A temporada dos caldinhos chegou mais cedo este ano. Havia um bom tempo que não tomava um creme de ervilhas. Recentemente minha cunhada Raquel preparou um caldinho que ficou delicioso e meu deu ideia para acrescentar no cardápio deste inverno aqui de casa. Esta é uma receita que para mim tem sabor de infância, pois era um dos pratos que a mamma sempre preparava.
É muito simples de se fazer e um pacotinho rende o suficiente para congelar uma porção para outra ocasião.
Vamos lá!
Ingredientes:
500 gr de ervilha seca ( um pacotinho)
1 cebola
1 dente de alho
1 linguiça calabresa
1 folha de louro
Sal à gosto
Preparo:
- Deixe a ervilha de molho em água para hidratar. Note que quanto mais tempo a ervilha ficar de molho, mais rápido será o cozimento.
- Troque a água e cozinhe em panela grande e aberta até que esteja macia.
- Enquanto isso, pique a cebola e o alho e reserve.
- Fatie a linguiça ou corte em cubinhos e reserve.
- Quando a ervilha estiver cozida, bata no liquidificador para formar o creme.
- Observe se a quantidade de creme é demasiada para o número de pessoas que você irá servir. Se assim for, minha sugestão é separar a quantidade que for consumir para temperar. O restante, guardar em porções no congelador.
- Em uma panela, refogue a cebola, o alho e a folha de louro, acrescente a linguiça, misture e deixe refogando por alguns minutos. Junte o creme de ervilhas e vá misturando com os temperos refogados. Acerte o sal e verifique a necessidade de colocar mais água, caso prefira um caldinho e não tão cremoso.
Sirva com torradinhas.
DICAS:
- Deixei as ervilhas em molho por 8 horas, de uma noite para o dia e o cozimento durou de 10 a 15 minutos;
- Caso prefira, substitua a linguiça por bacon;
- Acrescente macarrãozinho para sopa;
- Servir com croutons também é bem gostoso.
- Tem crianças em casa? Então, além de acrescentar uma batata e cenoura conforme a receita do Creme de ervilhas da princesa e da Camponesa , leve as crianças para a cozinha e conte a história. Tem tudo no link.
Bom apetite!
Angela Caruso