Índice das receitas

segunda-feira, 2 de junho de 2014

Escondidinho do bem

Escondidinho é uma iguaria da cozinha nordestina brasileira. Muito popular por lá, sobretudo em Pernambuco, ganhou espaço nas mesas nos estados do sul e sudeste também. Originariamente preparado com mandioca e carne seca, foi sendo adaptado pelos 'chefes' que propuseram novas possibilidades respeitando ingredientes e paladares regionais, tais como bacalhau, frango, linguiça, carne moída, camarão, carne de siri, carne moída... Enfim, criatividade parece não ter limites quando o prato é Escondidinho. 

Nesta semana estaremos prestigiando o 6o. Festival De Escondidinho da Associação de Assistência aos Deficientes Visuais de Poços de Caldas - AADV-PC



Receita: Escondidinho de Carne Seca com Mandioquinha*

Ingredientes:

500 gr de carne seca
1 kg de mandioquinha*
1 colher de sopa de manteiga
1/2 xícara de leite
3 colheres de sopa de salsinha picada
1 cebola grande picada
3 dentes de alho picado
pimenta do reino moída
1 colher de chá de sal
1 xícara de parmesão ralado grosso

* também conhecida por batata baroa

Preparo:

Dessalgue a carne colocando-a de molho em água na noite do dia anterior para facilitar o preparo. Procure trocar a  água 3 ou 4 vezes.
Coloque a carne para cozinhar com água suficiente para cobrir em panela de pressão por cerca de 40 minutos. 
Enquanto isso, descasque a mandioquinha e cozinhe na água com pouco sal (1 colher de chá) ou no vapor até que ela esteja bem molinha  para fazer um purê. 
Escorra a mandioquinha, amasse com espremedor de batatas (ou com garfo, caso não o tenha), misture a manteiga e o leite fervendo mexendo bem. Reserve. 
Quando der o tempo da panela de pressão, destampe, desfie a carne, refogue o restante da cebola e do alho, coloque a carne desfiada, coloque 2 colheres de sopa do caldo que formou na panela, misture bem, adicione a salsinha e desligue o fogo. 
Num refratário, espalhe uma camada do purê no fundo. Coloque a carne e espalhe (se achar que a carne ficou seca demais, regue com um pouco mais do caldo que ficou na panela, coloque o restante do purê e espalhe cobrindo toda a travessa, salpique o parmesão e leve ao forno alto e pré- aquecido para gratinar por 20 minutos ou até ver que o queijo derreteu.
Como acompanhamento, sugiro servir com salada de folhas. Gosto muito de rúcula para acompanhar pratos com carne seca.
                                        
Foto: paineira.net

DICAS:


- Se não tiver tempo de deixar a carne seca de molho, experimente aferventar pelo menos quatro vezes antes de colocar na pressão.
- Experimente servir em porções individuais em mini panelinhas, ramequins ou outras tigelinhas refratárias que você tiver. Em porções menores e na linha do finger food, o Escondidinho faz sucesso em festas ou reuniões de amigos. 

Selecionei algumas peças:






GUIA 


- Um passeio na cidade de Pedreira-SP (a 130 km de São Paulo e 150 de Poços de Caldas) rende boas compras de porcelana utilitária a preços muito atrativos.

- Outra loja que oferece lindas peças é a Camicado - lojas em vários shoppings.


Bem, se puder, vá ao Festival do Escondidinho e nos encontraremos lá. Caso contrário prepare sua receita e conte as variações que costuma fazer neste prato.

Bom apetite!

Com carinho,

Angela Caruso






Nenhum comentário:

Postar um comentário