terça-feira, 6 de setembro de 2016

Um mundo de mercados



"Quitandeiro" - de Poty Lazzarotto
painel no mercado Municipal de Curitiba

Meu interesse pelos Mercados Públicos, levou-me a leitura de alguns artigos sobre o tema. Afinal, toda criação humana tem um sentido de ser e estar no mundo. Com estes espaços comerciais não é muito diferente, ao contrário, eles estão carregados de significado e estudar sua origem nos permite compreender nossa história e preservá-la.

Segundo os pesquisadores, o surgimento dos mercados está diretamente relacionado com a origem das cidades, datadas a mais de 5000 anos a.C. na região da Mesopotâmia. Nesta época, os povos vão se fixando -deixam de ser nômades-  em função, entre outros, das técnicas de produção agrícola que vão sendo desenvolvidas, fazendo com que o homem deixe de produzir apenas para si criando formas de comercialização: as trocas de produtos.
No decorrer dos tempos, a comercialização pede locais mais definidos e os mercados vão ganhando forma, espaço e função. Os Mercados Públicos vão aos poucos ganhando status de produtor de cultura a medida em que preservam e valorizam mercadorias tipicas de uma região.
Conhecer os mercados das cidades é conhecer um pouco de sua história.

Na última postagem publicada neste blog sobre mercados em Nova Iorque, convidei os leitores a enviarem fotos e informações sobre os mercados espalhados pelo mundo para socializar informações, assim como dicas de boas compras, gastronomia e turismo.

Nosso amigo Cheff Henrique Benedetti em Barcelona
La Boqueria
E aqui, em Valência - Espanha
Diretamente de  Santarém, Portugal, cidade one mora,  Patricya Fernandes nos enviou este material:

                              

Inaugurado em 1930, o Mercado Municipal de Santarém foi edificado segundo o projecto do Arquitecto Cassiano Branco, ainda distante do modernismo que posteriormente viria a marcar decisivamente a sua obra. A área central do mercado apresenta uma estrutura em ferro à vista o que contrasta com a decoração exterior das fachadas, em alvenaria, onde predominam os motivos da arquitectura tradicional.

      



 


 Bianca Peterle visitou o Mercado Central de Fortaleza construído no inicio do século XIX  para atender ao comércio de frutas, verduras e carnes. Em 1931 fica proibido o comercio de alimentos no interior do mercado e os comerciante se vem obrigados a mudar de ramo. Assim, o mercado passou a ser o espaço de comercialização dos produtos dos artesãos da cidade e arredores, tornando-se um ponto turístico para a compra de artesanato em geral.

Bianca Peterle no Mercado Central de Fortaleza 

Em Curitiba, nossa amiga Rose de Antoni nos levou para conhecermos o Mercado Municipal. A primeira sede deste mercado foi construída em 1860, hoje Praça Zacarias. O endereço foi mudando até o atual em 1958 e de lá para cá o prédio já sofreu intervenções para melhor atender a população.



Mercado Municipal de Curitiba - PR
                               
Vânia e Breno Ribeiro foram comemorar aniversário em Montevidéu e passearam pelo Mercado del Puerto na capital uruguaia. O melhor lugar para se apreciar um bom churrasco.

Mercado Del Puerto - Montevidéu - Uruguai
Breno Ribeiro na entrada do mercado
E para completar, Deise Carrijo visitou  o Mercado San Miguel, em Madri - Espanha. Segundo Deise: " aqui se tem o que de melhor se pode comer e beber, templo de perdição!!



Mercado San Miguel - Madri - Espanha

Viram? Mercados, sempre um bom passeio!

GUIA:
  • Mercado La Boqueria “ San José” - Plaça de la Boqueria s/n, Rambla 101 - Barcelona - Espanha
  • Mercado Central de Valência - Plaça de la Ciutat de Bruges, s/n, 46001 València, Espanha
  • Mercado Central de Fortaleza - Av. Alberto Nepomuceno, 199 - Centro, Fortaleza - CE,
  • Mercado Municipal de Curitiba - Avenida Sete de Setembro, 1865, Curitiba, Paraná
  • Mercado San Miguel - Plaza de San Miguel, s/n, 28005 Madrid, Espanha
  • Mercado del Puerto - Perez Castellano, Esquina Com Rambla 25 de Agosto de 1825, Montevidéu, Uruguai
Para saber mais sobre a história dos mercados públicos:

- Os Mercados Públicos e a Cidade
Lidiane Aparecida Alves e  Vitor Ribeiro Filho
http://www.seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/viewFile/16515/9219

- Os Mercados Públicos: Metamorfose de um espaço na história urbana. 
Silvana Maria Pintaudi
http://revista.fct.unesp.br/index.php/revistacidades/article/viewFile/505/537



Agradecimentos especiais aos amigos e leitores que contribuíram para esta postagem: Henrique Benedetti, Bianca Peterle, Rose Tosin, Deise Carrijo e Vânia Fargnoli Ribeiro.


Com carinho, 
Angela Caruso

Nenhum comentário:

Postar um comentário