Índice das receitas

segunda-feira, 27 de julho de 2015

Bolinho de churros



Bolinhos, churros, doce de leite, férias, crianças, frio... combinação perfeita. Resolvi testar a receita publicada na Revista Casa e Comida do mês de junho. Tudo de muito bom!!! É fácil de preparar, é baratinha, os bolinhos ficam lindinhos e o resultado final: é uma delicia!

Ingredientes
  • 1 ovo;
  • 150 g de açúcar;
  • 160 g de farinha de trigo;
  • 80 g de manteiga;
  • 120 ml de leite;
  • 1 colher (chá) de essência de baunilha;
  • 2 colheres (chá) de canela em pó;
  • 1 colher (café) de fermento em pó;
  • manteiga e farinha de trigo para untar e enfarinhar as forminhas.
  • açúcar e canela para polvilhar e doce de leite para finalizar


Modo de fazer
  1. Preaqueça o forno a 180°C. Unte com manteiga e enfarinhe uma fôrma própria para assar minibolinhos.
  2. Misture bem todos os ingredientes da massa numa vasilha (não precisa bater na batedeira). Despeje a massa nas forminhas, até preencher 3/4 das cavidades.

3. Leve para assar por aproximadamente 15-20 minutos. Retire do forno, espere esfriar um pouco, desenforme e deixe esfriar. 


4. Misture a canela e o açúcar e polvilhe sobre os bolinhos. Confeite com doce de leite e sirva.



Porta guardanapo é arte de Lilia Abreu - Argila Mãe


Que tal? Não é de dar água na boca? Minha sugestão é convidar as crianças para fazer bolinhos, vão adorar, pode ter certeza.
Com chá ou cafezinho, você escolhe o que acompanhar esta maravilha.

Bom apetite!

Angela Caruso

quarta-feira, 22 de julho de 2015

O Azul predomina nas mesas da Campinas Decor



No mínimo dois sentimentos são manifestados quando visitamos exposições de decoração: encantamento e a sensação de que precisamos mudar tudo em casa. A Campinas Decor é  uma mostra que ,na minha opinião, nos inspira a repensar os objetos de decoração que temos em casa, a posição de quadros e móveis, o uso dos espaços, a escolha de vasos, cores e etc. Ás vezes, basta mudar uma cadeira de lugar, dar outra função para uma peça  ou  trocar a capa de uma almofada que já temos um novo ambiente.
Estive visitando a Campinas Decor 2015 esta semana e confesso que desta vez tive dificuldade em eleger um dos 52 ambientes como o mais bonito. Tudo maravilhoso e exequível. 
Vamos às mesas? Sim, boas sugestões para arrumar a mesa e deixá-la atraente aos olhos de todos.
Reparem os tons de azul predominou este ano, contrastando com amarelo e o branco. Suculentas sempre presentes nos arranjos centrais.


Jogo americano de crochê ... só charme!








Esta foi a mesa que preparei para meus convidados no último sábado... Antes de ver a Campinas Decor... Sintonia pura!

Reuni todos os jogos americanos em tons de azul
para compor uma mesa para 14 pessoas
Misturei os pratos, todos brancos, assim como os porta guardanapos
Arranjos de lavanda colhidas no meu jardim
Mensagens carinhosas, sempre!
GUIA

- Campinas Decor 2015
Até 2 de agosto - Shopping Iguatemi Campinas - 1o.piso



Apenas desfrutem!
Angela Caruso

domingo, 19 de julho de 2015

Paço do Saber - um novo projeto!


Das máquinas da revolução industrial ao uso das tecnologias da informação e comunicação, a vida, o trabalho, as relações sociais têm 'avançado' ou se alterado a galope. Se antes os bens eram marcados pelo conjunto 'terra, capital, trabalho, energia, matéria prima', hoje, segundo o professor Marcos Cavalcanti, vivemos numa época em que o conhecimento é o principal fator para se criar riqueza, e mesmo que o conjunto anterior ainda esteja presente na produção dos bens de consumo, o que se valoriza atualmente é o conhecimento embutido em cada elemento deste conjunto. 

Nietzsche, ainda no século 19, chamava a atenção para a importância da arte em nossas vidas. Dizia: "vivemos graças ao caráter superficial de nosso intelecto, em uma ilusão perpétua. Para viver necessitamos da arte a cada momento, nossos olhos nos retêm formas, se nós mesmo educarmos gradualmente esse olho, veremos também reinar em nós uma força artística, uma força estética".

