Índice das receitas

quinta-feira, 5 de abril de 2018

Mercados de Montevidéu

Resultado de imagem para mam montevideo
Foto: Trip Advisor
"Se viajar fosse de graça, 
certamente vocês nunca mais me veriam" 
"Viajar não é um luxo, é uma necessidade" 
"A vida é curta para viajar somente nas férias"
"Viajar é a única coisa que você compra e o faz mais rico"
...

Frases como estas nos motivam a fazer as malas ou ficar mais deprimido? Pois bem, sou uma viajante que não dispensa oportunidades de conhecer lugares e culturas diferentes. Em minha planilha de controle financeiro pessoal e da administração da casa, incluo despesas com viagens assim como flores fazem parte da lista de supermercado. Não, não, não! Estes não são itens supérfluos, ao contrário, temos a necessidade de viver em um ambiente que nos proporciona felicidade. Flores e viagens têm esse poder da mesma forma que um bom vinho, uma massa bem feita, um tablete de chocolate ou uma xícara de café. Digo sempre: viagens são projetos de vida!

Saímos para descobrir o Uruguai! Montamos nosso roteiro, compramos as passagens, aluguel de carro e reserva de hotéis em sites de reserva, fizemos as malas e lá fomos nós nos aventurarmos numa  terra linda, banhada pelo rio e pelo mar. Fomos apreciar um por do sol diferente a cada dia. Comida boa, vinho bom, azeite saboroso, chás maravilhosos, doces... nem vou comentar. Cidades limpas, conservadas, organizadas, cheias de história e beleza natural. Nesta postagem vou destacar apenas os mercados de Montevidéu, a capital desse pequeno país que tem quase o tamanho do nosso Estado do Paraná (199.315 km², enquanto o Uruguai tem 176.215 km² de extensão territorial). Um confortável par de tênis e disposição para caminhar os 22,2 Km da Rambla - avenida e calçadão à beira do Rio da  Prata - o viajante já se encanta com as paisagens que vão se formando ao longo do percurso entre conjuntos arquitetônicos e beleza natural. 

Seguindo pela Rambla sentido oeste chega-se ao porto e ali começa um roteiro pela cidade velha, com a primeira parada no Mercado del Puerto, bem em frente ao porto onde chegam os cruzeiros e trazem turistas de todas as partes mundo. Inaugurado em 1868, é um  prédio de belíssima estrutura de ferro que inicialmente era um mercado de frutas e verduras. Em 1975 foi tombado como Monumento Histórico Nacional e alguns anos depois, tornou-se um espaço gastronômico abrigando bares e restaurantes, na sua maioria especializados em carne. É quase um paraíso do churrasco. Logo cedo as grelhas são acessas e a carne vai sendo arrumada ali à vista dos clientes para a tradicional parrillada, deixando todo o ambiente entorpecido de fumaça, sons, cores e sabores tipicamente uruguaios. 



No lado de fora acontece uma feirinha de artesanato. Seguindo pelas ruas estreitas exclusivas para pedestres, encontramos várias lojas de artigos locais, cafeterias, bancas de frutas e verduras e antiquários.




Observe na foto: Banana del Brasil
A caminhada por este lado da cidade vale muito a pena. A arquitetura dos antigos edifícios, na maioria muito bem conservados, nos leva a uma viagem ao passado.
Uma sugestão: não deixe de tomar uma xícara de café na cafeteria Sinestesia, bem próximo ao Mercado do Porto; se quiser pode almoçar por lá -para os não adeptos da carne, eles oferecem sugestões bem deliciosas.
Cafeteria Sinestesia - Montevidéu 
Outro mercado que vale o passeio e a parada para almoço, café ou jantar é o Mercado Agrícola Montevideo - MAM. Construído entre 1905 e 1915, o edifício mantém preservada, apesar da reforma em 2013, toda a estrutura de ferro que veio de Bruxelas, adquirida pelo então presidente José Batlle numa de suas viagem à Bélgica. A arquitetura já é um presente aos olhos do visitante, tanto do lado de fora como no seu interior. No século 19 o mercado fazia o abastecimento de toda cidade com frutas e verduras vindas de todo o pais. Atualmente, é um verdadeiro shopping gastronômico. É possível encontrar de tudo para preparar em casa ou saborear as delicias nos restaurantes e cafeterias
Resultado de imagem para mam montevideo
                                                                Foto: Trip Advisor                                                                  





Viajar é isso: visitar museus, monumentos, paisagens e claro, os mercados, afinal eles nos contam parte da história e da cultural local.
Na próxima postagem sobre o Uruguai faremos o roteiro das casas de chá e cafeterias. 

GUIA:

Mercado del Puerto
Endereço: Piedras 237, 11000 Montevideo, Uruguai
Telefone: +598 291684

Sinestesia - Cafeteria
Endereço:Yacaré 1568, 11000 Montevideo, Uruguai
Telefone: +598 29169126

Mercado Agricola Montevideo 
Endereço: José L. Terra 2220, 11800 Montevideo, Uruguai
Telefone: +598 2200 9535 


Desfrutem!
Angela Caruso