Imaginem a situação: você é convidado para uma tarde cultural -um café acompanhado de uma palestra. E, de repente a surpresa: a palestrante não fala o seu idioma e não há interpretes. Mais do que isso, ela não fala! Sua comunicação é por linguagem de sinais. Ela se apresenta, diz seu próprio nome e quer saber quem é você: seu nome, o que você faz, do que gosta... Como você se sente?
Esta foi a estratégia usada pela professora Fabiana Solia para iniciar sua fala na edição de maio do Café & Brioche com Sabor de Saber e sensibilizar o grupo. A atitude dos convidados foi manter-se em silêncio, responder as perguntas com um sorrisinho amarelo ou usando alguns gestos como se tentasse dizer: não sei o que você está me dizendo, mas tudo bem. Tudo bem de início, até se transformar numa experiência angustiante. Apoiada no tema Mãos que falam - libras: uma questão de humanização, Fabiana proporcionou a todos a oportunidade de experimentar o outro lado, isto é, como se sente um indivíduo que não ouve, como o mundo o recebe e todas as dificuldades que encontra.
Se a experiência foi angustiante, imagine como um surdo se sente numa loja, numa consulta médica, quando abordado pela polícia ou necessitando uma informação de como chegar a algum endereço.
Nem preciso dizer que a tarde foi de reflexão, mas também de tomadas de decisão: algumas participantes se mobilizaram para aprender a linguagem de sinais e outras, profissionais da área da saúde, se dispuseram a atender os alunos do Centro Municipal Educacional Especializado Dr. Tarso de Coimbra em seus consultórios.
Para encerrar, Fabiana propôs outro desafio: como se dá a relação do não ouvinte com a música? Convidou-nos a ouvir uma linda canção e sugerir como resolver esta situação problema. Foi então, que, mais uma vez, nos surpreendeu ao traduzir a música em libras.
hamburguinhos. Na mesa de doces, bolinho de chuva, torta de maçã e arroz doce. Café espresso, chás,sucos e água saborizada. Tudo cuidadosamente preparado.
Curta metragem O som do silêncio
Não tenho dúvidas de que esta edição do Café & Brioche deixará marcas na vida daqueles que estiveram presentes. Obrigada, Fabiana, por todo o ensinamento!
GUIA:
Centro Municipal Educacional Especializado Dr. Tarso de Coimbra
R: Mario Xandó de Oliveira, 2 - São GeraldoTelefone: 35 36975161
Poços de Caldas / MG
Café & Brioche com Sabor de Saber
Ollivia Gastronomia
Av. João Pinheiro, 1135- Centro
Telefone: 3712 8077
Poços de Caldas / MG
Com carinho,
Angela Caruso
Nenhum comentário:
Postar um comentário