Índice das receitas

quarta-feira, 23 de março de 2016

Páscoa, vamos arrumar a mesa


Os coelhinhos  invadiram a minha casa na semana passada. Agora é hora de resolver os detalhes para a decoração da mesa do domingo. 
Selecionei várias novas sugestões. Mas, como sempre afirmo: faça o melhor com o que tiver!
Flores, guardanapos em cores pastel, louça clara,  já harmonizam o ambiente e convidam para a reunião em família. Inspire-se nas ideias de algumas amigas...

Minha querida Júlia do Ibiti Hotel Rural , está preparando lindos detalhes para a Páscoa e Monte Alegre do Sul. 


Foto: Julente2
Foto: Julente2
Mini suculentas nas cascas de ovos... detalhe que faz a diferença na mesa
Fotos Julente2
Célia Mineiro da Mesa e Afins me deixou animada com essa ideia das pegadinhas de coelho espalhadas pela mesa.


Que tal novos porta guardanapos? Podem ser feitos em papel scrapbook, até as crianças podem ajudar a recortar.


Adorei estes coelhinhos escondidos!

Mesmo que não haja detalhes alusivos a data, desejo que sua Páscoa seja de renovação de boas energia.

Com carinho,
Angela Caruso

domingo, 20 de março de 2016

Café, Brioche & Dança

Foto: Ana Siqueira
A mulher oriental tem muito a nos ensinar. Falo da mulher do oriente médio, aquela que nos fascina pelo mistério que carrega consigo. Mulheres guerreiras que sobrevivem a uma sociedade machista, mas que nos encantam com toda a feminilidade das vestimentas, dos olhos maquiados, da dança...

Foi sobre este tema -O resgate do poder feminino através da dança do ventre- que a Profa. Dra. Cláudia Bitencourt falou durante o Café & Brioche com Sabor de Saber, na edição de março.

Há muitas dúvidas sobre o local de origem da dança do ventre, mas a certeza é que ela existe desde a antiguidade e inicialmente era relacionada aos ritos sagrados, entre outros a fertilidade. A dança, exclusivamente feminina, diretamente associada à música, é caracterizada por movimentos e ondulações abdominais, de quadril, tronco, braços e mãos que vão sendo coordenados isoladamente ou não, de acordo com o ritmo da música. A performance segue o improviso e a imaginação de cada bailarina mantendo equilíbrio entre a regra e a liberdade de expressar seus sentimentos.

Curiosamente, a espada usada como acessório em algumas apresentações, é um simbolismo à paz. A mulher tira do homem a espada e mostra a ele, através da dança, uma função mais sublime, harmoniosa e bela que o uso na guerra. 

Outra curiosidade é a dança com véus. Ela não é originária dos países do oriente médio e sim, um adereço ocidental num processo de aculturação da dança, sobretudo para exibições que vão além dos grupos familiares: os palcos.

O café aconteceu no salão intermediário, entre a adega e o caramanchão
Novas participantes do Café & Brioche vieram prestigiar a tarde




Da cozinha do Chef Henrique Benedetti saíram os bolos, salada de frutas refrescante - manga com maracujá- , quirche de queijo acompanhada de salada colorida e os brioches recheados.





Para serem servidas nas mesas e degustadas durante a palestra,  Henrique preparou as tábuas de pão caseiro, pates e chip de batata doce - tudo feito na cozinha do Ollivia Gastronomia.



 Após sua fala e durante o serviço de café, Cláudia nos encantou com duas apresentações de dança.

Neste momento ela dança utilizando o véu



Além da profissão, Cláudia dedica algumas horas de sua semana para praticar e ensinar a dança do ventre em um projeto voluntário  para mulheres na terceira idade e meninas em situação de risco, na periferia de Poços de Caldas. Às quintas e sextas-feiras, dá aulas na Academia Performance para todas as mulheres que desejam aprender a dançar.

Como estamos no mês dedicado à mulher, Cláudia encerrou sua fala nos deixando uma reflexão:
"O que você faz, diariamente e conscientemente, para fortalecer seu lado feminino"? Vale dizer que o feminino não está apenas no ser mulher, mas em tudo o que mostra delicadeza, beleza, harmonia: uma mesa arrumada, uma flor num vaso e assim por diante.
Façamos nossa parte para que o mundo seja mais feminino, mais doce, mais feliz!

