segunda-feira, 16 de junho de 2014

Num raio de 300 quilômetros - Águas de São Pedro

Quantas vezes queremos viajar no final de semana , mas para lugares cuja distância não exceda muitas horas, para que não fiquemos mais cansados do que se estivéssemos ficado em casa, não é? Colecionei várias edições do guia "Fuja de São Paulo nos finais de semana", até que resolvi criar meu próprio guia. Aqui a proposta é trocar informações sobre cidades, passeios, restaurantes, hospedagens. Conto com ajuda de todos, ok?

Águas de São Pedro                                       


Conheci esta cidade em 1986 quando minha mãe e eu resolvemos passar o réveillon daquele ano com a família de minha cunhada. A cidade paulista de águas sulfurosas já tinha seu encanto e me encantou. O Grande Hotel São Pedro mantinha portas abertas, vejam só,  para quem quisesse jogar tênis numa de suas quadras. Foram dias muito agradáveis que deixaram na memória o carinho daquela família, a farra com as crianças na piscina e um ano novo cheio de mudanças na minha vida. No entanto, nunca mais voltei.

Muitos anos depois, meu marido e eu resolvemos redescobrir a cidade. Encontramos uma pousada bem diferenciada para passarmos um final de semana prolongado - Solar La Luna. Logo na chegada, os proprietários -Jacy e Toninho- verdadeiros anfitriões recebem seus hóspedes numa aconchegante sala de refeições, contam um pouco das suas histórias enquanto servem um suco, uma água ou café, com o propósito de que cada viajante ao chegar vá entrando no clima slow down como é a proposta do lugar. Em seguida os dirige até a suíte reservada. Detalhe: são apenas seis suítes decoradas com temas específicos em meio a um jardim cheio de encantos. O café da manhã é servido quando o hospede acordar, isto é, não tem horário para começar ou terminar.
Nem seria preciso sair da propriedade a não ser para fazer as refeições. Afinal o lugar é para chegar e ficar!



Águas de São Pedro está muito próxima de Brotas. Entre as duas cidades encontramos a Serra de São Pedro que oferece passeios cheios de aventuras. A cidade cresceu! Novos hotéis, novas restaurantes, novo jeito de receber os visitantes. Sim, este tem sido o diferencial de Águas de São Pedro -atendimento impecável. Por que? O grande Hotel São Pedro é hoje o Grande Hotel Senac -hotel escola. que forma, entre outros, garçons, cozinheiros, porteiros, recepcionistas.

Há pelo menos três restaurantes que merecem nosso destaque. Afinal, é para lá que vamos fazer nossas refeições todas as vezes que voltamos a Águas de São Pedro. Os proprietários seguem o propósito deste blog: a arte de bem receber, de promover o encontro, de valorização às pessoas.

Villa Del Capo  -Casa do chefe em italiano.
Restaurante, antiquário e orquidário. O proprietário, ex- executivo de uma grande empresa em São Paulo, visita uma exposição de antiguidades em campinas e resolve comprar vários objetos. Não tendo onde guardá-los, acaba por adquirir uma propriedade na serra de São Pedro. Iniciava-se assim, um novo projeto de vida. A propriedade é um grande loft de tijolo aparente cuja decoração segue um estilo rústico requintado. Da cozinha do restaurante saí um menu muito apreciado. Todo o resto do ambiente está organizado com objetos antigos muito bem arrumados que nem parece uma loja. Sugestão: ao chegar vá direto a área do restaurante , escolha uma mesa e faça seu pedido. Enquanto seu prato é preparado, visite a área do antiquário. Depois do cafezinho, vá conhecer o orquidário no lado de fora. Aprecie o jardim. Sinta-se em terras italianas.


                         

                         

Localizado no centro de Águas de São Pedro o restaurante nos remete à arquitetura italiana. A decoração é elegante e a comida... Hum... Melhor irem até lá e apreciá-la. Quem nos recebe é o simpático Sr. Aceves Tardivelli, pai de um dos proprietários, que se formou no Senac e hoje dedica seu tempo a arte de receber.




Também no centro da cidade, o La do Divino traz em seu slogan Gastronomia e Gentileza. Precisa dizer mais? Os proprietários estão lá para nos receber: ele o chef  Fabio de Pádua entre a cozinha, criando maravilhas gastronômicas e as mesas, recepcionando os clientes; e ela no caixa. Mais uma história de alguém que troca um grande centro para viver numa cidade menor e fazer a diferença. A equipe de garçons não deixa por menos, atendem com gentileza e rapidez. O salão é pequeno, descolado, agitado, mas ao mesmo tempo aconchegante. Acreditam? O cardápio: apenas delicioso! Detalhe, as massas são artesanais. Não quer uma refeição completa? Então, experimente o café , o churro, o brigadeiro, a coxinha.... A missão desse lugar é "Transformar o trigo em massas, o chocolate no saboroso doce, extrair o melhor do grão do café. Ou seja, conseguir extrair o melhor de cada alimento". Logo, fazer o melhor do que se tem!


Assim, caso você decida dar uma escapada num final de semana, segue a sugestão. E se visitarem um desses lugares, mande nosso abraço.

GUIA:
Águas de São Pedro - SP 
Distâncias: 
220 km de Poços de Caldas
190 km de São Paulo 
130 km de Jundiaí
 98 de Campinas
Com muito boas estradas de acesso.

Solar la Luna  - Rua das Violetas, 170 - B. Floresta Escura- Águas de São Pedro-F: (19)3181-1111
Vila Del Capo  - Rod. João Dorigon, Km 7,5 - São Pedro- F: (14) 3653-6160
Villa Tardivelli - Av. Carlos Mauro, 318 - Centro - Águas de São Pedro- F: (19) 3482-3232
Lá do Divino   -Av. Carlos Mauro, 396 - Centro - Águas de São Pedro- F: (19) 3482-2667


Com carinho, 

Angela Caruso

Um comentário: