Índice das receitas

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Bolo de café combina até com defesa de doutorado!

 
 
 
Exatamente hoje faz sete anos que vim morar em Poços de Caldas. Família e amigos mais próximos sabem que não foi uma adaptação tão fácil como eu imaginava que seria. Mas, concordando com Jean Paul Sartre, a vida é construída a partir das escolhas que fazemos -somos condenados a ser livres, fazemos nossas escolhas e nos responsabilizamos por elas. Escolhi não desistir, e vencer todas as dificuldades que foram surgindo, mesmo que levasse algum tempo. A primeira amizade que conquistei nesta nova vida foi de Fernanda Mendes Resende, quando fui trabalhar na PUC-Minas, sete meses depois da minha mudança.
Esta amizade se fortaleceu a partir de uma reunião em minha casa, num sábado à tarde, para discutirmos os rumos de um projeto que iríamos desenvolver na universidade. Neste dia acho que falamos muito mais de nós do que da tarefa que tínhamos para realizar. Que ótimo! Se não fosse assim não teríamos virado 'super' grandes amigas. Na ocasião, preparei um bolo de café para o coffee break, o qual a Fernanda adorou e sempre que eu sirvo ela faz menção à primeira vez que veio à minha casa.
 
Na tarde de hoje, Fernanda defendeu sua tese de doutorado em educação na Universidade de São Paulo e, para comemorar, preparei o bolo de café em sua homenagem.
 
Bolo de café com calda de chocolate
 
Ingredientes:
- 100 g de manteiga em temperatura ambiente
- 1 1/3 de xícara (chá) de açúcar mascavo apertado na xícara
- 3 ovos grandes
- 3/4 de xícara (chá) de café coado bem forte
- 1 colher (sopa) de essência de baunilha
- 2 xícaras  (chá) de farinha de trigo
- 1/2 colher (sopa) de fermento em pó
 
Preparo
- comece aquecendo o forno e untando e polvilhando uma forma de buraco no meio de 23 cm de diâmetro;
- na batedeira, bata a manteiga o açúcar e os ovos até obter uma mistura cremosa.
- junte o café e a baunilha e bata rapidamente.
- acrescente a farinha e o fermento e misture.
- despeje a massa na forma e leve ao forno por 30 minutos ou até que enfiando um  palito no centro ele saia limpo.
- retire do forno deixe esfriar um pouco para desenformar.
 
Calda de chocolate
90 g chocolate meio amargo
- 2 colheres de açúcar
- 1/4 de xícara (chá) de água
- 2 colheres (sopa) de café coado
- 1 colher (sopa) de manteiga
- 1 colher (chá) essência de baunilha
 
Preparo:
- pique o chocolate e reserve
- dissolva o açúcar na água e leve ao fogo
- despeje sobre o chocolate: a calda de açúcar e em seguida o café quente
- mexa com uma colher de pau pra ajudar a derreter o chocolate
- acrescente a manteiga e a baunilha
- continue mexendo até dissolver por completo
- cubra o bolo com parte de calda e deixe o restante para servir à parte.
 
Observe que a calda é a mesma que usei na mousse de manga do post anterior. Ela vai muito bem em sorvetes e no preparo dos drinks de café sugeridos pelo barista Emerson Nascimento.
Este bolo, quando acompanhado de uma bola de sorvete de creme, transforma-se numa deliciosa sobremesa. Ou apenas com uma xícara de café, um chazinho ou um espumante, afinal hoje é dia de comemoração.

 
Parabéns querida amiga, 'Doutora' Fernanda Resende, por mais esta conquista! Sucesso!
 
 
Com carinho,
Angela Caruso
 
 
 

domingo, 22 de fevereiro de 2015

Mousse de manga para homenagear as mulheres notáveis!

 
 
Depois de alguns dias "hibernando" no escritório, preparando minhas aulas para a faculdade, resolvi passar o sábado na cozinha preparando algumas guloseimas. Uma delas é esta receita de mousse -muito fácil de preparar- e que leva um detalhe especial: é adoçada com a própria fruta. Isto é, não tem adição de açúcar.
Pela manhã fui ao mercado e escolhi duas mangas bem maduras, o que resultou em duas frutas   extremamente suculentas e doces. Servi com uma calda de chocolate e decorei com folhas de hortelã colhidas no meu próprio canteiro de ervas.
 
