sexta-feira, 24 de junho de 2016

Transição

Arte gráfica de Andréa Ferreira
No dia 21 de junho acontece no hemisfério sul o Solstício de Inverno. É quando o Sol incide no ponto mais inclinado da Terra e faz com que o dia seja mais curto e a noite mais longa.
A natureza sábia nos mostra que as árvores abrem mão das folhas sem viço como se fizesse uma 'limpeza de pele' para dar espaço a nova folhagem na próxima estação. Ao fazê-lo, liberta as folhas para se converterem em adubo ao caírem no solo. A lição é muito simples: é época de  fazermos o mesmo. Libertar dos nossos armários e gavetas tudo aquilo que pode ser transformado em bom uso para outros. Mais do que limpeza material, a tarefa é limpar o coração, higienizar a mente, libertando pensamentos e sentimentos que nos oprime e nos sufoca para nos prepararmos para a primavera.

“Não há coisa alguma que persista em todo Universo.
Tudo flui, e tudo só apresenta uma imagem passageira.
O próprio tempo passa com um movimento
 contínuo, como um rio...
O que foi antes já não é, o que não tinha sido é, 
e todo instante é uma coisa nova.
Vês a noite, próxima do fim, caminhar para o dia, 
e à claridade do dia suceder a escuridão da noite...” 
(Metamorfose - Ovídio – 43 a.C. – 17 d.C)

Ovídio, em Metamorfose, compara cada fase das nossas vidas com as estações do ano, expressando a transitoriedade da vida e os sentimentos manifestos pelo homem diante desse processo de transformação e mudança constante.

Exatamente num desses processos de adaptação em função das escolhas que fazemos na vida é que conheci Ana Franco, minha instrutora de Yoga, que virou minha amiga e foi muito importante nessa fase. Ana tem formação em fisioterapia e vem, há anos, equacionando os conhecimentos nas duas áreas para melhor atender as necessidades de seus clientes. Entretanto, suas habilidades manuais vão além das massagens terapêuticas. Ana herdou da mãe o talento para o bordado e especialmente para a pintura as quais tem se dedicado como forma de liberar sentimentos e emoções e trazer bem estar tal qual a pratica e os conceitos do Yoga.
Para comemorar a inauguração de seu novo estúdio VIR A SER – TERAPIAS INTEGRADAS, resolvemos expor sua aquarelas.

Neste momento você deve estar se perguntando: o que o solstício de inverno tem a ver com Yoga , exposição de aquarelas e este blog ?  Eu respondo: tudo! Ainda hoje li duas mensagem interessantes, a primeira dizia: Previsão do tempo: o tempo passa! E a outra, com a mesma temática, chamava a atenção para a falta de momento com amigos. Ora, este blog pretende, mais do que tudo, incentivar o encontro real - não apenas virtual- entre as pessoas. O Yoga nos ensina sobre a impermanência das coisas em nossas vidas e este blog traz como motivação o fazer o melhor com o que tiver onde estiver. E a exposição de aquarelas? Cultura, coquetel, amigos, bate papo ... 

Voltando aos preparativos da exposição, certamente o universo conspirava a favor quando surgiu a palavra Transição como título para a mostra desta coleção de aquarelas de Ana Franco. Seus trabalhos, tão coloridos como a primavera, expostos em plena chegada do inverno, propõe um olhar atento na passagem do tempo, das estações do ano e as transformações que ocorrem na natureza tal qual acontecem em nossas vidas.

E assim, inauguramos na última sexta feira na Galeria do Paço do Saber a exposição TRANSIÇÃO - aquarelas de Ana Franco, um convite para que o espectador se proponha a um mergulho na subjetividade de cada obra, propositadamente não nomeadas, e a partir daí refletir sobre o VIR A SER que construímos e nos tornamos a cada novo dia.


Um brinde as mudanças, a vida e ao sucesso!

No chão, folhas de plátano anunciam a chegada da nova estação. 


Ana com a mãe D. Mariinha, sua musa inspiradora

Fazia muito frio, mas mesmo assim os amigos estiveram presentes para brindar a noite. O coquetel, mais uma vez, foi oferecido por Rafael Moises da Tenda do Habibi.
A exposição fica em cartaz até final de julho, convido a todos a visitar e refletir sobre o Vir a Ser!

GUIA: 



TRANSIÇÃO - Aquarelas de Ana Franco
Paço do Saber - Espaço Cultural do Paço das Águas Shopping
Rua: Junqueiras, 500 - Centro - Poços de Caldas, MG
De 18 de junho a 30 de julho das 9h às 21h

Tenda do Habibi - cozinha árabe
Paço das Águas Shopping
Rua: Junqueiras, 500 - Centro - Poços de Caldas, MG

Vir a Ser - Terapias Integrativas
Rua Piaui,95 - sala 11 - Centro - Poços de Caldas, MG
Tel:35- 3721.6926 / 99115.1700
www.viraser.net.br



Com carinho e gratidão!
Angela Caruso

Um comentário:

  1. Angela!!Que texto! Amei cada palavra, cada sentimento, cada expressão. Que bênçãos te cubram com o perfume e sutuleza das petalas de rosas, que seucaminhar seja leve, alegre e colorido. Que voce seja feliz!!Com carinho, Ana

    ResponderExcluir