segunda-feira, 8 de maio de 2017

Café Verde

Nessas andanças pelos mercados do mundo, encontrei uma mercearia com produtos italianos. Dentre as massas, molhos, azeites e outras iguarias de dar água na boca, uma bancada só de cafés, claro! Afinal, italiano morre de amores por café. Diante da variedade exposta, uma pacotinho com ares artesanal e com uma grande novidade em termos de café me chamou a atenção: Café Verde. Sem dúvidas: trouxe para casa para experimentar.

Aproveitei a visita de uma amiga e preparei um momento especial de degustação. Para acompanhar nossa bebida, tínhamos  pãezinhos de mandioquinha (receita aqui) , carolinas de doce de leite e queijadinhas.  Seguimos as instruções de preparo contida na embalagem : 

- Adicionar uma colher (das de sopa) de café Verde em uma xícara (das de chá) de água fervente. Deixar em infusão por 10 minutos. Coar e servir.

Detalhe: a primeira xícara filtramos como café moído, mas ficou bem fraco. Numa segunda tentativa, usamos um coador de chá. Note que os grãos foram grosseiramente triturados: 



Nem preciso dizer que do café que conhecemos e faz parte do nosso dia a dia, o tal café verde nada tem incomum. Os grão são secos, mas não torrados. O aroma faz referência - para quem já esteve num -  aos armazéns de café. Isto é, um aroma tipico de mato, ervas, plantas... A coloração lembra chá de ervas e o sabor... Só vou dizer que este era adocicado. No mais, deixo em suspense para que vocês experimentem. Afinal, sabor é algo muito pessoal.

Asseguro-lhes que minha amiga e eu gostamos muito. Nosso 'chá' de Café Verde foi uma experiência saborosa, divertida e bem interessante.

Depois desta aventura, fui pesquisar mais sobre  Café Verde - de quem eu nada sabia - e descobri outras instruções para o preparo. Confira no vídeo:


Descobri, também, que é vendido em capsulas em farmácias ou lojas de suplementos - Green Coffee - e indicado para as dietas de emagrecimento.

No entanto, o café que degustamos, traz as seguintes informações:
Café verde é usado por seu efeito revigorante, antioxidante e suporte metabólico. É naturalmente rico em flavonoides, ácido clorogénico.  O ácido clorogénico aumenta o metabolismo, ajuda a reduzir a gordura corporal e mantém um equilíbrio dos níveis de açúcar no sangue. Ricos em omega 3 e 6, benéfico para a pele e o cabelo, anti stress.

Como foi a primeira vez que experimentei, não sei dizer sobre as capsulas e seus efeitos. Afinal, meu interesse é apenas na bebida denominada Café!


 Independente do que será servido, a harmonização do encontro entre amigas se dá por receber com uma mesa sempre charmosa.

Tudo delicioso!



Ainda não achei o Café Verde aqui no Brasil como o que comprei no Mercado do Chelsea em NY, mas minhas amigas produtoras de café prometeram separar alguns grãos, antes de torrá-los para experimentarmos na Confraria do Café do Sul de Minas.

GUIA:                                
                                   

Ginevra - Caffè Verde Biológico
http://www.caffeginevra.it/it/caffe-8/caffe-verde-biologico










Desfrutem!
Angela Caruso



Nenhum comentário:

Postar um comentário