"A missa se espera na igreja!" Repetia meu pai sempre que nos apressava para um compromisso. Ele me ensinou a evitar que os outros nos esperem e a esperar com tudo pronto e arrumado. Procuro ser o mais pontual possível quando marco um horário com alguém. Mas me descabelo, se preciso for, quando abro a casa para receber e tirar nota máxima na segunda lição.
Planejar uma recepção, que seja para um cafezinho com horário programado, faz com que possamos dar muito mais atenção aos convidados e curtir o momento, do que nos preocuparmos com preparativos.
Outro dia, numa reunião de trabalho, ouvi meu irmão mais velho dizer: 'Sou um planejador!'. Fiquei surpresa, porque acabava de descobrir mais um ponto em comum entre nós. Acho que no fundo é fruto da educação que recebemos: a missa que se espera na igreja... e outras tantas lições. No entanto, somado a isso, minha primeira formação universitária foi em Pedagogia e uma das habilidades mais desenvolvidas no curso é planejamento. Assim, sou uma planejadora daquelas que faz lista para tudo com cronograma e mapeamento do percurso das ações. Tenho um caderno com os registros de cada evento realizado aqui em casa: convidados, cardápio, louça a ser usada, toalhas, flores... etc, etc, etc. Achava que era um pouco demais até conhecer o caderno de anotações para a organização dos banquetes de Ema Klabin, com o mapa dos assentos de cada convidados e do homenageado da ocasião. Fantástico! Vale a pena conhecer (aqui).
Assim sendo, resolvi fazer este post como uma orientação para auxiliar os novatos na arte de receber ou aqueles que se veem atrapalhados com tudo. Mas, lembre-se: faça as adequações segundo seu contexto, sua realidade.
Para facilitar vou usar como exemplo o almoço que organizei para receber amigas do tempo de colégio. Voltamos a ter contato recentemente, depois de quase 40 anos, desde que nos formamos em 1979 e seguimos nossas vidas de adultas. Elas aceitaram meu convite e saíram de São Paulo para passar um sábado comigo em Poços de Caldas.
O convite foi feito e aceito com duas semanas de antecedência e, a partir de então, iniciei a programação do evento:
Duas semanas antes:
1.escolhi o cardápio do almoço:
- entrada: saladinha com de mini folhas servidas individualmente (veja aqui)
- prato principal: lasanha ao sugo -optei por um prato único e que eu pudesse deixar pronto na geladeira dois dias antes para ter mais tempo para ficar com as amigas.
- sobremesa: tortinhas de maçã com sorvete de creme
- bebidas: suco de polpa de graviola, água flavorizada e vinho
2. resolvi o que fazer como lembrancinha desta data
3. o convite era para um almoço servido no jardim, o que significa que seria mais informal, bastava que não tivesse chovendo
Na semana:
Terça- feira: 1. Comprei os tomates e enquanto preparava o almoço, fiz o molho que ficou guardado na geladeira em pote hermeticamente fechado
2. Congelei a manteiga para fazer a massa das tortinhas
3. Plantei suculentas em vasinhos para as lembrancinhas
Quarta- feira: 1. Preparei a massa das tortinhas e deixei na geladeira
2. Encomendei as verduras para a salada (Hortah)
Quinta- feira: 1. Comprei os ingredientes para a lasanha e aperitivos. Como não encontrei a massa que queria, convoquei o marido e após o jantar, colocamos a 'mão na massa': preparamos nosso próprio macarrão.
2. Montei a lasanha que ficou na geladeira até 30 minutos antes de ir para o forno no sábado.
Sexta-feira: 1. Montei e assei as tortinhas para a sobremesa
2. Fiz um bolo para o cafezinho antes da despedida
3. Decorei os vasinhos da lembrancinhas e coloquei os cartões
4. Separei a toalha de mesa, sousplat, guardanapos, copos, louça, talheres, vidros para decoração da mesa
5. Organizei o lavabo
Sábado: 1. Lavei as verduras e montei as saladinhas que ficaram na geladeira até serem servidas
2. Cortei cenouras em palitos para aperitivos e separei o restante dos ingredientes a serem servidos logo que as convidadas chegassem
3. Montei os arranjos para a decoração da mesa com flores e ervas do meu jardim em vidros
de tamanhos e formatos diferentes. Afinal, o lema deste blog é "Faça o melhor com o que tiver onde estiver" (Theodore Roosevelt 1858-1919).
4. Montei a mesa no jardim e organizei o espaço para o aperitivo
5. Preparei uma jarra de água flavorizada e coloquei o vinho para gelar
6. Deixei a cozinha em ordem
7. Fui me arrumar!
Quando as convidadas chegaram estava tudo pronto esperando por elas!
O planejamento me auxiliou a dividir as tarefas ao longo da semana e prever possíveis imprevistos. Imaginem se eu deixasse para comprar a massa de lasanha na sexta feira após horário comercial?
Liguei o forno e coloquei a massa para gratinar uns 15 minutos antes de servir. Enquanto isso, ralei o queijo.
Detalhes da mesa: as lembrancinhas fizeram parte da decoração. Os anfitriões ocuparam as pontas da mesa com pratos diferentes, guardanapo com o desenho do verso da dobra e um ramo de lavanda |
Um brinde a amizade! |
Quarenta anos é tempo suficiente para conquistar uma profissão, viajar pelo mundo, constituir família, ter filhos e netos. Muita coisa aconteceu a cada uma e o melhor foi descobrir que os valores com os quais fomos educadas por nossos professores em consonância com nossos pais, nos tornaram mulheres fortes e bem sucedidas, do bem e para o bem!
Quanto ao planejamento, se houver dúvidas ou precisar de uma assessoria, mande um alô que estarei aqui para auxiliar.
Com carinho,
Angela Caruso