Com carinho, 
Angela Caruso

DICA:

Vamos dançar com Cláudia Bitencourt?
Performance Academia
Av. Dr. Reinaldo Arantes, 458 -Centro - Poços de Caldas
Aulas - para todas as idades - às quintas das 8:30 às 10:00 ou sextas das 16:00 às 17:00

SESC Poços de Caldas
Mulheres acima de 60 anos - 
Segundas feiras das 16:00 às 17:00

É possível ter aulas particulares ou formar grupos, basta fazer contato e combinar.
Contato: claubitencourt@yahoo.com
facebook.com/ClauBitencourtBellyDance?
Tel: 35- 99219-4159

GUIA:

Café & Brioche com Sabor de Saber
Toda segunda sexta-feira do mês 
Ollivia Gastronomia 
Av. João Pinheiro, 1131- Poços de Caldas, MG
Tel: 35- 3712 8077 ou 3721 5433

sexta-feira, 11 de março de 2016

Retratos - a essência feminina


Na antiguidade, os gregos desenvolveram uma arte representativa da beleza, da força e da virilidade idealizadas, influenciando a criação de padrões ao longo da história da humanidade até os dias atuais.
Em 1939 , o crítico de arte Théodore Duret teria feito o seguinte comentário sobre as obras de Pierre August Renoir: “Não creio que nenhum outro pintor tenha interpretado a mulher de maneira mais sedutora. O pincel de Renoir, rápido e leve, lhe dá graça, agilidade, abandono, faz a carne transparente, colore as maçãs do rosto e os lábios com um encarnado brilhante. As mulheres de Renoir nos enfeitiçam”. Renoir preocupava-se em produzir uma obra que agradasse ao olhar e nos brindou com uma coleção de retratos femininos, destacando sua beleza inserida na natureza com suas cores, formas e luzes. 

Sem qualquer pretensão de comparar técnicas, estilos, tempos, espaços, habilidades e talentos, damos um salto no tempo e espaço e inauguramos a programação 2016 do Paço do Saber - Espaço Cultural do Paço das Águas Shopping, com a exposição Retratos, de Carol Gobatto, que, munida de máquina fotográfica, acerta o foco no resgate da natureza original da mulher. 

Carol nos apresenta  a imagem da mulher comum e sem artifícios de maquiadores e cabeleireiros e nos revela naturalmente a beleza e a essência do feminino que transcende os padrões pré-estabelecidos nas capas de revistas. Em cada ensaio, uma história de vida ilustrada em espaços diversos e até inusitados, mas cheios de significados às modelos fotografadas. As mulheres de A Retratista, como é conhecida, nos conduzem à reflexão sobre o belo e o padrão idealizado.

Com a artista da noite, Carol Gobatto
Boas vindas aos convidados
Inauguramos o novo espaço - a Galeria do Paço do Saber
ao lado da Tenda do Habibi
Carol e suas modelos


Dona Lurdinha e Claudia Camilo...presenças ilustres!

Uma foto dentro de outra. Linda como raios de sol!


A modelo que virou garota propaganda da mostra.


Espaço lúdico: adesivo de moldura convida ao 'clic' 

Carol Gobatto
Rafael Moises, mais uma vez, nos ofereceu um coquetel especialmente preparado pela cozinha da Tenda do Habibi para a noite das mulheres!

Abrimos a temporada 2016 com chave de ouro: reunião de amigos numa linda exposição de arte!


DICA:
A proposta de A Retratista é maravilhosa. Caso tenha interesse em ser fotografada ou presentear uma mulher com um ensaio fotográfico, fica aqui a dica preciosa: consulte A Retratista.

GUIA: 

A Retratista 
Carol Gobato - Retratos femininos
(35) 98859-8937
aretratista.carol@gmail.com
www.facebook.com/aretratistacarolgobatto
Design Gráfico de Andréa Ferreira



Exposição: Retratos
Carol Gobato
De 11 de março a 20 de abril
Diariamente das 9:00 às 22:00
Paço do Saber - Espaço cultural do Paço das Águas Shopping
Rua Junqueiras, 500 - Centro - Poços de Caldas, MG





Com carinho a todos que apreciam o belo sem padrões pré estabelecidos.

Angela Caruso

terça-feira, 8 de março de 2016

Mini pizza de beringela


Sabe naqueles dias que você chega do trabalho e tem que preparar uma refeição rápida porque está em cima da hora de servir o almoço ou jantar?
Que tal uma receitinha fácil, deliciosa e saudável?
Vamos de berinjela " a Rainha dos Vegetais" segundo os indianos, por ser um dos alimentos mais versáteis e funcionais da culinária na Índia. Aqui não é muito diferente. Berinjela é quase sinônimo de curinga na cozinha.
Hoje, resolvi testar mais uma versão da tão famosa: Mini pizza de berinjela. 