Mousse de manga com calda de chocolate
(rende 10 porções)

Bata no liquidificador :
- 2 mangas maduras cortada em cubos,
- 1 lata de creme de leite,
- um pacotinho de gelatina sem sabor (siga as instruções da embalagem para hidratá-la)
- uma xícara de chá de água.

Despeje em taças e leve para gelar .
 
Calda de chocolate:
- 90 g chocolate meio amargo
- 2 colheres de açúcar
- 1/4 de xícara (chá) de água
- 2 colheres (sopa) de café coado
- 1 colher (sopa) de manteiga
- 1 colher (chá) essência de baunilha
 
Preparo:
- pique o chocolate e reserve
- dissolva o açúcar na água e leve ao fogo
- despeje sobre o chocolate a calda de açúcar e em seguida o café quente
- mexa com uma colher de pau pra ajudar a derreter o chocolate
- acrescente a manteiga e a baunilha
- continue mexendo até dissolver por completo
 
Para servir, decore com a calda e uma folha de hortelã.

 
 
A combinação de cores e sabores é perfeita. Uma elegante sobremesa que resolvi dedicar para "As Mulheres Notáveis" que fazem parte da minha vida.
Aproveito para convidar a todos para a exposição -de mesmo nome- organizada por minhas amigas Luciana Marinoni e Carolina Cagnani Brasileiro. A exposição, inaugurada neste sábado, contou com a presença da maratonista Giovanna Costa Martins, vencedora da maratona Disney 2015, fica em cartaz até 31 de março no Shopping Poços de Caldas e faz parte do evento Corrida de Mulheres, que acontece em 8 de março - Dia Internacional da Mulher.
Estes são momentos não só de prestar homenagens, mas de encontros, bate papo, troca de ideias, fazer planos, sonhar juntas.
 
 
Mug hug by Ana Cristina Monteiro Leonel (mulher notável)

 
GUIA
 
"As Mulheres Notáveis" - de 21 de fevereiro a 31 de março - Shopping Poços de Caldas
 
Corrida de Mulheres - dia 08 de março - Poços de Caldas, MG - inscrições até dia 02 de março - para fazer sua inscrição acesse aqui .

Retalhos de Minas
 
Bom apetite!
Com carinho,
 
Angela Caruso

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Lanchinho sem lactose II

As boas noticias...
Existe no mercado, além do iogurte, outros ingredientes básicos  na substituição de alimentos à base de leite no preparo de receitas para quem sofre de intolerância à lactose.
Tenho encontrado, em vários  supermercados, queijo branco tipo minas e iogurte sem lactose da marca Verde Campo, mas a novidade agora é o creme de leite da mesma linha, o que abre um leque de novas opções no preparo de doces e salgados.
 


Para os sanduíches, gosto muito do queijo tipo prato e mussarela da marca Sin Lact  encontrados nas lojas do Pão de Açúcar em São Paulo. 
 
 
 
Apesar da variedade de produtos expostos nos sites dos laticínios, não é tão fácil assim encontramos todos tipos de queijo ou iogurte nos supermercados ou empórios indicados.

Para o lanchinho no meio da tarde, ainda aprecio o  da Danúbio, como já foi mencionado neste blog (veja aqui). A embalagem de vidro, como eu havia previsto,  virou lembrancinha do ' Dia da Amiga'
 



 GUIA



Produtos sem lactose de várias marcas:
  • Mundo Verde - vários endereços no Brasil e em Portugal- 
  • Supermercados San Michel - Poços de Caldas
  • Supermercado Pão de Açúcar - São Paulo

Aproveite!

Angela Caruso

sábado, 14 de fevereiro de 2015

O Café nosso de cada dia



A convite da Spress Café, participei do workshop Métodos de Preparo de Café & Novos Drinks, e levei comigo um grupo de oito amigos. Afinal, não sei se Epicuro tomava café na Grécia do século III a. C., mas certamente ele diria que não importa o café, mas com quem você o aprecia. E como afirmou nosso mestre da tarde, o barista Emerson Nascimento, adepto ao estilo slow coffee, "o café é a bebida do encontro. É para estar junto e conversar, sem pressa!"
E assim fizemos: aprendemos muito, conversamos, compartilhamos os drinks e reforçamos os laços de amizade.

Nosso barista selecionou algumas técnicas diferenciadas de como preparar o café nosso de cada dia. Esta incrível experiência sensorial -olfato, visão e gustação- nos permitiu perceber as possíveis alterações no sabor e no aroma do café apenas modificando os utensílios usados.

Para começar:

1. Escolha um café de boa qualidade. Emerson orienta que seja 100% arábica. Segundo ele, o ideal para um café especial é que tenha ponto médio de torra e que seja moído na hora. Antes da invenção das embalagens a vácuo, dos sachês e das cápsulas, costumávamos comprar café moído na hora. Felizmente esse hábito está de volta. Existem pequenos moedores de café  para que se possa moer os grãos na quantidade necessária para servir na hora, o que significa que podemos tomar um café especial a qualquer hora e em qualquer lugar.

Moedores manuais a partir de R$ 50,00 e os elétricos a partir de R$ 80,00

 2. Os filtros de papel devem ser lavados antes de serem usados para retirada de resíduos do papel. Basta escaldá-los com um pouco de água quente.

3. Use a proporção de 10 gr de pó de café (uma colher de sopa) para cada 100 ml de água filtrada ou mineral, de preferência a uma temperatura de 90 graus.

4. Ao coar o café, inicie com uma pré-infusão de 30 segundos para depois colocar o restante da água. Nunca mexa o café no coador durante esse processo. E lembre-se: quanto mais demorado o processo de filtragem do café, mais amarga será a bebida.

6. As xícaras devem estar aquecidas para receber a bebida, de modo a manter o café quente ao ser servido.

7. Procure fazer café na medida certa do consumo do momento, isto é, evite que sobre. Esqueça a garrafa térmica! Depois de algum tempo o café armazenado na garrafa entra em processo de fermentação tornando a bebida insalubre para ser consumida. A garrafa térmica é boa aliada para se levada a mesa e manter a temperatura desejada apenas durante o período que for servido. Se houver sobras, descarte!

Cafeteiras e seus preparos:

Por infusão

- Cafeteira Francesa



Café no fundo e água. Fecha-se a tampa e após 4 minutos de infusão, pressiona-se a válvula e... Voilà!


- Clever Coffee Dripper


Apenas um suporte para coador de papel? Sim e não! Trata-se de um sistema que possui uma válvula que abre apenas quando ajustado a uma jarra, bule ou xícara na hora de coar. O pó de café é colocado no fundo do coador (que já foi lavado, lembra?), depois a água e após os 4 minutos de infusão, ajusta-se o suporte ao bule abrindo a válvula para filtrar o café.



Na minha opinião, este foi o café mais saboroso da tarde.
Andei pesquisando o preço, é possível adquirir por R$ 70,00 no site do Coador Dourado.


Café coado

- HarioV60

O suporte para o coador, desenvolvido por pesquisadores japoneses, permite que o líquido percorra quase em espiral até o final do funil para filtrar o café. Além do mais, tem furos mais largos para que a filtragem ocorra mais rapidamente. Faz parte do conjunto um estiloso decanter de vidro para servir o café.
Vale lembrar que é importante escaldar o filtro para retirada dos resíduos do papel antes de colocar o pó e fazer a pré infusão por 30 segundos antes de colocar toda a água. A dica preciosa para colocar a água na medida certa é posicionar o decanter sobre uma balança.







- Chemex

Neste caso o coador de papel é colocado diretamente no decanter, que tem um charmoso formato de ampulheta. Segue-se o mesmo ritual do processo anterior: limpar coador e fazer pré infusão de 30 segundos.






Por pressão


- Cafeteira Italiana

Criada pelo italiano  Alfonso Bialetti em 1933. Segundo consta, Bialetti inspirou-se no funcionamento de uma máquina de lavar para criar uma cafeteira capaz de preparar um café forte e encorpado na chama do fogão, funcionando a pressão.
- Sifão
Damos um salto até o inicio do século 19 e conhecemos uma outra forma um tanto inusitada de preparar o café. Trata-se do Sifão, uma engenhoca criada em 1830 por um alemão apreciador de café, que lembra muito um laboratório de química mas sem perder o charme da magia de se produzir uma bebida especial.
Uma chama é acessa na parte inferior até que a água esquente e suba até a parte superior fazendo contato com o café, fazendo o processo de filtragem.
Na minha opinião, o Sr. Bialetti se inspirou foi neste evento alemão e não na máquina de lavar.




