Índice das receitas

quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Chá com Simpatia

                                                  
            
 Carta sobre a Felicidade foi escrito por volta do século II a. C. pelo filósofo Epicuro a um de seus discípulos -Mereceu. Trata-se de um livro pequeno no tamanho, porém enorme no significado de seu conteúdo. Nesta obra, o filósofo explica que o alcance da felicidade é possível desde que tenhamos uma vida bem analisada, deixemos o medo da morte de lado e saibamos aproveitar os momentos ao lado dos amigos. Entre outras orientações, Epicuro nos ensina que não importa o que tenhamos à mesa, mas com quem iremos dividi-la.  Sob sua influência nestes últimos anos, fiz uma reorganização nos valores que acredito serem importantes na minha vida e tratei de me dedicar a consumir cada vez mais cultura, preparar boas mesas e promover incríveis encontros entre pessoas queridas e interessantes. E mais: conhecer o maior número de pessoas com quem eu possa dialogar, trocar conhecimentos e dar boas risadas.

Há um ano, reuni umas amigas para um chá no meu jardim, numa tarde de verão, e experimentei -ao vivo e em cores- um chá de jasmim que ao ser colocado na água quente vai se transformando numa
linda flor. Fui pesquisar a respeito e encontrei uma casa em Curitiba que serve a cerimônia do chá. Muito bem: finalmente fui para Curitiba conhecer a casa: The Ketlle Chá com Simpatia.

Nem preciso dizer que Simpatia deveria ser o sobrenome de Bárbara, a proprietária que deixou o caixa sob o comando de uma funcionária para conversar conosco. A casa é um charme que, sem dúvidas remete, nas cidades frias na Europa, para onde todos vão se aquecer com uma xícara de chá, uma deliciosa fatia de bolo e um bom bate papo.

A decoração enche os olhos pelo bom gosto e aconchego oferecido a quem chega.



Foto: coquetelfashion.com
No  cardápio, tortas doces a base de frutas e castanhas, e lanchinhos salgados com opções sem glúten e lactose free, além de uma carta de chás que vai dos ingleses aos de frutas e ervas, até os ayurvédicos. E, claro, o chá em flor!

É possível levar para casa algumas delícias, tais como geleias, melado, bolachinhas e chás.


Para brindar uma tarde de passeio 'só meninas', escolhemos o chá Ayurvédico Pitta -capim limão, hortelã, folhas de amora, cardamomo, alcaçus, pétalas de rosa e malva- e para acompanhar, tortas doces.

Torta de pêra
Torta de aveia com creme de damasco
Flor de maçã
Com a amiga Rose Tosin e Bárbara, a proprietária da casa

Fica a dica: estando em Curitiba, vale a pena conhecer a casa que tem simpatia também no nome!

GUIA:

The Kettle Chá com Simpatia
Alameda Prudente de Moraes, 836 - Mercês, Curitiba - PR
Telefone:(41) 3233-1978
https://www.facebook.com/CasadeCha/


Com carinho,
Angela Caruso


quinta-feira, 4 de agosto de 2016

Torta de banana com crocante de castanha



Dia azul, sol dando brilho nas plantas do jardim, jasmim florido e perfumado, passarinhos perambulando lá fora... Toda inspiração para testar uma nova receita para a sobremesa, acompanhar o café ou chá da tarde, não importa. Para ser feliz é preciso uma dose de açúcar misturado com outros ingredientes igualmente saborosos.
Retirei a receita desta torta da Revista Cláudia de julho/16. Vamos prá cozinha?

Então, separe todos os ingredientes:



Para o crocante:

1 xícara (chá) de açúcar mascavo
1 1/2 xícara (chá) de castanha do pará picada
1 1/2 xícara (chá) de coco seco ralado








Para a torta:

2 ovos inteiros batidos
2 xícaras (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de óleo
2 colheres (chá) de canela em pó
1/4 de xícara (chá) de licor de cacau ( ou outro de sua preferencia)
suco de 1 limão
1/2 colher de (chá) de sal
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1/2 xícara (chá) de banana-nanica ( ou prata) picada
2 colheres (chá) de fermento químico em pó
manteiga para untar a forma

Preparo:

Crocante
em uma tigela misture todos os ingredientes e reserve



Torta
No liquidificador, junte os ovos, o açúcar, o óleo, a canela, o licor, o suco de limão e o sal.Bata até incorporar. Numa tigela, misture adicione a farinha, a banana e o fermento. Misture tudo com uma espátula. Transfira para uma forma untada e enfarinhada. Distribua o crocante por cima e leve ao forno por 45 minutos a 180 graus. Retire do forno, deixe esfriar um pouco e sirva ainda morna.

Saindo do forno




DICAS:

Vai muito bem com uma bola de sorvete de creme.
Sirva com chá, cafezinho ou ainda com um frizante.
Vou experimentar substituindo a banana por maçã que deve ficar tão bom quanto.

Divirta-se!
Angela Caruso