Você vai precisar de:
1 berinjela
1 ou 2 tomates
muçarela
sal, pimenta, azeite, orégano a gosto
folhas de manjericão

Basta seguir  o passo a passo no vídeo


Receitinha testada e super aprovada. Servida com salada de folhas e suco de limão com manjericão. Para dias mais quentes é perfeito!


Pronta para ir ao forno
Foto: nata_vkusidey/ Thinkstock/ Getty Images



Bom apetite!

Angela Caruso

sábado, 5 de março de 2016

Fazendo arte



O propósito deste blog é sensibilizar e motivar as pessoas para vez ou outra, incluírem em suas agendas, encontros reais com pessoas e partilhar sonhos, ideias, experiências, interesses e até suas angustias e necessidades.Em verdade, está provado cientificamente que quem vive rodeado de bons amigos, ou se dispõe a conhecer novas pessoas, além de ter bichos de estimação, não se angustia nem se deprime com facilidade. Abrir a casa para receber ou marcar encontros em cafeterias, parques ou outros espaços de interesse é sempre muito salutar.
Que tal um encontro numa loja de artesanato? Exótico?? Hum... nem tanto!

Vou lhes contar uma linda história...


Em 2003, buscando desenvolver uma atividade que lhe proporcionasse prazer e felicidade e não apenas um trabalho lucrativo financeiramente, Deise Carrijo  fundou em Poços de Caldas o Ateliê Amor de Arte. "Eu queria um trabalho com significado e eu o encontrei!" , afirma Deise.

O Ateliê oferece cursos de Pintura Decorativa ( Country), Scrapbook, Scrapdecor, Scrapfesta. Agora em março, será lançado o curso de Pintura em tecido -tapetes de algodão crú, caminhos de mesa- e o mais novo desafio: atividades para crianças, com Denise Botelho. A proposta é desenvolver , a cada mês uma nova técnica: reciclagem, origami, pintura...O objetivo é desenvolver a criatividade, o olhar estético e o sentimento de autoria nas crianças.

Muito bem, mas e o convite para reunir as amigas numa loja de artesanato? Acontece que o Ateliê expandiu-se para uma loja recém inaugurada no centro da cidade a Amor de Arte. Além de peças e recortes em MDF de fabricação própria, é possível encontrar na loja, papéis para scrapbook , tintas e outros materiais para artesanato. Além de peças prontas para decoração ou presente, produzidas pelas alunas do Ateliê.
Uma mesa charmosa foi colocada num canto da loja para receber até cinco pessoas para uma oficina zás traz - Amor de Oficina. Agende um horário com a Deise, convide as amigas  e passe algumas horas produzindo uma peça para si, para presentear ou doar , enquanto colocam a conversa em dia e relaxe do stress da semana. Que tal?
Posso lhes garantir que se Deise pretendia uma trabalho que lhe trouxesse felicidade, ela a distribui com todos que ali chegam. Carisma e simpatia é o cartão de visitas deste espaço.
Um pouco da loja...


Scrapdecor - recortes Arte Madeira Joinville
Recordes em MDF com fundo branco, pronto para pintura
fabricação própria
 Recortes para decoração
Cadeira de Balanço infantil da Amor de Arte decorada com tecido
 

Revendedora da Arte Madeira Joinville
Arte Madeira Joinville, delicados recortes 
Fachada da loja na Rua Junqueiras

DICA:

Tempo de Páscoa, traga as crianças!
Aula gratuita para a criançada de 7 a 11 anos no Ateliê Amor de Arte somente dia 09/03 das 9h às 11h . A inscrição pode ser feita por telefone : 35- 3714- 3262  ou na loja. Serão confeccionados  estes coelhinhos. O material está incluso, reserve sua vaga!



GUIA:
Amor de Arte 
Ateliê: Rua Pedro Jansante, 17 – Country Clube, Poços de Caldas – MG - Tel: (35) 3714-3262
Loja na Rua Junquerias 416 - loja 06 - Centro - Poços de Caldas/MG

Arte Madeira Joinville
Rua Tenente Antônio João, 845 - Joinville - SC  - Tel: (47) 3472-0996


Viva a criatividade e a capacidade de produção humana!

Angela Caruso