Ibrik - Café Turco
O método mais antigo de se preparar a bebida que se tem noticias. Diz a lenda que ...
"no século IX, um pastor de cabras etíope, de nome Kaldi, notou que seu rebanho ficava mais agitado e bem disposto quando comia frutinhas vermelhas de um arbusto típico da região. Comentando o fato com um monge, este decidiu experimentar a frutinha em uma infusão com água quente. O monge então notou que a infusão lhe deixava mais desperto e apto a rezar e  ler durante muito tempo, sem que caísse no sono. A bebida, então, teria se difundido entre os religiosos da região, até alcançar o Iêmen, onde a planta foi cultivada pela primeira vez. A bebida difundiu-se amplamente pelo mundo árabe, beneficiando-se da proibição imposta às bebidas alcoólicas pela religião islâmica. Com a expansão turca na Europa, a partir do século XV, os europeus tomaram conhecimento da bebida..." (fonte:http://pt.wikibooks.org/wiki/Caf%C3%A9/Hist%C3%B3ria)

As pequenas "panelinhas" têm cabos longos para não queimar as mãos. Café e água são misturados e levados ao fogo e depois servido em xícaras. Nota-se que não é coado, por isso, Emerson recomenda que se use um pó de moagem bem fina. Veja neste vídeo como prepará-lo. O mais inusitado deste café é a leitura da borra do café deixada no fundo da xícara como previsão do futuro de quem bebeu o café ali.




Drinks
Para animar a tarde de todos, Emerson preparou sete receitas de drinks frios e quentes, alcoólicos e sem álcool,  tendo o café como ingrediente central. Como estamos em pleno verão, vou deixar aqui duas receitas frias.

Ice Oreo
(para duas taças)
Bater no liquidificador:
- 2 biscoitos Oreo,
- 4 bolas de sorvete de creme,
- 30 ml de café espresso
- 40 ml de leite
Deixe escorrer calda de chocolate nas laterais dos copos, despeje a bebida e decore com chantilly e um biscoito.

Ice Oreo

Mineirinho
(receita para duas taças)
- Decore uma taça com doce leite passando o doce nas paredes da taça com a ajuda de uma colher.
- Bata no liquidificador:
  - 4 colheres de sopa de doce de leite
  - espresso duplo curto
  - 30 ml de cachaça
  - pedras de café congelado (gelo)






Socializarei as outras receitas em breve.

Nem preciso dizer que terminamos a tarde todos lépidos e fagueiros. Ah! A vida é bela, o amor é lindo e a felicidade até existe!

Parabenizo a equipe da Spress Café pelo evento e especialmente ao barista Emerson Nascimento pelas orientações. Podem contar conosco no próximo workshop!


DICAS



- Para comprar café de qualidade em pó ou sachê, prefira ir até o espaço Spress Café. A equipe da Aline recebe os clientes com muita simpatia auxiliando-os na escolha do pó ou orientando quanto ao uso das cafeteiras. Além do mais,  o lugar é muito aconchegante!


GUIA

Spress Café - Café Gourmet do Brasil
Rua Piaui, 138 - Poços de Caldas - MG
F: 35- 3722 8868


E então? Aceita um café?

Com carinho,

Angela Caruso

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Bebidas refrescantes - Limão, gengibre e manjericão





Para os dias mais quentes, bebidas que matam a sede e hidratam o corpo de modo saudável.
Minha fiel escudeira, Eleusa Maria e eu temos feito algumas experiências na cozinha na área de 'bebidas'. Semana passada ela abriu uma das minhas revistas de comida vegetariana e exclamou: _"Hummm! Esse suco deve ser bom hein, D. Angela?!"
 
Resolvemos experimentar na hora do almoço.
 
Muito simples:
 
- Suco de dois limões;
- 10 folhas de manjericão
- Um pedaço de gengibre
- 6 xícaras de água filtrada ou mineral
- Açúcar a gosto
 
Bater tudo no liquidificador, adoçar e servir com pedras de gelo.
 
