Índice das receitas

domingo, 29 de novembro de 2015

Mesas de Natal: O Desafio I - Erica Decor


Um abraço de Natal
A proposta é montar variadas mesas para dezembro: café da manhã, chá da tarde, jantar, almoço, ceia... Enfim, para todos aqueles momentos em que iremos receber amigos e familiares ao longo do mês para confraternizar nas proximidades do Natal ou eleger a decoração para a noite tão esperada. O desafio é usar o que se tem no armário e compor com  peças novas encontradas em lojas da cidade. 

Comecei minha andança pela Erica Decor:
Presentes e objetos de decoração em cerâmica é o forte desta lojinha -carinhosamente falando- super colorida que fica no centro de Poços de Caldas. Como não havia muita coisa específica de Natal, garimpei algumas peças em tons de vermelho, branco e verde e fui montando o meu quebra cabeças com o que tenho em meu armário e seguindo algumas sugestões valiosíssimas da Érica, proprietária da loja.


Para uma mesa de jantar.
As peças assinaladas vieram da Erica Decor.


O arranjo de flores foi montado numa peça de bambu que eu já tinha em casa
                                                                               

O porta-retratos recebeu uma mensagem carinhosa para o novo ano
Detalhe da vela em formato de rosa. 
Sousplat e porta-guardanapos foram feitos por mim em anos passados.
 O guardanapo era do enxoval da minha mãe.
Achei o arranjo de rosas vermelhas bem versátil: se trocarmos os sousplat e os porta guardanapos,
podemos compor uma linda mesa para qualquer ocasião com ele, não?
Heranças de família: a jarra e bandeja faziam parte da cristaleira da minha sogra.
Balde de gelo era do meu pai. O guardanapo e a toalhinha vieram do enxoval da minha mãe.

Para o café da manhã, trouxe para casa as peças assinaladas:


Fiquei encantada com esse abraço. Que tal ser símbolo deste Natal?
Guardanapos de papel foram presente da amiga Ana Paula Siqueira.
As peças são vendidas avulsas, o que nos dá uma vantagem
 para misturar cores e usá-las em outras ocasiões.
Veja como combinaram bem com minhas estrelinhas e jogos americanos natalinos




DICAS:

-Os guardanapos de papel que sobraram, se bem guardados -fechados e em lugar seco- podem voltar para a mesa no ano seguinte.
- Antes de sair comprando tudo o que vê pela frente, separe o que já existe nos seus armários. Assim, quando você for às compras, terá uma ideia do que seria interessante adquirir para acrescentar ao seu acervo de final de ano.
- Precisa de ajuda? É só chamar! 
- A Erica Decor recebe encomendas de arranjos e guirlandas e faz vendas on line, caso você tenha gostado de alguma coisa e more em outra cidade.

GUIA: 

Erica Decor 
Praça Dom Pedro II ( Praça dos Macacos), 47, Centro, Poços de Caldas, MG
Tel: (35) 3721-5197
https://www.facebook.com/EricaDecor/app/730463613663035/

Desafio cumprido!
Que tal? Quer participar do desafio? Mande fotos de sua mesa e conte como foi. Publicarei à medida que for recebendo material.
Na próxima semana: outras possibilidades, outra loja...


Angela Caruso

quarta-feira, 25 de novembro de 2015

De dentro do ônibus

Ao centro, Aline Carvalho e André Prado.
À direita, Dani Alvisi ,grande apoiadora. 
Sempre há um bom motivo para reunir pessoas, tomar um café ou um vinho e ter um tema interessante para conversar. Assim tem sido a proposta do Café & Brioche com Sabor de Saber, projeto que desenvolvo há quatro anos no Restaurante Ollivia Gastronomia. A mesma intenção se repete a cada vernissage no Paço do Saber - Espaço Cultural do Paço das Águas Shopping, tal qual aconteceu no último dia 18 de novembro.
Na ocasião, os amigos que vieram conhecer as crônicas de Aline Carvalho na mostra De dentro do Ônibus, foram recebidos com espumante e acepipes cuidadosamente preparados por Rafael Moises na cozinha da Tenda do Habibi.
Aline é uma dessas mulheres cheias de energia e entusiasmo. Além das atribuições profissionais, integra o grupo de canto de uma escola de música da cidade, e ainda dedica-se ao estudo da música e línguas. Em casa, administra uma família de médicos e o cuidado com os netos. Mas, não é só: Aline arrumou tempo para mais uma ocupação e a faz com maestria: escrever! Sem dúvidas, é preciso ter fôllego para acompanhar o pique  desta musa inspiradora.
Foi com esse mesmo entusiasmo que propus e concretizamos uma exposição inédita de seus textos: De dentro do ônibus - Crônicas de Aline Carvalho e Ilustrações de  André Prado, seu ex-aluno.


