Meu livro de férias de verão este ano foi A padaria dos finais felizes, de Jenny Colgan. Uma leitura bem agradável para quem pretende relaxar . Conta a história de Polly, uma jovem do mundo dos negócios que se vê obrigada a mudar o rumo de sua vida em todos os sentidos: pessoal, profissional e até morar em outra cidade. Era a hora de recomeçar e fazer pão a deixava muito feliz.
"... De repente Polly sentiu algo.
Conforme tacava, empurrava e sovava a massa,
era como se a energia ruim estivesse deixando seu corpo.
Nem tinha percebido quão encurvados estavam seus ombros,
quanta tensão tinha presa nos nós na nuca..."
Foi assim que acordei esta manhã. Com uma necessidade de colocar a mão na massa. Resolvi experimentar a receita que a autora, gentilmente, deixou no final do livro.
Um pão branco, simples, assim como deve ser a vida.
Reproduzo aqui exatamente como está no livro (pag. 332):
'Pão ideal para iniciantes. É perfeito para um domingo preguiçoso, quando estiver de bobeira. Garanto que você vai ficar radiante quando testar, se sentindo realizada. Se costuma pensar "Ai, essa história de pão não é para mim", torço muito para que dê uma chance para esta receita. É muito fácil de fazer. Não tem como errar. E assim que provar, vai entender na hora por que as pessoas gostam tanto de fazer pão.
- 700g de farinha de trigo
- 1 sachê de fermento biológico seco
- 400ml de água morna
- 1 colher de sopa de sal, nivelada
- 1 colher de sopa de açúcar, nivelada
Peneire a farinha e esquente-a um pouco no micro-ondas (costumo deixar a 600w por 1 minuto).
Acrescente o fermento, o sal, o açúcar, depois a água. Misture tudo. Sove a massa sobre uma superfície enfarinhada por uns minutinhos, até obter uma bola lisinha. Deixe descansar por 2 horas, enquanto lê o jornal ou caminha. Sove outra vez, por mais alguns minutos. Deixe descansar, por 1 hora, enquanto toma um banho relaxante. Pré- aqueça o forno 230 graus e unte uma assadeira de pão. Deixe por 30 minutos no forno, ou até o pão fazer um barulho oco com uma batidinha na base. Deixe esfriar o tanto que conseguir e, por fim, devore o pão'
E, então? Não ficou com vontade de fazer pão?
Fiz meia receita para experimentar . Vale lembrar que tenho feito pão de fermentação natural, então quis acreditar no fermento biológico (rsrs).
Com manteiga e um cafézinho... Tudo de bom!
Capriche na arrumação da mesa e ...
Devore seu pão sem culpa!
Com carinho,
Angela Caruso