Provamos e aprovamos!


DICA

- Cuidado com o gengibre para que não fique tão picante.

Experimente, comente. Troca receitas conosco!

Com carinho,

Angela Caruso

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Calendário de eventos - Chá de Verão!



Uma das propostas deste blog é incentivar a arte do encontro. Por isso, se há algo que me dá muito prazer é criar eventos a fim de reunir pessoas queridas, interessantes, que possam proporcionar algumas horas de entretenimento e aprendizagem. Tenho me incomodado muito com mensagens de aniversário virtual e se elas não acontecem também ao vivo e em cores. Sim, as tecnologias da comunicação e informação são fantásticas. Uso e abuso delas, afinal são meus instrumentos para chamar amigos para bons encontros reais.

Ao longo dos últimos cinco anos tenho construído um calendário de eventos que realizo  em minha casa -na cozinha, no quintal ou no jardim- com temas e convidados específicos, pois aprendi com meu pai que às vezes é melhor não misturar amigos e família, a menos que todos já se conheçam e tenham um pouco de intimidade, ou misturar grupos de interesses distintos para não corrermos o risco de  alguém se sentir 'peixinho fora d'água' e achar que a reunião foi uma chatice. Portanto, receber é também a arte de integrar pessoas e fazer com que todos tenham vontade de voltar.

Até o ano passado meu calendário começava apenas no final de março com um café e bolo entre amigas e um almoço com a família para comemorar meu aniversário. Depois, Festa Junina, Dia da Amiga, Dia do Sobrinho, entrada da primavera e o aniversário do marido em dezembro para fechar o ano. Mas 2015 ganhou um novo evento logo em janeiro. Ainda não tem um nome "oficial", mas a ideia brotou numa numa aula de yoga. Surgiu do assunto pães -fazer pão artesanal, receitas, significado do pão...- e pronto, logo fiz a proposta: vamos marcar um café dos pães lá em casa?

E assim fizemos!
Cada uma trouxe uma receita pronta para compartilhar e ensinar como fazer (bem estilo Festa do Filó). Um dos pães -biscoito fofo- foi preparado durante o encontro, assim como o chá de lavanda (publicados nos posts anteriores) e o chá de jasmim em flor. A mesa foi arrumada no jardim com o tema lavanda e as conversas foram infinitas. Mais tarde os maridos apareceram e o encontro durou até às onze da noite sob um céu estrelado e temperatura agradável. Assim, abrimos as comemorações do ano com boas energias e novas amizades.

Neste dia Ana Paula praticamente assumiu minha cozinha: ensinou-nos a preparar o chá de jasmim, o bolo de de mel e maçã -tradicional nas comemorações do ano novo judaico- e o biscoito mole, receita bem mineira. Adorei!

Receita do bolo de mel e maçãs
Ingredientes para o bolo

2 1/3 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de chocolate em pó
1 colher (sopa) de cacau em pó
1/2 colher (chá) de canela em pó
2 colheres (chá) de fermento em pó
1 maçã verde grande
6 damascos
2/3 xícaras (chá) de nozes
4 ovos
1 1/3 xícara (chá) de açúcar
2/3 xícara (chá) de mel
1 xícara (chá) de óleo
2/3 xícara (chá) de chá preto forte

Modo de Preparo
1. Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média). Unte com óleo ou manteiga e polvilhe com farinha de trigo uma fôrma redonda de 24 cm de diâmetro.

2. Passe pela peneira a farinha de trigo, o chocolate em pó, o cacau em pó, a canela em pó e o fermento em pó. Misture delicadamente e reserve.

3. Prepare as frutas: corte a maçã em quatro partes, descarte as sementes e, usando a casca para proteger os dedos, rale na parte grossa do ralador (e descarte a casca); pique os damascos. Pique grosso as nozes. Reserve.

4. Na batedeira, bata os ovos até começar a espumar. Continue batendo em velocidade baixa e junte o açúcar aos poucos. Aumente a velocidade e bata, por cerca de 3 minutos, até a mistura ficar bem pálida.

