Das máquinas da revolução industrial ao uso das tecnologias da informação e comunicação, a vida, o trabalho, as relações sociais têm 'avançado' ou se alterado a galope. Se antes os bens eram marcados pelo conjunto 'terra, capital, trabalho, energia, matéria prima', hoje, segundo o professor Marcos Cavalcanti, vivemos numa época em que o conhecimento é o principal fator para se criar riqueza, e mesmo que o conjunto anterior ainda esteja presente na produção dos bens de consumo, o que se valoriza atualmente é o conhecimento embutido em cada elemento deste conjunto.
Nietzsche, ainda no século 19, chamava a atenção para a importância da arte em nossas vidas. Dizia: "vivemos graças ao caráter superficial de nosso intelecto, em uma ilusão perpétua. Para viver necessitamos da arte a cada momento, nossos olhos nos retêm formas, se nós mesmo educarmos gradualmente esse olho, veremos também reinar em nós uma força artística, uma força estética".
Em outras palavras, segundo explicação da professora Viviane Mosé, a relação que Nietzche estabelece da arte com a vida é que a arte nasce da imprecisão da vista, nossos olhos não conseguem ver e captar o todo já que as coisas são múltiplas e móveis. Ver é configurar, é escolher, é delimitar, ver é um gesto artístico, a arte nasce do próprio olhar. Se educarmos nossos olhos, nos desenvolveremos não apenas na capacidade de ver e configurar, mas veremos transbordar em nós uma força estética que para o filósofo é própria da vida.
A arte faz parte da vida humana e o conhecimento é uma riqueza infinita. Quanto mais compartilhamos os saberes, mais conhecermos. Quanto mais exercitarmos nosso olhar estético, mais ampliamos nossa visão de mundo -consequentemente, agregamos valor à nossa formação pessoal, profissional e as relações que estabelecemos com a vida e com as pessoas.
Unir arte e conhecimento é o propósito do 'Paço do Saber’, o novo Centro Cultural inaugurado no último dia 16 de julho em Poços de Caldas.
Instalado nas dependências do Paço das Águas Shopping, o Paço do Saber pretende consolidar-se como centro de divulgação, debate e disseminação de cultura geral ao público interessado a partir de dois grandes pilares:
- Cursos livres de curta duração, palestras e oficinas nas várias áreas do conhecimento – artes, cinema, filosofia, história, literatura, ciências sociais e outras, com professores especialistas e pesquisadores nas áreas;
- Exposições
de arte, apresentações musicais, saraus literários, entre outras manifestações
culturais.
Por ocasião
do lançamento, foi aberta a exposição coletiva “Os Caminhos de Poços”- fotos de Albert Cagnani, Claudio Ferro e Rubens Caruso Jr., que propõem um
diálogo entre si sobre a cidade e nos remetem aos seus vários caminhos e
cenários. A partir das lentes destes fotógrafos amadores, podemos refletir sobre o que Nitzsche chama de educarmos nossos olhos e fazer reinar em nós uma força artística, uma força estética. É esta relação com a arte que é o foco do Paço do Saber.
Os cursos permitirão a formação de grupos de debates de temas variados, mediados por um especialista, numa relação pedagógica que mobiliza o aprender pelo prazer e não pela obrigação. Aprender movido pelo desejo de aprofundar temas, descobrir novas ideias e caminhos.
A agenda dos cursos para julho/ agosto já está disponível para inscrições. São cinco temas distintos, iniciando já na próxima semana:
- "O novo ambiente de Marketing"
- Luciana Flora Perissinoto discute a nova relação cliente - consumidor - sustentabilidade.
Dia 22 de julho - quarta -feira - das 20 às 22;00 - módulo único
- “O Homem e seus feitos: a arte de dobrar papel- origami” -
Clara Tamaki Keusseyan conta desde a história do papel até as aplicações psicopedagógicas do origami.
Dias 29/07 , 05, 12 e 19/08 - quartas - feiras - das 14:30 às 16:30 - quatro módulos
- “Apreciando obras de arte” - Dani Alvisi nos leva para as galerias e nos ensina a 'ver' as obras de arte.
Dia 30/07 - quinta -feira - das 19 às 22:00 - módulo único
- "Introdução à História da Arte" - Dani Alvisi proporciona neste curso uma viagem ao mundo das artes desde a pré-história ao mundo contemporâneo.
Dias 13, 20 e 27/08 e 04 de setembro - quinta- feira - das 14:30 às 16:30 - quatro módulos
-"Plantas Medicinais"- Juliana Ribeiro trata dos mitos e verdades sobre as ervas medicinais e nos ensina o uso correto das ervas bem como o preparo dos chás.
Dias 13 e 20/08 - quintas - feiras - das 14 às 17:00 - módulo único
Aprendi com minha mãe Albina Santos e o amigo Mario Seguso que a vida é movida por novos projetos e com Jean Paul Sartre que são as nossas escolhas a bússola dos caminhos para a construção dos sonhos. O projeto "Paço do Saber" é uma construção resultante das minhas escolhas que se encontraram com as escolhas de Manuel Lotufo, Adriana Moraes e Andréa Ferreira. Juntos, nos unimos a um grupo de artistas e professores e toda a população ganha com isso.
Convido a todos a conhecerem e compartilharem esta ideia.
GUIA
Paço do Saber
Paço das Águas Shopping
Rua Junqueiras, 500 –
Centro - Poços de Caldas/MG
Com carinho,
Angela Caruso