso deseje uma sugestão de vinho para harmonizar seus pratos, faça contato com Thiago Sommelier pelo site da Sonoma.


Bom apetite!

Angela Caruso



Nenhum comentário:

Postar um comentário