Sabe aquele dia que você está na rua, sente uma vontade de tomar um café quentinho para dar uma animada no seu dia e você descobre que está sem dinheiro no bolso?
Pois é, há quem sinta essa vontade quase todos os dias.
Os italianos são amantes do café tanto quanto de pizza, azeite, pasta... e bem lá na terra da pizza, em Nápoles, surgiu o "caffè sospeso". As pessoas vão às cafeterias, pedem um café e na hora de pagar deixam um café "suspenso", isto é, um café pago para um anônimo que, passando por ali, deseja um café e está sem condições de pagar. Um gesto anônimo de generosidade que tem se espalhado pelo mundo com o simples propósito de alegrar o dia de alguém.
Em Nápoles, tomar café faz parte da rotina das pessoas e é um bom motivo para puxar conversa com alguém. Há quem passe pelas cafeterias e deixam lá vários cafés suspensos. Em geral são os idosos ou imigrantes que vão à procura de um suspenso e que na maioria das vezes, levam as próprias xícaras.
Como funciona? As cafeterias que aderem ao programa exibem avisos de que há cafés suspensos (ou compartilhados) e quem quiser ou precisar de um café suspenso, pede o seu!
Uma cafeteria na Itália exibe na vitrine as notas referentes aos cafés suspensos |
Na cafeteria Mulata, em Aveiro, Portugal, os cartões valem um café |
Benito Casarão - um quadro indica quantos café suspensos estão disponíveis |
Café Lorita - São Carlos |
Emporiun Café - Aveiro Portugal |
Exprex Caffè - Curitiba |
Portal das Cafeterias |
Poços de Caldas está situada no sul do estado de Minas Gerais, uma das regiões de produção de cafés de altíssima qualidade no Brasil. Infelizmente ainda não temos nenhuma cafeteria que tenha aderido à proposta do café suspenso ou compartilhado.
Recentemente, a Confraria do Café do Sul de Minas lançou em seu blog uma postagem sobre o tema e propôs a discussão em sua página no Facebook. Leitores consumidores sensibilizados, agora é hora de sensibilizar os donos de bares e cafeterias. Afinal, gentileza gera gentileza. Saber que um determinado estabelecimento traz consigo valores de sustentabilidade (vale lembrar que o termo diz respeito inicialmente ao cuidado com o outro, expandindo-se para tudo que faz referência a melhoria da qualidade de vida de todos) e nos dá a oportunidade de exercitar atenção, cortesia , amabilidade, urbanidade, carinho... em um lugar muito especial!
Vamos difundir esta ideia?
Que tal se na próxima vez que você for tomar um café, perguntar ao atendente se há café suspenso ou se você poderia deixar um café pago para um desconhecido?
GUIA
Para saber mais:
- Caffè Sospenso - Documentário da Netflix
- Confraria do Café do Sul de Minas
Gentileza e experimentação; Você já ouviu falar em café suspenso?
O dia começa depois de uma xícara de café!
Com carinho,
Angela Caruso
Nenhum comentário:
Postar um comentário