segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Celebrando a amizade

               


Seguindo a proposta de criar eventos para promover os encontros, há cinco anos criei o Dia da Amiga da Angela, com o propósito de reunir em minha casa as amigas que ficaram em outras cidades e que de alguma maneira fizeram a diferença na história da minha vida. Amizades que se concretizaram na época da faculdade e nos espaços de trabalho; amigas que ficaram mais longe fisicamente depois que vim morar em Poços de Caldas. Trata-se, então, de um encontro anual preparado com muito carinho para homenagear e celebrar a amizade duradoura.

A festa começa com meses de antecedência, quando planejo o cardápio, a decoração da mesa, lembrancinhas e convite. A parte das amigas é verificar as agendas, reservar passagens ou organizam caronas.

A data escolhida é sempre no final de agosto, quando o jardim já está florido, ainda não chove e a temperatura em geral é agradável e os dias são de muito sol. Neste ano, excepcionalmente, esta situação climática tem se mantido em função da estiagem que dura mais do que o normal.

Diante deste cenário, preparei uma mesa para o almoço no caramanchão de jasmim. Toalha branca de fundo, fiz jogos americanos coloridos formando um belíssimo composé. A louça e os guardanapos brancos, para não colocar mais cores. Os porta guardanapos foram feitos com pregadores de roupa de madeira -que receberam o nome de cada convidado- fazendo às vezes de marcadores de lugar. Um ramo de lavanda e alecrim, retirados do jardim, deram um toque singelo e personalizado à mesa. Vasos de vidro com astromélias brancas e amarelas e um porta retrato com uma frase do filosofo Epicuro completaram a decoração da mesa. 






Lavanda e alecrim fazem a composição do porta guardanapo

O cardápio constava de uma saladinha refrescante de entrada: pepino e cenoura raladas, tomate cereja e lascas de queijo pecorino, servida em mini panelinhas. Para o prato principal, escolhi o nhoque de abóbora com carne seca (veja receita já publicada neste blog - aqui). A sobremesa, um creme de baunilha com fundo de geleia de damasco e calda de chocolate (receita neste blog - veja aqui) servida gelada em taças de champanhe antiga. Café e gotas de chocolate gourmet Albiná Delícias . Vinho espumante, água flavorizada e refrigerante.




As lembrancinhas -potes de sal com ervas- foram confeccionadas reaproveitando os potes de vidro de iogurte sem lactose. As tampas receberam forração de tecido, uma colherzinha de pau amarrada por uma fita, uma etiqueta personalizada e um tag com a frase: "Conservando a amizade". Os pacotes, feitos com sacos de papel coloridos -decorado com um furador de flores.




Estes encontros são para matar a saudade, trocar novidades, dividir alegrias e chorarmos juntas, se necessário. Desta vez nos ocupamos com uma 'oficina de origami'. No final da tarde, na segunda rodada de cafezinho e para a despedida do dia, servi bolo de chocolate com recheio de damasco com nozes e cobertura de ganache, biscoitos de uva e cupcakes de avelãs.Uma sessão de fotos e o compromisso de estarmos juntas no ano que vem encerrou o Dia da Amiga da Angela 2014.



Lavatório improvisado
Fonte da Eterna Amizade

Na era da tecnologia da comunicação, tire proveito desta facilidade e convide pessoas queridas para estarem juntas em algum lugar do mundo. Sejamos felizes!

Com carinho,

Angela Caruso 



3 comentários:

  1. Que delicadeza! Adorei o texto, as fotos e fiquei imaginando as delícias servidas. Parabéns por sua criatividade e seu carinho com seus amigos. Bjs

    ResponderExcluir
  2. Amiga, você não pode faltar no próximo, ok?

    ResponderExcluir
  3. Bianca Ibiti Hotel Rural21 de outubro de 2014 às 04:14

    Angela Querida, obrigada por todo esse carinho e dedicação. Com certeza todo esse encantamento traz mais amor ao mundo. Abraços com carinho e saudades! Bianca

    ResponderExcluir