Muitas são as histórias que teríamos para contar dos momentos inusitados que vivemos dentro de ônibus, aviões, salas de espera, filas de banco... Momentos em que a homogeneidade e heterogeneidade se encontram: meros desconhecidos todos juntos e misturados, confinados em um espaço coletivo. No entanto, poucos se propõe a observar, registrar e socializar tais experiências.
Aline de Carvalho, apropriando-se das tecnologias da comunicação e informação, nos convida a fazer parte do trajeto Poços – São Paulo de carona no ônibus em que viaja. Com um celular nas mãos e uma rede social, registra e disponibiliza just in time detalhes da paisagem interna do veículo. Textos rápidos, divertidos, reflexivos, interessantes.
André Prado faz o mesmo trajeto semanalmente. Desloca-se sozinho em seu automóvel. Sem passageiros e sem diálogo interno no veículo, observa e registra o que vê do lado de fora, fotografando mentalmente detalhes de uma paisagem que se transforma e se mantém. Seu instrumento de comunicação são os pincéis e as tintas.
Nesta exposição, professora e ex-aluno se encontram no meio da estrada e registram com textos e ilustrações o que acontece De dentro do ônibus -e fora dele- enquanto ocorre o deslocamento coletivo, respeitando as escolhas individuais de como viver esse espaço de tempo que liga uma cidade a outra. 






Com Aline  e André já pensando na segunda edição das crônicas!

GUIA: 

Exposição: De dentro do ônibus - Crônicas de Aline Carvalho, ilustrações de André Prado
Paço do Saber - Espaço Cultural do Paço das Águas Shopping
De 19 nov a 06 de dez/2015                                                                                                                        
Reúna os amigos e vá visitar. Tomem um café na Cafeteria Letti ou um jantarzinho na Tenda do Habibi.

Angela Caruso                 

quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Café & Brioche com Frida Kahlo


Uma tarde de primavera dedicada à história de vida e obra de Frida Kahlo foi a programação da edição de novembro do Café & Brioche com Sabor de Saber. 
Frida Kahlo não foi apenas a pintora mexicana. Foi uma mulher além do seu tempo. Viveu intensamente suas dores e paixões, tornando-se ícone na moda colorida e floral, na produção artística reveladora, entre outros, de militância feminista e em sua íntima ligação com a cozinha. Era lá que preparava com afinco pratos da culinária mexicana para seu grande amor, o marido Diego.
A fotógrafa, documentarista e arte-educadora Dani Alvisi foi a mediadora da tarde que, com muita propriedade, envolveu a todos com detalhes sobre vida da artista. Sua fala foi ilustrada com lindas fotos da artista revelando a beleza e a força de uma mulher que deixou como legado, além das obras de arte, uma lição de vida: amor e superação.

Dani Alvisi




A decoração das mesas fez referência às cores fortes e o floral, marca registrada da artista tanto em suas obras como em seu modo de vestir. 


À mesa, um bolo de milho, receita de Kahlo, bolo de churros, tortas e outras delícias, além de guacamole, tortilhas e outras receitas mexicanas - direto da cozinha do Chef Henrique Benedetti.

Escultura na melancia para servir a salada de frutas

O Café & Brioche retorna em março de 2016. No entanto, o sucesso do tema inspirou um jantar temático no Ollivia Gastronomia, inaugurando um novo projeto, Nesta mesa tem Cultura, apresentando, no dia 26 de novembro,  Na mesa com Frida Kahlo. O Chef Henrique reproduzirá a gastronomia mexicana enquanto a Fotógrafa e Arte-Educadora Dani Alvisi nos revela a trajetória de vida, as experiências culinárias e as obras desta artista tão polêmica. Uma mesa única receberá os convidados para o banquete, tal qual acontecia na Casa Azul, residência da artista, propondo uma integração coletiva. 


Dani Alvisi voltará no Nesta mesa tem Cultura com mais Frida Kahlo


GUIA

Estúdio Dani Alvisi Arte em fotografia
Rua Capitão Orlando Manhães Barreto, 14-1
Vila Miglioranzi - Poços de Caldas, MG
|35| 8848 3747
www.arteemfotografias.com
danialvisi@uol.com.br

Ollivia Gastronomia
Av. João Pinheiro, 1135 - Poços de Caldas
Telefone para reservas: (35) 3712-8077

Com flores, cores e sabores,
Angela Caruso

quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Confraria do Café no Festival 2015

...


A Confraria do Café do Sul de Minas marcou presença no 1º Festival do Café e  8º Concurso de qualidade Cafés de Poços de Caldas no último dia 31 de outubro. Foi minha primeira participação como confreira e fiz questão de levar algumas das minhas receitas.
Para o evento, preparamos receitas a base de café - cupcake, biscoito e geleia - além do antepasto agridoce, biscoito de polvilho e patê de azeitonas, selecionadas para proporcionar adequada harmonização com o café servido. A proposta era oferecer aos visitantes uma experiência sensorial tendo o café como elemento principal. Exatamente como fazemos nas reuniões da confraria.
Para a decoração da mesa, instalada no Salão Norte do Espaço Cultural da Urca, escolhemos os tons de branco e marrom, e as orquídeas da Carlota Sanches, personalizaram a Confraria no ambiente. 




