Época de Natal nos faz tirar do baú todas as tradições de família, especialmente aquelas que registradas nos cadernos de receitas da avó, da mãe , das tias...
Digo que em nossa casa, só é Natal quando, a mamma faz a distribuição -das tão esperadas - bolachinhas, de variadas receitas, que ela nos prepara com muito esmero e empacota individualmente para nos presentear.
Presentear com doces é um sinal de apreço ou afeto, segundo William Sitwell, autor do livro A História da Culinária em 100 receitas. Gosto muito disso: dar e receber doces.
Experimentei uma nova receita de biscoitos (ou seriam bolachinhas?) que combinam muito bem com a época natalina. Fez um sucesso por aqui e é uma alternativa para os presentinhos de Natal.
Biscoitos de Maple
Você irá precisar de:
150 g de manteiga
1 1/4 xícaras ( de chá) de açúcar
2 ovos
1/4 xícara de Maple*
3 colheres de chá de extrato de baunilha (observe que há diferença entre extrato e essência)
3 xícaras (de chá) farinha de trigo
3/4 colher (de chá) de fermento em pó
1/2 colher (de chá) de bicarbonato de sódio
1/2 colher (de chá) de sal
* Maple = xarope extraído da seiva bruta de árvores do gênero Acer - também conhecido como xarope de bordo ou maple syrup. É um melado tipico canadense usado, entre outros, nas panquecas.
Preparo:
1. Na batedeira, bata a manteiga e o açúcar até que formem um creme. Sem parar de bater, junte os ovos, um de cada vez e em seguida , adicione a baunilha. Fora da batedeira, acrescente gradualmente os ingredientes secos misturando tudo. Cubra e leve à geladeira por pelo menos 8 horas ou até estar em condições de ser manuseada.
2. Em uma superfície levemente enfarinhada, corte um pedaço da massa e abra com as mãos (será difícil para abrir com rolo , pois ela gruda na bancada), vá dando tapinhas até ter o tamanho para cortá-las com cortadores de biscoitos. Distribua os biscoitos numa assadeira- não precisa ser untada, mas preferi colocar com papel manteiga - deixando uma pequena distância entre eles.
3. Asse em forno (pre-aquecido), a 180º C, até dourarem. Deixe-os esfriar numa grade antes de guardá-los em potes ou embalá-los.
Uma receita rende muitos biscoitos!
Vai muito bem com café, chá e até vinho do Porto.
Você pode decorar os biscoitos com fios de chocolate derretido ou apenas passar no açúcar de confeiteiro. Eu gosto assim!
- Esta receita é baseada no blog Saboreando a Vida
- Livro: A História da Culinária em 100 receitas. William Sitwell - Publifolha - 2013
Desfrute!
Angela Caruso