Em outras palavras, segundo explicação da professora Viviane Mosé, a relação que Nietzche estabelece da arte com a vida é que a arte nasce da imprecisão da vista, nossos olhos não conseguem ver e captar o todo já que as coisas são múltiplas e móveis.  Ver é configurar, é escolher, é delimitar, ver é um gesto artístico, a arte nasce do próprio olhar. Se educarmos nossos olhos, nos desenvolveremos não apenas na capacidade de ver e configurar, mas veremos transbordar em nós uma força estética que para o filósofo é própria da vida.

A arte faz parte da vida humana e o conhecimento é uma riqueza infinita. Quanto mais compartilhamos os saberes, mais conhecermos. Quanto mais exercitarmos nosso olhar estético, mais ampliamos nossa visão de mundo -consequentemente, agregamos valor à nossa formação pessoal, profissional e as relações que estabelecemos com a vida e com as pessoas.  

Unir arte e conhecimento é o propósito do 'Paço do Saber’, o novo Centro Cultural inaugurado no último dia 16 de julho em Poços de Caldas.
Instalado nas dependências do Paço das Águas Shopping, o Paço do Saber pretende consolidar-se como centro de divulgação, debate e disseminação de cultura geral ao público interessado a partir de dois grandes pilares: 

- Cursos livres de curta duração, palestras e oficinas nas várias áreas do conhecimento – artes, cinema, filosofia, história, literatura, ciências sociais e outras, com professores especialistas e pesquisadores nas áreas;

 - Exposições de arte, apresentações musicais, saraus literários, entre outras manifestações culturais.

Por ocasião do lançamento, foi aberta a exposição coletiva “Os Caminhos de Poços”- fotos de Albert Cagnani, Claudio Ferro e Rubens Caruso Jr., que propõem um diálogo entre si sobre a cidade e nos remetem aos seus vários caminhos e cenários. A partir das lentes destes fotógrafos amadores, podemos refletir sobre o que Nitzsche chama de educarmos nossos olhos e fazer reinar em nós uma força artística, uma força estética. É esta relação com a arte que é o foco do Paço do Saber.


Os cursos permitirão a formação de grupos de debates de temas variados, mediados por um especialista, numa relação pedagógica que mobiliza o aprender pelo prazer e não pela obrigação. Aprender movido pelo desejo de aprofundar temas, descobrir novas ideias e caminhos.

Andréa Ferreira, Adriana Moraes e Angela Caruso
receberam os convidados para o coquetel de inauguração do projeto e abertura da exposição.
Serviço de coquetel ficou a cargo do restaurante Tenda do Habibi
Cerimônia de abertura

Exposição aberta. Convidados guiados pelos fotografos expositores.


A agenda dos cursos para julho/ agosto já está disponível para inscrições. São cinco temas distintos, iniciando já na próxima semana:
- "O novo ambiente de Marketing" - Luciana Flora Perissinoto discute a nova relação cliente - consumidor - sustentabilidade.
    Dia 22 de julho - quarta -feira -  das 20 às 22;00 - módulo único
- “O Homem e seus feitos: a arte de dobrar papel- origami” - Clara Tamaki Keusseyan conta desde a história do papel até as aplicações psicopedagógicas do origami.
    Dias 29/07 , 05, 12 e 19/08 - quartas - feiras - das 14:30 às 16:30 - quatro módulos
- Apreciando obras de arte” - Dani Alvisi nos leva para as galerias e nos ensina a 'ver' as obras de arte.
     Dia 30/07 - quinta -feira - das 19 às 22:00 - módulo único
- "Introdução à História da Arte" - Dani Alvisi proporciona neste curso uma viagem ao mundo das artes desde a pré-história ao mundo contemporâneo.
    Dias 13, 20 e 27/08 e 04 de setembro - quinta- feira - das 14:30 às 16:30 - quatro módulos
 -"Plantas Medicinais"- Juliana Ribeiro trata dos mitos e verdades sobre as ervas medicinais e nos ensina o uso correto das ervas bem como o preparo dos chás.
   Dias 13 e 20/08 - quintas - feiras - das 14 às 17:00 - módulo único

 Informações e inscrições: Tel.: (35) 3722-1475  pacodosaber@pacodasaguas.com.br.

Material gráfico - arte Andréa Ferreira - Intuitiva Design


Aprendi com minha mãe Albina Santos e o amigo Mario Seguso que a vida é movida por novos projetos e com Jean Paul Sartre que são as nossas escolhas a bússola dos caminhos para a construção dos sonhos. O projeto "Paço do Saber" é uma construção resultante das minhas escolhas que se encontraram com as escolhas de Manuel Lotufo, Adriana Moraes e Andréa Ferreira. Juntos, nos unimos a um grupo de artistas e professores e toda a população ganha com isso.