Cupcake de Café
Receita aqui - assei o bolo de café em forminhas de mini cupcakes
e decorei com buttercream de café 
Geleia de café - preparada pela Carlota Sanches
Lembram do meu 'antepasto de pimentão"? Foi a 'vedete' da nossa mesa.
Harmonizou muito bem com o café escolhido para ser servido aos visitantes.

No meio da tarde, a Confraria ofereceu um workshop " Como preparar um bom café", sob o comando da Confreira Carolina Martins , com direito a degustação e sorteio de brindes.



A Confreira Érica dos Anjos em entrevista a TV Plan 



GUIA:

   Confraria do Café do Sul de Minas
   Reuniões: primeira quinta-feira de cada mês, às 17hs ;
   Saiba mais: www.confrariadocafesm.wordpress.com
   facebook.com/Confraria-do-Cafe-do-Sul-de-Minas

No próximo ano estaremos lá!

Angela Caruso

domingo, 1 de novembro de 2015

Café, brioche e ... Café!

                                                   

"O Café nosso de cada dia: da lavoura à xícara!" foi o tema apresentado por Thiago Borba no Café & Brioche com Sabor de Saber do mês de outubro.
Thiago Borba é provador de café. O que ele faz? Prova, avalia e qualifica cafés com selo de 'especiais'. Para chegar até aqui ele precisou treinar os sentidos e (re)aprender aromas e sabores, além de vivenciar a rotina das fazendas convivendo com todos os envolvidos na produção da bebida mais popular no país.

Um pouco de história:
A planta, originária da Etiópia, ainda faz parte da vegetação natural daquele país. Mas, a propagação da cultura do café é responsabilidade da Arábia Saudita, que até o século XVII manteve-se como único produtor. Em 1615 o café chega ao continente europeu, sendo muito apreciado e consumido proporcionou a expansão do plantio em países africanos e continente americano graças aos colonizadores europeus. 
No Brasil, as primeiras mudas de café foram trazidas clandestinamente pelo Sargento-Mor Francisco de Mello Palheta. As condições climáticas no território brasileiro foram extremamente favoráveis para a expansão da produção cafeeira estabelecida inicialmente no Vale do Rio Paraíba.
O café teve tanta importância que deu inicio, em 1825, ao novo ciclo econômico no pais. O café, por pelo menos um século, foi considerado a riqueza brasileira, responsável pelo desenvolvimento econômico e o fortalecendo as relações internacionais de comércio.  Atualmente o Brasil é o maior produtor mundial de café, sendo responsável por 30% do mercado internacional.
O hábito de tomar café se expande pelo mundo. As primeiras cafeterias surgiram em Meca, motivadas  pela proibição ao consumo de bebidas alcoólicas impostas pela  religião  muçulmana. As Kaveh Kanes, como eram conhecidas, tornaram-se pontos de encontro onde se podia passar algumas horas tomando café, ouvindo música, discutindo assuntos políticos, religiosos ou reuniões de negócios ou lazer.
Curiosamente, o café era tão relevante na cultura oriental que uma lei turca foi promulgada em 1475 dando a mulher a permissão para pedir divórcio, caso o marido fosse incapaz de lhe prover uma quantidade diária da bebida.
A produção cafeeira se expande e com ela consumidores mais exigentes. As cafeterias ganharam destaques e a bebida diferentes técnicas de preparo. Os grãos cada vez mais estudados para atender ao paladar  mais exigente. Cafés especiais invadiram as prateleiras assim como as lojas especializadas em maquinários, acessórios e pó. Festivais e campeonatos promovem os produtores e movem a economia local e global. Conhecer um pouco mais desta bebida nos leva a repensar o valor cobrado pelo cafezinho nos bares, restaurantes ou mesmo cafeterias.

Decoração : passadeiras rosa e azul compondo com a palha



Grãos de café

O preparo da bebida  é um ritual que reúne as pessoas em volta de quem o prepara. O café é, na minha modesta opinião, a bebida mais agregadora. Ela simplesmente reúne as pessoas. Não sei se Epicuro, filosofo pós-socrático tomou café em sua época, mas certamente ele chamaria nossa atenção: em busca da felicidade, não tome café sozinho!
O café servido nesta edição, é claro, foi preparado por Thiago Borba, com auxilio de sua assistente Angel. Foi quase um workshop: informações sobre a temperatura da água, quantidade de pó, cuidados com o filtro, etc.


Thiago Borba explica a preparação do café


O café especial foi harmonizado com doces e salgados que saíram da cozinha do chef Henrique. E o evento mais uma vez cumpriu seu papel de reunir amigos, formar novas amizades, fortalecer as relações entre as pessoas.

Ao centro: rocambole com calda de café


GUIA:

Ollivia Gastronomia
Av. João Pinheiro, 1135 - Centro- Poços de Caldas, MG
Fone: 35- 3712.8077

Thiago Borba
Burgeon - Speciality Coffee Trading
borba@burgeon.com.br

Aceita um café?
Com carinho,
Angela Caruso