5. Junte o mel e o óleo e bata apenas para misturar.

6. Reduza a velocidade da batedeira e junte os ingredientes secos e peneirados, alternando com o chá preto.

7. Pare de bater e misture as frutas com uma espátula. Transfira a massa para a fôrma preparada e leve para assar por cerca de 45 minutos. Espete um palito no centro da massa; se sair limpo, está pronto.

8. Deixe o bolo esfriar por 10 minutos, antes de virar.

9.Enquanto isso, prepare a cobertura de maçãs.

Ingredientes para a cobertura de maçãs:

3 maçãs verdes
1 1/2 colher (sopa) de manteiga
1/3 xícara (chá) de açúcar
1/3 xícara (chá) de mel
1 colher (chá) de canela em pó

Modo de Preparo
1. Lave, seque e corte as maçãs ao meio. Descarte as sementes e apoie a parte cortada na tábua. Fatie fino cada metade.

2. Numa frigideira larga ou panela média, junte a manteiga, o açúcar e as fatias de maçã. Leve ao fogo médio e deixe cozinhar por cerca 15 minutos, mexendo de vez em quando, até que as maçãs fiquem macias.

3. Baixe o fogo, adicione a canela e o mel e misture. Deixe cozinhar por mais 5 minutos, mexendo de vez em quando. Com um garfo, distribua as fatias de maçã sobre o bolo. Por último, regue com a calda que restou na frigideira. Sirva a seguir.(fonte: site panelinha)



 


Chá de jasmim

A incrível cerimônia do chá. Era apenas uma bolinha que se abriu em flor ao ser colocada em água quente transformando a água em um saboroso chá e, como dizia o filósofo chines Lin Yu Tang:
“Apreciar o chá só é possível numa atmosfera de amizade, prazer e sociabilidade”. Assim o fizemos.




Andei pesquisando descobri que há uma variedade de flores/sabores e é possível encontrá-las no Thalchá em São Paulo ou em lojas on line. Em Curitiba você pode experimentar o chá em flor no The Kettle - Chá com Simpatia. Ainda não conheço, mas me pareceu um lugar 'mágico' e está na minha lista de lugares para visitar.


GUIA

Onde encontrar o chá em flor - Flowewring Tea 

-Chá Yê - www.chaye.com.br/chas.php?c=10
-Talchá Tel: (11) 3078-4945 - www.talcha.com.br
  • Shopping Pátio Higienópolis  Tel: +55 11 3823 3744
  • Shopping JK Iguatemi  Tel: +55 11 3152 6744
  • Shopping Paulista  Tel: +55 11 3152 6744    
-The Kettlé - Chá com simpatia 
Alameda Prudente de Morais, 836 - Mercês - Curitiba Tel: (41) 3233.1978


Um tarde agradável com as amigas Regiane Rocha, Ana Paula Siqueira e Renata Ferreira. Anotem em suas agendas para janeiro de 2016. Obrigada!

Com carinho, 

Angela Caruso

terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Flores fazem a diferença

As margaridinhas foram colocadas em garrafas de água e
ganharam fitas para decorar a mesa do Dia da Amiga

Arranjos simples em vasos, garrafas, taças, bules. Seja qual for o recipiente ou a flor, os arranjos ganham status a partir da harmonia de cores e formas e a composição das mesas.
Flores no café da manhã avisam: seu dia será colorido. No almoço vai dizer: a vida é bela. No chá da tarde significa que é bom ter amigos e no jantar... você é muito especial.

Selecionei algumas ideias para exercitar criatividade, inspiração. Lembre-se: faça o melhor com o que tiver.


Gosto muito de dar outras funções para as peças


Flores singelas ficam mais graciosas em recipientes reaproveitados

Acrescentar seixos na água pode fazer a diferença 

Combinação simples e perfeita!


Flores do jardim em garrafas coloridas: só pode dar certo!








Famosos potinhos de papinha de bebê 



Reaproveitando os frascos de leite de coco
Reaproveitando caixas



"Menos é menos", afirmam minhas amigas da Casa em Festa, mas pode ser tudo e fazer muita diferença, principalmente se a flor vier do próprio jardim e os vasos frascos inusitados. Tudo é lindo quando se faz com carinho.

Que a vida seja como um arranjo de flores: luzes, cores e aromas.

Desfrutem,

Angela Caruso