Convido a todos a conhecerem e compartilharem esta ideia.

 GUIA 
Paço do Saber
Paço das Águas Shopping
Tel.: (35) 3722-1475  pacodosaber@pacodasaguas.com.br.
Rua Junqueiras, 500 – Centro - Poços de Caldas/MG

Com carinho, 
Angela Caruso

domingo, 12 de julho de 2015

Fazenda Das Almas - Cafés Especiais




Fazer parte da Confraria do Café de Sul de Minas tem me proporcionado situações de aprendizagem valiosíssimas. Na manhã deste sábado fomos conhecer a produção de café da Fazenda das Almas, em Cabo Verde-MG, em plena safra. Recebidos pelo proprietário, Virgolino Adriano Muniz, um entusiasta quando o tema é produção sustentável de café e seu filho, o engenheiro agrônomo Thiago Muniz, ouvimos uma longa explanação sobre o programa de produção sustentável da fazenda. 

A partir da ECO 92 -Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento-também conhecida como Cúpula da Terra, realizada no Rio de Janeiro, que reuniu mais de 100 chefes de Estado para debater formas de desenvolvimento sustentável, o conceito de sustentabilidade foi sendo pensado e assimilado: desenvolver atendendo à necessidade do presente sem comprometer as gerações futuras. Em outras palavras, produzir levando em conta impacto ambiental, qualidade de vida e bem estar de todos os seres vivos.

Adriano Muniz, eterno pesquisador compromissado com o meio ambiente, redesenhou sua fazenda para a produção de café a partir desta bandeira, institucionalizando em suas ações os três pilares da sustentabilidade: ambiental, social e econômico. 

A Fazenda das Almas, desenvolveu, para atender o pilar ambiental, um programa de conservação de ecossistemas -plantio de 20 mil árvores nativas; conservação de resíduos hídricos -cuidado das 21 nascentes da fazenda e manejo de águas residuais; um programa de manejo de resíduos, conservação de energia e controle de emissão de gases causadores do efeito estufa. Quanto ao pilar social, colocou em prática um programa de tratamento justo e boas condições trabalho, de saúde e segurança para seus funcionários, além de um trabalho direto com a comunidade. Como o conceito de sustentabilidade propõe um modelo sistêmico, a manutenção eficiente dos pilares anteriores garantirão sucesso no pilar econômico, que na Das Almas, desenvolve metas para manejo eficaz de toda a lavoura de modo que todos os lotes de café produzam bebida excepcional com redução de custos.




"Líder é aquele que o colaborador gosta de seguir por ser humilde, respeitador e compromissado com a organização" nos ensina Adriano; "competência é a junção de três características num funcionário: capacidade, vontade e atitude", assim, seu trabalho tende a fortificar e motivar a equipe oferecendo treinamento -é importante que cada funcionário conheça e entenda as metas e objetivos de cada etapa de produção: plantio, adubação, pulverização, colheita, poda...etc)- programas de premiação, tratamento de saúde, ouvindo e respeitando as ideias de cada um para a solução de problemas ou melhoria na produção.

Confesso que além de conhecermos os detalhes da produção do 'café nosso de cada dia', Adriano, com maestria, nos proporcionou uma aula sobre gestão de pessoas.



Em seguida, fomos conhecer in loco todo o processo: a lavoura...











o terreiro, o despolpador e a secagem grãos.











Para finalizar,  experimentamos o café produzido pela fazenda e uma mesa farta guloseimas.

A família Muniz  cultiva  café  desde 1942. "Entre as variedades cultivadas estão: Mundo Novo, Catuaí, Catucai, Rubi, Icatu e Bourbon Amarelo. A Das Almas processa o café utilizando diferentes técnicas para oferecer a seus clientes grãos de alta qualidade que darão origem a uma bebida especial: o café tipo gourmet. Entre os principais tipos de processamento estão o café cereja descascado, café cereja despolpado, café passa descascado e o café natural. O resultado final é uma bebida que se destaca pelo seu aroma cítrico e sabor frutado, com corpo marcante e equilíbrio entre o doce e a acidez." (fonte: Confraria do Café do Sul de Minas) .
Importante destacar que a Fazenda Das Almas é certificada por três importantes organizações: UTZ, Rainforest Alliance e BSCA (Associação Brasileira de Cafés Especiais).



GUIA

Só tenho a agradecer a oportunidade!
Angela Caruso