Nestes 10 anos morando em Poços de Caldas pude acompanhar algumas mudanças e a chegada de boas novidades na cidade, sobretudo no que se refere a gastronomia. O post de hoje é uma sugestão de roteiro gastronômico para quem vem passear por aqui, por um dia ou mais, e para quem vive por aqui também, por que não?
Começaremos o roteiro pelo Mercado Municipal, que ao longo destes 115 anos participa ativamente da história da cidade. Um excelente lugar para provar e comprar queijos e doces da região, especiarias, farinhas e cachaças; além de frutas, verduras, carnes, cereais, etc. Artefatos em palha e tear também chamam a atenção do visitante.
Depois de uma volta pelos corredores, é hora de conhecer o piso superior, quase um mezanino na lateral do prédio que dá para a Rua Pernambuco - entrada principal do Mercado. Ao subir as escadas, é possível ter uma vista do mercado como um todo. Neste piso, o visitante vai encontrar duas lojas muito interessantes não só pela arquitetura rústica e elegante, como pelos produtos que oferecem.
A primeira parada é na Oli Soft - uma loja de produtos a base de azeite. Don Giovanni e o Boriello, azeites de excelente qualidade produzidos na região, além de outros. O forte da Oil Soft é o sabão artesanal que tem feito muito sucesso por sua propriedade hidratante. A fórmula desenvolvida pelo proprietário, o engenheiro agrônomo especializado em Olivicultura, Gabriel Bertozzi, foi baseada nas receitas tradicionais dos povos do mediterrâneo. Mais do que um cosmético natural à base de azeite, o sabão artesanal é uma verdadeira obra de arte. Se o Gabriel estiver lá, o visitante vai receber uma aula sobre o assunto.
Seguindo pelo mesmo corredor encontramos a Panedota, padaria artesanal que trabalha com fermentação natural da carismática Fábia Batel, uma advogada que resolveu trocar o tailleur pelo avental, o escritório pela cozinha e descobriu sua paixão. A Panedota oferece pães de vários sabores - com castanhas, frutas, azeitonas, integral... - além de geleias caseiras. Minha sugestão é ficar um tempo por aqui, tomar um café e observar a Fábia tirar o pão quentinho do forno. É irresistível!
Neste momento do passeio minha sugestão é conhecer uma casa centenária, antiga adega, que conserva os tonéis e maquinário da época em que produzia vinhos, o galinheiro, um jardim exuberante e o canteiro de ervas. Atualmente a antiga Chácara Vitti se converteu num restaurante que oferece pratos da cozinha brasileira, italiana e contemporânea, utilizando ingredientes produzidos na região. O Ollivia Gastronomia, sob o comando dos sócios Luciano Mussolin e o Chef Henrique Benedetti é um lugar para relaxar, provar vinhos da região, cervejas artesanais e apreciar uma culinária de excelência.
Poços de Caldas está situada numa das regiões de produção de café de altíssima qualidade do estado de Minas Gerais e porque não dizer, do país. Nestes últimos anos surgiram cafeterias com a proposta de oferecer cafés especiais - vale lembrar que a denominação especial é atribuída a cafés com classificação acima de 80 pontos. Continuando este roteiro, é hora de tomar café! Tenho duas sugestões de cafeterias: o Âncora Coffee House e o mais tradicional da cidade, o Sá Rosa.
O Âncora Coffee House, localizado no centro da cidade, oferece cafés especiais e com preparo diferenciado, isto é, você escolhe o tipo de café e como ele será servido. Prepare-se para ter uma aula sobre o tema e vivenciar um experimento interessante, afinal, o mesmo café preparado de forma diferente torna-se outra bebida. Comidinhas gostosas para acompanhar o cafezinho é o que não faltam. São dois endereços, um deles, a loja 2, tem uma proposta um pouco diferenciada de atendimento e o espaço permite atrações culturais como música e exposição de arte.
O Sá Rosa, uma cafeteria tradicional na cidade, oferece ao cliente cafés garimpados das regiões de melhor produção de café do pais: Sul de Minas, Alta Mogiana e Bahia. Os grãos são torrados na própria cafeteria, que serve um café fresco espresso ou coado na Hario, assim como outros drinks a base de café. Os bolos são fantasticamente deliciosos por aqui e o tradicional pão de queijo está sempre presente também. Para o visitante que vem passar o dia na cidade e chega bem cedo, o café da manhã no Sá Rosa é um verdadeiro banquete.
As duas cafeterias têm produtos à venda, caso seja do interesse levar para casa um bom café!
E para completar, vale uma visita aos parques da cidade, um banho de águas termais, ver a vista da cidade a partir da Serra São Domingos, Cristo Redentor, e conhecer a fábrica de Cristais Cá d'Oro, que também é uma marca registrada da cidade.
GUIA:
Oil Soft
Mercado Municipal, Piso superior, Box 10- Rua Pernambuco, s/n - Poços de Caldas
(35) 99161-3337
contatoolisoft@gmail.com
contatoolisoft@gmail.com
Panedota
Mercado Municipal, Piso Superior, Rua Pernambuco S/N - Poços de Caldas(35) 99811-0665
Ollivia Gastronomia
Avenida João Pinheiro, 1135, Poços de Caldas
(35) 3712-8077
Aberto para jantar de quarta a sábado e almoço sábados e domingos.
Ancora Coffee House
Rua Rio Grande do sul 1102, Poços de Caldas(35) 3715-9951
Loja 2 - Rua Junqueiras , 105
Sá Rosa Café
Rua Prefeito Chagas, 81, Poços de Caldas
contato@sarosacafé.com.br
(35) 3721-6577
Aberto de segunda a domingo
DICA:
Para saber mais sobre a história da cidade e algumas curiosidades do local, visite o site Memória de Poços
Desfrute de um dia de comilança pelo Sul de Minas!
Com carinho,
Angela Caruso