João Carlos preparando o arroz de carreteiro |
O arroz de carreteiro, na minha opinião, é um prato muito masculino. Explico: sua origem se deu nos pampas gaúchos pelos tropeiros e carreteiros, como eram conhecidos no Rio Grande do Sul. Estes homens que saiam pelas matas, estradas ou picadas levando mercadorias e animais de lá para cá desenvolveram um cardápio nutritivo e possível de ser executados estando onde estivessem. Levavam consigo alimentos não perecíveis com facilidade: um pedaço de charque (carne seca ou carne de sol), arroz, alho e cebola, além da panela de ferro. O arroz de carreteiro era um prato que além de matar a fome do grupo, garantia energia para as longas viagens e hoje faz parte da tradicional gastronomia gaúcha.
Meu pai nasceu em Itajaí, Santa Catarina, e trouxe para São Paulo alguns hábitos do sul do país. Lembro-me de quando era menina, sentar-me no colo do papai para tomar chimarrão com ele. Mas, muito da culinária gaúcha chegou até nós por meu irmão caçula.
João Carlos é um desses homens que desenvolveu, ainda menino, a habilidade para a cozinha -afinal, com a mãe que temos, não poderia ser diferente- e posso garantir que o resultado de suas experiências é de altíssima qualidade.
Logo após terminar a faculdade de Engenharia em São Paulo, João Carlos foi morar em Caxias do Sul, na Serra Gaúcha. Sua inserção na cultura da região rendeu valorosos aprendizados da gastronomia local. Vale dizer que seu churrasco é o número 1 da família (com todo respeito ao nosso irmão mais velho que também prepara um bom churrasco). E o arroz de carreteiro é um dos prato que ele prepara muito bem aproveitando a carne que sobra do churrasco. Hoje ele vive com a família em Blumenau, e é da sua cozinha, que semanalmente saem as receitas de família ou aquelas aprendidas por onde passa.
Nesta época do ano, quando nos reunimos por alguns dias, churrasco e carreteiro fazem parte do cardápio da temporada.
Hoje, é ele quem vai para a cozinha!
Arroz de Carreteiro do João
Ingredientes:
carne assada, sobra do churrasco
2 cebolas
4 dentes de alho grandes
cheiro verde
3 tomates
3 xícaras ( chá) de arroz branco
Preparo:
Pique a cebola, o alho o tomate e a carne em cubinhos
Numa panela grande -se for de ferro, melhor ainda- refogue a cebola, o alho e o tomate em azeite
Acrescente a carne e em seguida o arroz
Tempere a gosto com sal e pimenta
Acrescente a água (sempre o dobro da medida de arroz)
Misture tudo muito bem
Quando o arroz estiver cozido, acrescente salsinha ou cebolinha por cima
DICAS do João
- substitua a carne do churrasco por carne seca:
. deixe a carne de molho para tirar um pouco do sal
. corte em cubinhos e cozinhe em água até que fique bem macia
. refogue a carne com os temperos conforme a receita descrita acima
- é possível acrescentar pimentão picado ao refogado, se o paladar aceitar
- um toque a mais no seu carreteiro: quando o arroz estiver seco, quebre alguns ovos sobre o arroz e tampe a panela - ele irá cozinhar com o vapor.
Bom apetite!
Angela Caruso
Nenhum comentário:
Postar um comentário